RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Saúde: Arrastão educativo em combate a dengue é realizado na Universidade Federal do Acre

Publicados

Saúde

A Palestra educativa em combate a dengue foi realizada nesta quarta-feira, 20, para os estudantes da Universidade Federal do Acre, durante o período matutino, vespertino e noturno. A Secretaria de Saúde por meio da Prefeitura promoveu a ação com o intuito de compartilhar ideias sobre a doença que podem ser levadas também para outras pessoas.

“Um dos nossos objetivos é chamar a atenção dos alunos, porque eles são formadores de opinião que podem está conscientizando outras pessoas sobre a dengue,” destacou Nicolau Abdalah, coordenador de vigilância epidemiológica.

Um dos principais assuntos que estiveram que se destacaram durante a palestra foram os sintomas da doença – febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações e dor atrás dos olhos – também foi realçado a importância de procurar primeiramente as Unidades de Saúde para identificar a dengue e classificá-la.

“Nós tivemos a oportunidade de levar através da palestra informações de dados epidemiológicos e entomológicos, o evento superou nossas expectativas porque os estudantes e a universidade se colocaram a disposição para estar nos ajudando, pois precisamos da ajuda de todos,” frisou Muana Araújo, coordenadora de Endemias.  

Leia Também:  Por falta de doses, vacinação contra Covid para o público infantil é interrompida em Cruzeiro do Sul

Surto ou epidemia?

Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades.                        

Epidemia: Se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Em quesito municipal é quando se tem um surto predominante em muitos bairros, ou na maioria deles. 

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeito Zequinha Lima cobra atraso em obra de UBS do Conjunto Cumarú, em Cruzeiro do Sul

Publicados

em

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está construindo duas Unidades Básicas de Saúde. Nesta terça-feira, 16, o prefeito Zequinha Lima visitou as obras de construção da UBS do bairro do Formoso e do Conjunto Cumarú, onde cobrou agilidade no serviço que está atrasado e garantiu que as empresas serão notificadas.

” Recebemos denúncias dos moradores do Conjunto Cumaru que a obra desse posto de saúde está parada. Então eu estou aqui certificando e realmente comprovei que a obra está parada e além de tudo existe alguns equipamentos que foram quebrados, foram danificados. Hoje autorizo os secretários de planejamento e administração a notificar a empresa. Estamos cobrando porque a empresa que está responsável por essa obra já recebeu R$ 681 mil e até agora não concluiu o trabalho. Já era para estar concluída para ser entregue para a Prefeitura de Cruzeiro do Sul porque queremos entregar para a comunidade essa UBS funcionando. Quero ressaltar que a Prefeitura está bastante atenta para problemas como esses não possam mais continuar”, ressaltou o prefeito Zequinha Lima.

Leia Também:  Mais de 8,9 mil garotas devem ser imunizadas contra o HPV na capital

O morador do Conjunto Cumarú, Manoel da Silva, agradeceu a visita do prefeito e ressaltou estar ansioso para o dia da entrega do local. “Estou muito ansioso para ver a entrega dessa obra. Atualmente eu e minha família estamos indo a unidade de saúde do bairro do Remanso a procura de atendimento médico e a entrega dessa UBS perto da minha casa vai facilitar a vida não só da minha família mas de todo os moradores. Fico feliz em saber que o Prefeito Zequinha Lima está aqui vendo de perto essa obra parada e pedindo para que a empresa que foi contratada termine o que começou para que a população possa usar”, agradeceu o morador.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA