Secretaria de Saúde de Rio Branco divulga prestação de contas à sociedade na Câmara de Vereadores

Requerida pelo vereador Rodrigo Forneck (PT), a audiência pública promoveu o diálogo entre a gestão municipal, o Parlamento e a sociedade.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apresentou nesta segunda-feira, 30, na Câmara de Rio Branco, o relatório quadrimestral de prestação de contas. 

“Temos priorizado que as audiências públicas contem com a presença da sociedade e dos profissionais, que atendem na rede municipal. Isso gera mais transparência e permite que os vereadores conhecem mais a fundo o trabalho desenvolvido e possam tirar todas as suas dúvidas”, endossou Forneck, que é presidente da Comissão de Saúde na Câmara.

Na ocasião, o secretário de Saúde, Oteniel Almeida, apresentou os avanços e desafios, enfrentados com a redução dos repasses de recursos para área. Entre janeiro e abril deste ano, a Prefeitura de Rio Branco realizou 1.233.472 milhão de atendimentos, nas mais diversas áreas da saúde.

No mesmo período, a gestão também reduziu os indicadores de sífilis congênita e de mortalidade infantil, devido um trabalho consolidado do pré-natal que é realizado nas unidades de saúde. A desafio proposto pela própria Semsa é a ampliação dos serviços odontológicos.

“A gente avalia essa apresentação como positiva, tendo em vista os muitos indicadores positivos apresentados. É um momento de reflexão e avaliação para que possamos pactuar na Câmara os impactos do Sistema Único de Saúde no país e em Rio Branco”, frisou o secretário de saúde, Oteniel Almeida.

Ainda segundo secretário, o vereador Rodrigo tem sido um parceiro na busca por soluções, que melhorem os serviços públicos. “Ele tem contribuído tanto como presidente da Comissão de Saúde quanto como líder do Executivo. Esteve conosco, no sábado, acompanhando o programa Prefeitura na Comunidade, realizado na Transacreana, para entender que mesmo onde não temos unidades, o serviço de itinerante leva o serviço às pessoas que mais precisam. ”

A audiência contou a presença dos vereadores Rodrigo Forneck, Lene Petecão (PSDB), Mamed Dankar (PT), Artemio Costa (PSB) e João Marcos Luz (MDB), bem como do conselheiro Municipal de Saúde, Bill Souza, do conselheiro nacional Artur Custódio e de toda a equipe da Semsa.