Nadadores do Acre se preparam para representar Brasil em competição internacional no Peru

Quatro atletas acreanos estarão na disputa, que será em Quillabamba entre os dias 11 e 13 de outubro. Torneio terá nadadores de quatro países

Com objetivo de conquistar bons resultados em águas do exterior, quatro atletas do Acre se preparam para a disputa do Torneio Internacional de Natação de Quillabamba, no Peru. A competição será disputada entre os dias 11 e 13 de outubro.

Gleyh Vitor tem apenas 14 anos e há sete participa de competições de natação. Ele tem na bagagem 70 medalhas, todas obtidas em piscinas brasileiras. Pela primeira vez terá a oportunidade de nadar fora do país.

– A gente vem treinando faz muito tempo, mais de meses mantendo uma alimentação boa, uma dieta saudável e descansando bastante para conseguir aguentar os treinos e chegar lá o melhor possível – afirma o jovem atleta.

Os treinos são diários, por duas horas, de segunda a sexta-feira, na piscina da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Rio Branco (AC). Tudo isso para buscar o máximo de medalhas possíveis diante de adversários de alto nível.

– Inicialmente o parâmetro que temos hoje foi quando eles (equipe do Peru) vieram pra cá na Copa Amazônica. Esses caras que estamos levando foram medalhistas, campeões das suas provas. Então, estamos levando um grupo de qualidade para competir lá – diz o técnico Hélio Guimarães.

O torneio vai contar com a participação de atletas do Peru, Brasil, Bolívia e Chile. A expectativa da organização é de que 28 clubes desses quatro países estejam na disputa, segundo o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (Faea), Ricardo Sampaio.

– A AABB, junto com seu treinador, foi convidada. Essa é a quarta edição e a gente está indo pela primeira vez. Então, a gente espera mais uma vez representar bem não só nosso estado, mas dessa vez também o país – destaca o dirigente. Por Globo Esporte