RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Professora de Epitaciolândia morre em Rio Branco vítima de Meningite fúngica

Após 25 dias ter procurado ajuda médica, dona Fátima foi diagnosticada com meningite fúngica.

Publicados

Geral

Após 25 dias ter procurado ajuda médica, dona Fátima foi diagnosticada com meningite fúngica.

3 de Julho – A professora aposentada do município de Epitaciolândia, Fátima Aires da Silva, faleceu recentemente na capital Rio Branco, segundo o laudo médico, vítima de meningite fúngica.

Em entrevista, o filho Valdemar, que também é educador, afirma que a mãe começou a sentir fortes dores de cabeça, mas a doença só foi descoberta após 25 dias da vítima ter procurado ajuda médica em Brasileia.

Valdemar relata que a mãe, ao sentir fortes dores na nuca e na cabeça, foi levada ao hospital Wilde Viana, em Brasileia e lá a médica plantonista informou que havia 95% de chances de ser meningite e que ele teria que ser encaminhada para a Capital, mas devido o exame não ter sido realizado não pôde dar certeza, com a troca de plantão o próximo médico informou que não era meningite, mas que ela deveria ser encaminhada para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB).

Leia Também:  Em rio Branco, detendo é flagrado se masturbando dentro de viatura do Iapen

O Filho conta que ao chegar no Pronto Socorro de Rio Branco informaram que poderia ser depressão, foram feitos alguns exames que constataram apenas um inchaço na cabeça de dona Fátima, desde então trataram do inchaço e após três dia a professora foi liberada, em seguida a família percebeu que a educadora permanecia do mesmo jeito e procuraram outros meio de ajuda, mas nada foi detectado.

Diante da situação recomendaram que dona Fátima fosse levada em uma médica particular que ao consultar encaminhou novamente a paciente para o HUERB, no Pronto Socorro colheram um líquido da coluna, onde foi constatado que seria realmente uma meningite fúngica e que a cabeça da vítima estaria repleta de fungos, desde já a paciente foi encaminhada para a fundação onde lá começaram a tratar e o quadro clínico oscilava.

Em um momento dona Fátima estava bem outro momento ela não estava, a medicação em alguns momento eram suspensa para ver se a educadora reagiriam mas ela não reagiu e em um curto período de tempo a vítima teve duas paradas cardíacas e não resistiu e faleceu.

Leia Também:  No Acre, 90% da população não tem coleta de esgoto e menos da metade tem acesso à água potável

A meningite fúngica não é transmitida de pessoa para pessoa. Geralmente os fungos são adquiridos por meio da inalação dos esporos (pequenos pedaços de fungos) que entram nos pulmões e podem chegar até as meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal). Alguns fungos encontram-se em solos ou ambientes contaminados com excrementos de pássaros ou morcegos. Já um outro fungo, chamado Candida, que também pode causar meningite, geralmente é adquirido em ambiente hospitalar.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

Justiça do Trabalho do Acre e Rondônia lidera ranking nacional por desempenho de Varas da Justiça do Trabalho

Publicados

em

Resultado no IGest posiciona Tribunal como referência em excelência administrativa – Foto: Secom/TRT-14

(Secom/TRT-14) – A Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre teve seu desempenho avaliado no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) entre o período de janeiro a dezembro de 2023, e os resultados colocaram o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) no topo do ranking nacional elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. 

A última atualização, em 17/04/2024, revelou que 26 varas do trabalho do TRT-14 se destacaram no 1º quartil (grupo), enquanto outras 6 ficaram no 2º quartil, entre um total de 1.569 varas no país. O desempenho das 26 Varas do Trabalho do TRT-14 representa 81,25% do total de varas nos estados de Rondônia e Acre. (confira o quadro)

Das 32 varas do TRT-14, 26 estão no grupo dos 25% melhores resultados em relação às demais varas trabalhistas do Brasil

O desembargador Osmar J. Barneze, presidente e corregedor do TRT-14, parabenizou magistrados(as), servidores(as) e equipes pelo trabalho e dedicação em prol da Justiça e da cidadania. “Estamos muito orgulhosos do desempenho excepcional de nossas varas no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho. Esse resultado reflete o comprometimento de todos e todas em oferecer uma administração judiciária de qualidade e eficiência. Continuaremos trabalhando incansavelmente para manter e superar nossos padrões de excelência, garantindo assim um serviço judiciário cada vez melhor para a população de Rondônia e Acre”, destacou. 

Leia Também:  Em rio Branco, detendo é flagrado se masturbando dentro de viatura do Iapen

Resultado IGEST

O Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) foi criado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o propósito de aprimorar a gestão das varas do trabalho em todo o país. O IGest analisa todas as 1.569 unidades judiciárias de 1º Grau e oferece um indicador numérico que resume os dados estatísticos relacionados, o que engloba acervo processual, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho. 

O primeiro quartil separa 25% das varas que possuem os melhores indicativos e o IGest proporciona uma avaliação do desempenho de cada vara, permitindo análises em nível nacional, regional ou de acordo com diferentes faixas de movimentação processual.

São Miguel do Guaporé possui a 6ª melhor VT do Brasil

A Vara do Trabalho de São Miguel do Guaporé (RO) alcançou a 6ª posição no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho. No último ano foi constatada uma melhora no percentual de varas no primeiro quartil em comparação com a divulgação anterior, resultando na recuperação do TRT- RO/AC como o tribunal com maior número de varas do primeiro grupo. 

Leia Também:  No Acre, 90% da população não tem coleta de esgoto e menos da metade tem acesso à água potável

Além da VT de São Miguel do Guaporé, outras unidades se destacaram, figurando entre as 100 melhores do país, sendo elas a 1ª VT de Ji-Paraná (18º lugar), VT de Pimenta Bueno (33º lugar), VT de Rolim de Moura (56º lugar), VT de Guajará-Mirim (79º lugar) e a VT de Jaru (95º lugar).

Confira o ranking geral do IGest clicando aqui.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA