Prefeitura de Cruzeiro do Sul, inaugura brinquedoteca na UBS do bairro 25 de agosto

O espaço é voltado para atividades de entretenimento e recreação para as crianças, enquanto seus pais são atendidos

Durante a entrega dos alimentos para os presidentes dos bairros referente a comemoração do dia das crianças, foi inaugurado oficialmente a brinquedoteca da Unidade Básica de Saúde (UBS) da 25 de agosto, a sala tem estrutura para que o público infantil possa brincar e o conforto de poder esperar por seus pais, com um profissional apto para observá-los.

Brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas. Também é um momento em que se pode avaliar o desenvolvimento, a linguagem e a interação da criança.

Percebendo a necessidade de muitos pais que precisam de alguém ou um local apropriado para deixarem seus filhos enquanto são atendidos, que a prefeitura de Cruzeiro do Sul em parceria com a secretária de saúde tomou essa iniciativa. “Todas essas brinquedotecas serão construídas nos postos do município, onde elas terão um trabalho importante, porque muitos pais traziam seus filhos por não ter como deixá-los em casa, a partir de agora, as crianças terão esse espaço e serão acompanhadas por psicólogos e médicos que poderão até identificar alguns casos como síndromes, ” pontou

Idelcleide Cordeiro, chefe do gabinete.

O ambiente estará aberto para os pais gratuitamente que poderão deixar seus filhos no momento que se consultam ou para quando as crianças esperam por uma avaliação médica. “Hoje estamos aqui oferecendo um ambiente agradável e confortável para as crianças que vão vir com seus pais, seja para consulta ou outros procedimentos, ou até mesmo para esperar o seu próprio atendimento, tendo a disposição profissionais de saúde e do Núcleo de Apoio a saúde da Família (NASF), brincando com jogos educativos e proporcionando aprendizado para elas, ” disse a secretária de saúde, Juliana Pereira.

Ao todo no município de Cruzeiro do Sul tem 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que 11 estão na zona urbana e 14 na zona rural, o objetivo é que todas possam está recebendo esse espaço infantil.