O senador Marcio Bittar e o prefeito de Cruzeiro do Sul (AC), Ilderlei Cordeiro, reuniram-se na tarde desta quarta feira com o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro, para tratar sobre a possível internacionalização do aeroporto de Cruzeiro do Sul.

O senador ressaltou que o Governo Federal está a par da situação e concorda com a necessidade, não só da internacionalização do aeroporto de Cruzeiro do Sul, como também com a conclusão das obras da BR-364 que ligariam a cidade acreana à cidade de Pucallpa no Peru.

“O Governo Federal comprou a ideia, que beneficia todo o Centro-Oeste brasileiro, assim como os estados da região amazônica. As saídas para o pacífico, via Cruzeiro do Sul, sejam elas por vias aéreas ou terrestres, são de extrema importância para que haja a possibilidade de escoamento da produção brasileira para mercados asiáticos e das costas oeste das américas central e do norte.” disse Bittar.

O acordo bilateral entre Brasil e Peru, pauta defendida pelo senador, também pode ajudar na viabilização da internacionalização do aeroporto. O prefeito Ilderlei Cordeiro pediu ao secretário que haja uma primeira etapa, mais urgente, que permita uma melhor utilização do aeroporto de modo a atrair turistas peruanos.

“A ideia é que, em um primeiro momento, possamos utilizar nosso aeroporto no período de fim de ano, para receber turistas de outros países. Isso ajudaria na posterior internacionalização do aeroporto de forma definitiva, uma vez que já haveria uma estrutura para tal.” afirmou o prefeito Ilderlei.

O secretário prontificou-se a agilizar os trâmites para viabilizar o projeto e lembrou que trata-se de uma questão que envolve quatro “atores”: A Receita Federal, A Polícia Federal, a ANVISA e a VIGIAGRO.

O senador e o prefeito aproveitaram a ocasião para convidar o secretário para visitar a cidade de Cruzeiro do Sul no dia 05 de dezembro deste ano, data em que o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, assim como o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes, irão ao Acre a convite da bancada acreana.