RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Com baixo estoque, Unacon e Hemoacre fazem campanha de doação de sangue

Publicados

Saúde

Por causa do baixo estoque de sangue, o Hospital do Câncer do Acre (Unacon) em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) fazem uma campanha de doação de sangue para atender pacientes diagnosticados com leucemia aguda.

Atualmente, o Unacon atende uma média de 230 pacientes, destes 15 foram diagnosticados com leucemia aguda grave e necessitam com maior urgência da doação de sangue. Por isso, a campanha pretende sensibilizar a população neste momento de baixo estoque.

A dona de casa Francilene de Almeida está com o marido internado há uma semana, quando foi diagnosticado com a doença, e já começou o tratamento e precisa de sangue.

“É muito importante que as pessoas colaborem e ajudem, porque não é só meu esposo que está precisando de doação de sangue. Têm outros pacientes que estão no leito que ele está que estão precisando. Então, peço à população que ajude. Vocês estão doando, estão dando vida a outra pessoa”, apelou.

Mas, não é só o marido da Francilene que precisa de doação, por isso a campanha é destinada a todos os tipos sanguíneos.

Leia Também:  Estudo feito em Miami indica que vacina da gripe protege contra alguns sintomas graves de Covid

O presidente da Liga Acadêmica de Hematologia do Acre, Witallo Souza, que está na coordenação da campanha, disse que a ação já ocorreu em um primeiro momento em uma universidade e agora se estende para o Unacon.

“Foi pensado pela necessidade do estoque baixo do Hemoacre. Nós, que somos da liga de hematologia, pensamos junto com o Hemoacre no primeiro momento em uma campanha que foi realizada no bloco de medicina e agora a gente expandiu em parceria com o Unacon para atender os pacientes com leucemia aguda grave”, disse.

Como ser doador

Para doar sangue basta procurar o Hemoacre. Além disso, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, no caso de menores de 18 anos precisam estar acompanhados por responsável, pesar no mínimo 50kg e levar documento oficial com foto.

“Ainda há uma resistência porque, às vezes, as pessoas não conhecem esse processo e cabe frisar que o processo é feito com todas as normas de segurança tanto para o doador quanto para quem vai receber essa bolsa de sangue”, concluiu Souza.

Leia Também:  Hospital das Clínicas realiza décimo quinto transplante de fígado no Acre

Do g1 Ac

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeitura de Porto Walter inicia vacinação contra a dengue para público entre 6 à 16 anos

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Porto Walter recebeu nesta Quinta-feira (11), o 1º lote enviado pela Secretaria de Estado em Saúde, contendo 200 doses de vacina contra a Dengue.

As doses, seguindo a nota técnica disponibilizada, devem ser aplicadas em crianças e adolescentes entre 06 à 16 anos. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações, em caráter temporário, devido ao baixo número de doses aplicadas em todo o Acre.

A Secretária de Saúde Ana Flávia Melo e a Coordenadora da Atenção Básica, Daiane Sousa, acompanharam o início da vacinação na UBS Estephan Barbary.

“Recebemos as primeiras doses, e já vamos implementar nossas estratégias de vacinação para garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz, prevenindo complicações graves da Dengue”, disse a gestora.

Para os adolescentes de 6 a 16 anos de idade, está recomendado o esquema de duas doses (D1 + D2) com intervalo mínimo de 3 meses. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde -SUS, em 21 de dezembro de 2023.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Saúde Itinerante atende mais de 600 pessoas em Porto Acre
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA