RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Protesto a favor da educação reúne estudantes e servidores no Centro de Rio Branco

Manifestantes se concentraram na Praça da Revolução, no Centro de Rio Branco, contra os cortes de verbas e o programa Future-se.

Publicados

Educação

Manifestantes se concentraram na Praça da Revolução, no Centro de Rio Branco, contra os cortes de verbas e o programa Future-se.

Estudantes, professores, técnicos e outros servidores da Universidade Federal do Acre (Ufac) se reúnem, nesta terça-feira (13), em um ato na Praça da Revolução, no Centro de Rio Branco, capital do Acre, a favor da educação.

A concentração começou às 16h. Por volta das 17h10, os manifestantes saíram em passeata até o Terminal Urbano para entregar panfletos. O cruzamento entre a Rua Rui Barbosa e Avenida Getúlio Vargas foi fechado pelo Pelotão de Trânsito.

O ato terminou por volta das 17h40, após entrega dos panfletos.

Os manifestantes sentaram no chão para produzir cartazes e faixas para o ato. Em uma das faixas, os manifestantes reclamaram dos cortes de verbas anunciados pelo governo federal.

Além dos cortes do governo, os manifestantes também criticaram o programa Future-se, lançado no dia 17 de julho pelo Ministério da Educação. A proposta é permitir que sejam feitos investimentos de fundos privados e a contratação de Organizações Sociais (OSs), com o objetivo de aumentar a autonomia administrativa das universidades federais.

Leia Também:  Em apoio à greve nacional, professores do AC fazem panfletagem

Ao G1, Sávio Maio, um dos organizadores do ato, informou que esperava também servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Rio Branco, no protesto.

“É um ato nacional em defesa da educação. O eixo dessa mobilização é contra os cortes feitos nas universidades e também contra o programa Future-se, que é uma ameaça à existência das universidades como atribuições do estado. Então, estamos muito preocupados com o conteúdo do programa”, criticou.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Prefeito Zequinha Lima inaugura escola Rodrigues e Silva no Ramal da Fundiária/Pelado, Ramal 2

Publicados

em

Realizando um sonho dos moradores da Fundiária/Pelado, Ramal 2, na BR-364, a prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul inaugurou nesta quarta-feira, 17, na localidade, a Escola de Ensino Fundamental Anexo Rodrigues e Silva. O investimento foi de R$ de 170 mil e a unidade de ensino vai para atender crianças do Ensino Fundamental I.

A escola foi construída de forma mista sendo o piso e banheiros de alvenaria, contendo ainda, uma sala de aula, uma cozinha e secretaria escolar. O poço artesiano feito no local vai atender à escola e aos moradores com água potável. A secretaria Municipal de Educação entregou kits escolares para os alunos.

Marcelo Muniz, o morador mais antigo da comunidade, destacou as dificuldades para as crianças da localidade estudarem antes desta inauguração. ” Nossas crianças precisavam caminhar mais de 8 quilômetros para irem a escola, era muito difícil. Hoje ver essa escola aqui é um momento muito importante em nossas vidas. Agradecemos ao prefeito Zequinha e toda sua equipe pela realização desse sonho”, disse Marcelo.

Leia Também:  Academia Juvenil Acreana de Letras realiza desafio literário

O vice presidente da comunidade, Osmildo Pinto, disse que a escola vem para atender as crianças que estavam sem estudar devido às dificuldades de acesso à unidade de ensino mais próxima. “Hoje é um dia histórico, nossas crianças agora poderão estudar ao redor de casa, em uma escola linda. Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito pela pela escola que está nos entregando”, destacou.

“Esse é o jeito do prefeito Zequinha Lima fazer gestão, garantindo dignidade, cidadania e educação aos filhos dos produtores. Aqui as crianças não terão mais que andar quase 20 quilômetros para ir e vir da escola e nem ficar sem estudar devido às dificuldades”, relatou o secretário Municipal de Educação, Edvaldo Gomes.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Melo e Zaldo Mototaxi, João Keleu estiveram na inauguração. ” Na zona rural e na cidade, o prefeito Zequinha Lima dá a mesma atenção para a educação. Estão de parabéns a gestão, os estudantes e a comunidade”, citou Franciney Melo.

O prefeito Zequinha Lima destacou os investimentos realizados na educação dos filhos dos trabalhadores rurais. ” É uma preocupação nossa levarmos educação onde nunca teve, independente do local onde as pessoas estejam por isso estamos inaugurando mais um investimento na área rural e da educação. Aqui na fundiária do Ramal 2 estamos entregando uma escola com qualidade, uma escola que vai proporcionar conforto aos filhos dos produtores rurais, uma escola com piso de alvenaria, com poço e todas as condições favoráveis para o ensino aprendizagem”, conclui o prefeito.

Leia Também:  Justiça Federal nega pedido de suspensão das provas do Enem

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA