Autorizado pelo MEC a implantar uma filial, o ITPAC, centro educacional que ofertará o curso, é uma instituição de ensino superior privada renomada.

O sonho da faculdade de Medicina em Cruzeiro do Sul está cada vez mais próximo de se concretizar. Na manhã desta quinta-feira, 15, Governo do Estado, Prefeitura e o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) assinaram convênio para a realização de estágio estudantil supervisionado e atividades de aprendizagem profissional nas unidades de saúde e em setores de gestão.

“Agora que fechamos o espaço físico, receberemos a visita do Ministério da Educação e em breve estaremos com a faculdade funcionando, com os alunos estagiando na rede pública de saúde Municipal e Estadual. Quem ganha com isso é a população. Hoje, avançamos em mais uma etapa para a concretização desse sonho. Agradeço ao deputado Alan Rick pelo apoio e eu não tenho dúvidas que essa será uma das melhores faculdades de Medicina da região”, salientou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

O curso prevê que os alunos frequentem a rede pública de saúde, como forma de aprendizagem e prestação de serviço à comunidade. O reitor do UNIPTAN e diretor de integrações do Grupo Afya, Ricardo Assunção, estima que, anualmente, a faculdade vai abrir 50 vagas. “A nossa expectativa é que a primeira turma seja formada ainda este ano, com o vestibular sendo realizado em outubro”, frisou.

Todos os equipamentos necessários para o início das aulas já foram adquiridos e os professores até o terceiro período já estão em capacitação para instruírem os futuros médicos. A estrutura física da faculdade estará pronta no final de agosto.

“Quem ganha é comunidade quando instituições vêm investir no nosso Estado. Eu, como governador, tenho fomentado esse tipo de investimento, em especial, na área de saúde. Fico muito feliz em saber que os futuros médicos acreanos vão começar a sua vida nas nossas unidades públicas”, ressaltou o governador Gladson Cameli.