A Prefeitura Municipal de Rio Branco inicia o mês de novembro adotando o desafio de estimular os homens a buscarem a rede pública de saúde para ações preventivas e de promoção a saúde do homem. Acompanhada do secretário de saúde do município, Oteniel Almeida, a prefeita Socorro Neri lançou nesta sexta-feira (8), na Policlínica Barral y Barral, o dia H de atividades que incentivem ao público masculino na realização das consultas e exames de rotina para prevenir doenças.

“Durante todo o dia, no Barral y Barral, está sendo feito atendimento aos homens, é o dia H da programação do Novembro Azul. Aqui, os homens terão acesso a consultas, a exames PSA (Antígeno Prostático Específico) usado principalmente para pesquisar câncer de próstata em homens assintomáticos e todo um cuidado, orientação, para que eles possam assumir o protagonismo no cuidado da sua saúde”, disse Socorro Neri.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela atenção básica aproveita o Novembro Azul, que é um movimento internacional dedicado à conscientização na luta contra o câncer de próstata, para fortalecer as ações direcionadas aos homens, abordando os cuidados integrais do público masculino.

Conforme Oteniel Almeida, as ações serão executadas pelas unidades de saúde de Rio Branco ao longo do mês, e irão alertar sobre questões como o cuidado em Saúde Bucal, aquisição de hábitos saudáveis com prática de atividade física e alimentação saudável, hipertensão arterial e diabetes, imunização, realização de exames de rotina e do teste rápido.

“Nós fazemos o acompanhamento da saúde do homem o ano inteiro, mas esse mês a gente faz um destaque. Por exemplo, hoje, estamos com o dia H, onde todos os homens estão sendo atendidos no Barral y Barral com as consultas necessárias, realizando um check-up, para se tiver algum problema fazer o tratamento rapidamente”, ponderou o secretário.

O cantor Carlinhos Bahia disse que gostou da ideia do dia H lançado por Socorro Neri. “O homem precisa mais de estimulo. O homem é culturalmente radical. Vim participar e estou incentivando meus colegas a fazerem os exames também, é fundamental. Agente ganha uma bateria de exames completos, ganha consultas com especialistas, isso tudo é de graça. Não esqueça o câncer de próstata mata”, comentou.

Culturalmente, os homens pouco procuram as unidades de saúde para ações preventivas de rotina. Além do mais demoram em procurar assistência quando têm algum sintoma, permitindo o agravamento das doenças.

Seu Manoel de Oliveira Lima, 64, tem consciência que precisa cuidar melhor da saúde. “Minha próstata esta alterada, mas estou tratando com a ajuda da prefeita Socorro Neri que mantém um padrão elevado de atendimento no Barral y Barral, graças a Deus”, sublinhou.