A prefeita de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Socorro Neri, prefeitos acreanos, governador Gladson Cameli e parte da bancada federal do Estado, liderada pelo senador Sérgio Petecão, realizaram nesta sexta-feira, 4, as primeiras tratativas sobre o destino das emendas parlamentares para o orçamento de 2020.

A prefeita Socorro Neri destacou que os municípios brasileiros de forma geral, e os acreanos em especial, tem contado muito com os recursos das emendas parlamentares, tanto as individuais quanto as de bancada, para fortalecer os seus projetos de desenvolvimento e infraestrutura.

“Nós estamos começando hoje esse diálogo com a bancada federal. Este é um momento muito importante onde as prefeituras, o governo do Estado e outras instituições apresentam as ações que consideram prioritárias. Ações de mobilidade urbana são as que a Prefeitura de Rio Branco apresenta neste debate para garantir o apoio dos nossos parlamentares. Elas envolvem tanto a infraestrutura da cidade quanto melhorias no transporte coletivo para melhorarmos o trânsito na nossa cidade”.

De acordo com o governador Gladson Cameli, o sucesso do Executivo, nos municípios e no Estado, passa obrigatoriamente pelo apoio dado pelos parlamentares.

“Essa é uma das reuniões mais importantes que nós, prefeitos, deputados, senadores e o governo do Estado, temos durante o ano. Aqui nós debatemos de forma democrática e justa todas as necessidades dos municípios, do estado dentro daquilo que é disponibilizado para o orçamento”, disse Cameli.

O líder da bancada federal acreana, senador Sérgio Petecão, disse que o trabalho realizado pela Amac, coordenado pela prefeita Socorro Neri, é fundamental. Segundo ele, foi um pedido da prefeita que possibilitou que essa discussão fosse realizada no Acre e não em Brasília como tradicionalmente acontece.

“Nós tiramos desse reunião uma série de encaminhamentos para dar celeridade às principais demandas apresentadas pelos nossos prefeitos. O sentimento de todos aqui é ajudar o nosso estado. Eu estou feliz porque vejo uma união grande dos nossos prefeitos e da nossa bancada não é diferente. Preciso também agradecer mais uma vez a prefeita Socorro Neri que intermediou essa reunião e fez questão que ela fosse realizada aqui no Acre para que pudéssemos ter um maior número de prefeitos e instituições presentes”.