Comissão de Saúde se reúne com representantes do Sintesac na Aleac

Participaram ainda da reunião, o deputado Jenilson Leite (PSB), o deputado Jonas Lima (PT), e o deputado Antônio Pedro (DEM).

Os deputados que compõem a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) se reuniram na manhã desta terça-feira (1) com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac).

Os servidores estão preocupados com o Projeto de Lei que será encaminhado pelo Executivo à Aleac, que cria o “Instituto de Saúde do Acre”. O projeto causa a resistência da categoria que entende que a proposta seria uma abertura para o processo de terceirização da Saúde do Estado.

O presidente do Sinteac, Adailton Cruz, disse que os trabalhadores estão apreensivos com o PL. “Viemos aqui hoje para saber se o governo do Estado enviou algum projeto que trata da saúde para esta casa. Também viemos pedir o apoio dos parlamentares, queremos a garantia de que nenhuma matéria será aprovada sem o nosso conhecimento”, disse.

Na reunião, ficou pactuado que se o governo enviar qualquer projeto de lei tratando do assunto, os sindicalistas serão chamados para o debate. O presidente da Comissão de Saúde da Aleac, deputado José Bestene (PP), tranquilizou os servidores afirmando que o diálogo com a categoria será mantido. “Assim que o projeto chegar a esta casa vocês serão informados. Nós iremos discutir a matéria nas comissões antes de enviá-la para votação em plenário”, frisou.

O deputado Edvaldo Magalhães (PC do B) sugeriu a realização de uma audiência pública para discutir a matéria com os servidores. “Assim que o projeto chegar a este parlamento nós precisamos fazer uma audiência pública para discutir a matéria com todos os trabalhadores. O diálogo com os servidores da saúde precisa ser mantido”, enfatizou.