RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Cultura

Epitaciolândia recebeu a terceira parada da Caravana de Cultura e Humanização

O município de Epitaciolândia foi contemplado com a terceira parada da Caravana de Cultura e Humanização, com oficinas de música, reciclagem, teatro, artes plásticas e vídeo.

Publicados

Cultura

O município de Epitaciolândia foi contemplado com a terceira parada da Caravana de Cultura e Humanização, com oficinas de música, reciclagem, teatro, artes plásticas e vídeo.

A iniciativa foi da própria Caravana de Cultura e Humanização, por meio da Fundação Elias Mansour e Secretaria Especial da Cultura, em parceria com a prefeitura municipal da cidade, que reuniu alunos e comunidade ao redor da Biblioteca Estadual Heleomar de Souza Braga.

A oficina de reciclagem foi um dos destaques da terceira parada da Caravana, que teve por objetivo a conscientização em reaproveitar aquilo que seria descartado no meio ambiente e refutado com o lixo, mas que através de um processo adequado pode voltar a ter utilidade para as pessoas. A atividade contou, ainda, com a produção de desenhos e pinturas em papelão.

“A quantidade de itens que podem ser reciclados é grande, mas é preciso atentar para o fato de que só poderá ser reciclado aquilo que realmente for receber o devido tratamento, afinal, de nada adianta separar e reciclar em casa, se depois não houver quem consiga fazer o reaproveitamento daquilo que poderia acabar em um aterro sanitário, como qualquer outro lixo”, comenta a professora Rosinha Benjamim.

Leia Também:  56 anos contribuindo com a história do Acre

Outra oficina ministrada foi a de teatro, que deu ênfase aos jogos teatrais. A professora Marília Bonfim, responsável pela oficina, destaca a importância em resgatar nas crianças e nos adolescentes o gosto pelo teatro, pelas cantigas de rodas e brincadeiras cantadas.

“A ideia é levar essas crianças a vivenciar a arte, fiquei feliz com o resultado, tenho certeza que a semente foi plantada através das oficinas e nascerão bons frutos futuramente”, frisou Marília Bonfim.

As oficinas de música e artes plásticas foram ministradas pelos professores Natalino Santos e Carlos Benjamim. As atividades contaram com apresentações musicais, além de visitas a exposições de arte e artesanato, pinturas e música.

Para o presidente da Fundação Elias Mansour, Manoel Pedro (Correinha), a caravana de cultura e humanização vem somar no ao acesso à cultura, pois através dessa parceria com a Secretaria de Cultura é possível chegar até os municípios com as mais diversas oficinas, e assim despertar em cada um seu talento e aptidão.

“Temos uma equipe unida, sensível e que trata a cultura com responsabilidade e carinho, que semeia a cultura através das mais diversas artes, colheremos um fruto coletivo,” finalizou Manoel Pedro.

Leia Também:  Uma vez por mês, cinemas do Acre terão que exibir sessões adaptados para crianças e adolescentes autistas

A próxima parada da Caravana de Cultura e Humanização ocorrerá na cidade de Plácido de Castro nos dias 15, 16 e 17 deste mês, agregando a cidadania e expandindo horizontes através da cultura.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Centro de Convivência do Idoso em Cruzeiro do Sul reinicia atividades para as pessoas da terceira idade

Publicados

em

(Assessoria) – O Centro de Convivência do Idoso reiniciou nesta sexta, 5, com um baile de boas-vindas, as suas atividades para as pessoas da terceira idade que frequentam o espaço. A partir de segunda-feira,8, pela manhã e tarde haverá trabalhos corporais, hidroginástica, artesanato,terapia ocupacional,passeios, palestras. As rodas de conversa, grupos de convivência no Espaço Café com Prosa,com jogos de baralho, dominó, dama e xadrez, também são retomados.

O Centro de Convivência do Idoso funciona de segunda a quinta-feira, nos horários das 7:30 às 11:30h e das 14:00 às 17:00h, oferecendo café da manhã e lanche da tarde. Às sextas-feiras, o centro opera em tempo integral, servindo café da manhã, almoço e lanche da tarde.

A coordenadora Grazi Ramos enfatizou as parcerias importantes estabelecidas com o centro: “Essas atividades são desenvolvidas em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social -CRAS , o Centro de Referência Especializado de Assistência Social -CREAS, o Grupo de Apoio ao Serviço Humanitário ,GASH que é o grupo coordenado pela primeira dama Lurdinha Lima. E a gente fez também duas parcerias importantes esse ano com duas universidades, que é o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC, que oferece o curso de medicina em Cruzeiro do Sul, que vão desenvolver uns projetos aqui conosco, e também a Clarentiano, com o grupo da turma de fisioterapia” , elencou.

Leia Também:  56 anos contribuindo com a história do Acre

Margarida Neves da Silva, 83 anos, falou sobre a importância do centro para sua vida ” Isso aqui representa tudo pra minha vida. É a nossa amizade, é o nosso bate-papo, é a nossa vivência de sexta-feira, o dia todinho, né? E aqui a gente encontra essas pessoas maravilhosas, porque é uma joia, é uma joia rara que a gente encontrou aqui, no nosso lar. Aqui representa o nosso lar”.

Maria do Carmo da Silva, 79 anos, frequenta o Centro do Idoso já há 20 anos. “Entrei com 58 anos, 20 anos que eu frequento aqui. Aqui é importante pra mim que eu antes vivia só. Quando eu venho pra cá, pra mim é tudo. Me encontro com os conhecidos, com os amigos”.

Segundo a primeira-dama Lurdinha Lima, o objetivo é oferecer um ambiente onde os idosos se sintam valorizados e apoiados:

“Quando eles chegam nessa casa são bem acolhidos, com muita alegria, com muita saúde, que muitos chegam aqui doentes e saem daqui curados dos seus problemas. Porque aqui é uma casa que oferta a eles atividade física, jogos, artesanato, cultura. Aqui eles vivem um pouco de tudo. Enquanto em casa muitos vivem numa solidão, aqui eles encontram amigos, fazem novas amizades, se divertem, sorriem. Então é um prazer para a gestão municipal poder proporcionar isso através do Centro do Idoso, juntamente com a assistência social que faz um trabalho maravilhoso junto com a coordenação do Centro “, enfatizou a primeira dama.

Leia Também:  Concursos com salários de até R$ 8 mil inscrições abertas

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA