Dados recentes do Instituto Nacional do Câncer, INCA, revelam que até 2019, devem surgir quase 69 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Os números correspondem a um risco estimado de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

Atenta a esta realidade, a prefeitura de Epitaciolândia, através da secretaria de Saúde, realizam ações em pontos estratégicos e em todas as unidades de saúde do município para atender especialmente os homens. Iniciativas, que para o prefeito Tião Flores, mostram o compromisso da gestão com a saúde pública do cidadão.

“A exemplo do outubro rosa, também vamos intensificar durante todo o mês de novembro várias iniciativas com o intuito de alertar a população masculina, sobre o câncer de próstata, desmitificar informações erradas sobre a doença e acabar com o preconceito que muitos ainda têm sobre a prevenção do problema, e por esta razão adiam a ida ao médico”, alertou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Terezinha Ribeiro Flores, destacou a campanha como um momento crucial de reflexão e de promoção de ações concretas visando à prevenção de doenças que comprometem a saúde.

Sabemos que a população masculina é a que menos se cuida, e a Campanha Novembro Azul é um grande movimento de reflexão sobre o câncer de próstata. Um mês dedicado não apenas à prevenção de doenças, mas um promovedor de conscientização sobre outros temas voltados à integralidade da saúde do homem”, explicou a secretária.

Como parte da programação da Campanha Novembro Azul está sendo disponibilizadas consultas de enfermagem, realização de exames preventivos ao combate ao câncer de próstata, ultrassonografia e PSA entre outros serviços de saúde como teste de glicemia, aferição de pressão arterial e testes rápidos, vacinação e ações educativas, recreativas, esportivas e que elevam a autoestima.