RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Sem necessidade de intervenção nos protestos, tropa de choque brasileira deixa fronteira do AC com Bolívia

Publicados

Geral

Sem necessidade de intervenção, os 20 homens da Tropa de Choque enviados para fronteira do Acre com a Bolívia, na última sexta-feira (8), por conta dos protestos dos bolivianos, deixaram a região ainda no final de semana.

Eles tinham sido enviados pelo Comando do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para reforçar a segurança na fronteira do estado acreano com o país vizinho e evitar que o movimento passasse para o lado brasileiro.

Mesmo após o presidente boliviano, Evo Morales, renunciar à presidência, os bolivianos decidiram manter os bloqueios nas pontes da Amizade, na divisa do município de Epitaciolândia com a Cobija, e a Ponte Wilson Pinheiro, em Brasileia.

A fronteira entre Brasil e Bolívia está fechada desde a última terça-feira (5) por bolivianos que pediam a renúncia do presidente boliviano, que se reelegeu pelo quarto mandato consecutivo.

A travessia está sendo liberada para pedestres e, segundo a PM-AC, o movimento é pacífico do lado boliviano. Mas, o Ministério das Relações Exteriores e a Polícia Militar do Acre recomendam que brasileiros e turistas evitem viagens à Bolívia até que a situação esteja normalizada.

Leia Também:  Idaf discute combate à febre aftosa com Peru e Bolívia

Conforme o tenente do Bope, Carlos Campelo, não houve necessidade de intervenção por parte dos militares de Choque e o policiamento do local segue sendo feito por policiais militares do município de Brasileia, no interior do Acre.

“Houve uma conversa com as pessoas que estavam fechando a ponte, eles permaneceram no território boliviano, então não houve necessidade de intervenção. E ficou acordado com nosso comandante-geral que a Tropa de Choque iria retrair para Rio Branco e que, se fosse necessário, a tropa retornaria para fronteira”, afirmou o tenente.

Protestos

A Bolívia sofre com protestos contra e a favor de Evo Morales, enquanto uma auditoria comandada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) reconta os votos da eleição presidencial do país.

A missão da OEA, de 30 membros, iniciou no dia 31 de outubro com os trabalhos para verificar os resultados das eleições de 20 de outubro, vencidas por Morales no primeiro turno. O resultado foi rejeitado pela oposição boliviana, que denunciou fraude na apuração, o que levou o governo Morales a aceitar a missão da OEA.

Leia Também:  Procon inicia Operação Black Friday nos shoppings, galerias e centros comerciais de Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Os opositores não exigiam mais uma nova contagem de votos, nem um segundo turno entre o presidente e Carlos Mesa, mas sim a anulação da votação e novas eleições gerais (presidenciais e legislativas) “sem Evo Morales”, exigência que era rejeitada pelo governista de esquerda indígena.

Do g1 Ac

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Conselheiros tutelares serão eleitos por voto direto pela 1° vez

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA