RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Outubro Rosa: Aulão de dança em Cruzeiro do Sul chama atenção para o câncer de mama e colo do útero

Publicados

Saúde

Blusas rosas, balões, palco montando, professores preparados e sorriso no rosto de muitas mulheres, foi o cenário do final da tarde desta segunda-feira (07), em frente à Catedral Nossa Senhora da Glória, através de muitos passos rítmicos oficializou-se a abertura do Outubro Rosa, por meio da prefeitura de Cruzeiro do Sul, juntamente com a secretária de saúde.

O mês ganhou referência ao símbolo rosa porque em 1990 foram distribuídos pela primeira vez em Nova York o laço rosa para os participantes da Corrida Pela Cura, desde então a tonalidade predomina como uma forma de identidade para a campanha, chamando a atenção para o público feminino em conscientização e prevenção do câncer de mama.

Durante todo o outubro terão atividades desenvolvidas para toda a comunidade, de forma gratuita e toda a equipe de saúde está envolvida para auxiliar o público feminino.

“Estamos iniciando as atividades com a abertura do Aulão Rosa, esse ano quisemos fazer algo distinto para realmente focar na questão do câncer de mama, por isso estamos abordando ações para um público diferente, em lugares inusitados, como por exemplo, hoje aqui na praça e também ao longo dos dias em outros pontos, como por exemplo, no shopping. Tudo isso é para incentivar as mulheres a se cuidarem, ” frisou Renata Barbosa coordenadora da saúde da mulher da secretária municipal da cidade.

Leia Também:  Cogumelo Usado Na Sibéria Poderia Tratar Com Êxito a AIDS

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, segundo a última pesquisa realizada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) sobre a incidência do câncer no mundo, a doença é um dos três tipos de maior incidência. Entretanto, quando mais cedo o diagnóstico, melhor o tratamento.

“É muito importante todas as mulheres se atentarem contra o câncer de mama, por isso, a secretaria resolveu fazer o outubro rosa aqui na praça para chamar a atenção para você mulher, faça seu autoexame, se cuide. Nós atendemos em todos os postos de saúde tanto na zona rural, quanto aqui na cidade, temos psicólogos preparados especialmente para atender esse tipo de problema, ” pontou a psicóloga Luziane Casemiro.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão disponíveis todos os dias, com exames gratuitos, e as mulheres acima de 50 anos, podem solicitar a mamografia na maternidade.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeitura amplia idade do público para vacinação contra a dengue e leva imunizantes para escolas

Publicados

em

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul ampliou a faixa etária de vacinação contra a dengue para pessoas de 4 a 59 anos. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e também e são aplicadas nas escolas. Nesta quarta-feira,24, a Secretaria Municipal de Saúde vai vacinar estudantes das Escolas Craveiro Costa e Hugo Carneiro, além de funcionários e pacientes do Hospital do Juruá.

A equipe já esteve nas Escolas Presbiteriana e a Maria Lima. Também vacinou homens do Comando de Fronteira Juruá, 61° BIS.

“Os coordenadores das Unidade Básica de Saúde entram em contato com os diretores de cada escola para conversar com os pais, porque cada aluno precisa ter em mãos a autorização e sua carteira de vacinação. Iniciamos na semana passada a vacinação nas escolas e tivemos um bom resultado”, pontuou o secretaria de saúde de Cruzeiro do Sul, Áureo Neto da Costa.

Além disso a coordenação de Hipertensos e Diabéticos, está realizando o mapeamento das pessoas com comorbidades para aplicar as doses em domicílio.

Leia Também:  Acre registra 10 mortes decorrentes da covid-19 e mais 218 novos casos da doença nas últimas 24 horas

“Um dos nossos grupos prioritários são as pessoas com comorbidades, por isso, teremos equipes vacinando nas casas, porque essas pessoas precisam ter a imunidade em dia”, frisou Áureo.

Redução dos casos de dengue

Dados da Vigilância Entomológica de Cruzeiro do Sul mostram que de janeiro a março de 2024 comparado com mesmo período do ano passado, houve redução de 47% dos casos de dengue no município.

Para continuar diminuindo os números, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul executa ações preventivas nos bairros da cidade. Segundo o coordenador da Vigilância Entomológica, as equipes fazem vistorias em quintais, aplicação de larvicida, bloqueio Entomológico e outras medidas. Mesmo com essa redução de casos a determinação do prefeito Zequinha Lima é de seguir com a redução desses casos no município “, destacou ele citando a mitologia adotada para o trabalho de combate à dengue.

“A equipe está trabalhando por ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a 2 meses trabalhados totalizando 6 ciclos no ano. Cada agente é responsável por 800 a 10000 imóveis por ciclo como é determinado pelo Ministério da saúde e cumprido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Diariamente a equipe orienta a população sobre os principais cuidados que devem ser tomados como manter a caixa d´água sempre fechada, guardar garrafas de cabeça para baixo, furar vasos e pratos de plantas ou encher de areia até a borda, enfim entre outras orientações e prevenções. Quero agradecer a ajuda da população que segue nos a auxiliando nesses serviços de combate”, ressaltou.

Leia Também:  Em parceria com a prefeitura Carreta do Hospital do Amor está atendendo no Centro de Cruzeiro do Sul

Paralelo as ações das equipes de saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza, realiza um mutirão em Cruzeiro do Sul. Já retirou 6 mil toneladas de lixo e entulho de 16 bairros da cidade. A ação prossegue até que as equipes alcancem os 38 bairros, 19 Avenida, 7 Vilas e 9 Conjuntos Habitacionais do município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA