Prefeitura promove 3ª caminhada do idoso em Rio Branco

O evento teve início às 8h e contou com a participação de centenas de idosos que aproveitaram a oportunidade para compartilhar vivências, numa clara demonstração que envelhecer com qualidade de vida é possível.

Assessoria – A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou nesta terça-feira, 1º, no Horto Florestal, a 3 ª edição da Caminhada do Idoso. 

Por orientação da prefeita Socorro Neri, os organizadores serviram um reforçado café da manhã aos participantes da caminhada, que contaram também com: assistência de saúde, psicólogos, profissionais de educação física. Com uma canção temática, os idosos foram homenageados por um grupo de crianças.

A Secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Vanuza da Silva Lima de Messias, comemorou o sucesso da 3ª edição da caminhada e explicou que ela tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar dos idosos. “É extremamente importante por que muitos idosos vivem em suas casas em plena solidão, e eles podem serem independentes e exercerem seu direito de cidadão”, comentou Vanuza.

A secretária falou também que a orientação da prefeita Socorro Neri é no sentido fortalecer o trabalho junto a esse grupo, visando o aumento da autoestima. Vanuza da Silva Lima de Messias lembra também que é importante manter a saúde do corpo e da mente.

Valgerlangela Maria Sousa da Silva, responsável pela área de saúde da pessoa idosa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), explica que o município possui vários programas (grupos) em que muitos desses senhores e senhoras fazem exercícios físicos, recebem orientações, palestras, passeios e todo cuidado para que sempre tenha vida plena. “Nessa apresentação, estamos com idosos que pertencem aos grupos de Saúde da Família, Cras e outras instituições que integram o Conselho Municipal do Idoso”, disse.