Sarampo é uma doença infecciosa, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando doente tossefalaespirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar é pela vacina. Por isso, a Secretária de Saúde por meio da Prefeitura, está realizando a II etapa da campanha contra a doença, agora para o público adulto.

Os jovens a partir dos 20 a 29 anos podem está procurando as Unidades de Saúde para serem vacinados, sendo necessário ter em mãos a carteira de vacina, essa é uma forma de prevenção contra a doença.

É importante que todos da faixa etária, procurem os postos de saúde para atualizar a carteira de vacinação, para ficar imune a doença”, endossou Joabe Rocha, coordenador de imunização.

Mesmo adultos que já receberam a vacina na infância devem ir aos postos. A exceção fica para quem já se imunizou em decorrência do surto que acomete o país. O Ministério da Saúde está se concentrando nessa faixa etária porque as taxas de vacinação são especialmente baixas, pois a aplicação quando muitos nasceram, era menos eficaz.

“Acontece que muitas vezes um jovem tomou a vacina nainfância, porém quando chegou a fase da adolescência, houve um descuido e não teve o reforço, por isso é essencial que todos se atualizem”, reforçou Joabe.

Manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, febre alta, tosse, mal-estar, perda do apetite e manchas brancas na parte das bochechas.