A frente fria que antecede essa massa de ar polar avança rapidamente na direção do Acre, onde chegará por volta do meio-dia com ventos intensos da direção sudeste”.

Uma nova previsão de friagem no Acre foi informada pelo pesquisador Davi Friale. Segundo ele, por meio do site O Tempo Aqui, “uma poderosa onda de frio polar chega nesta terça-feira (13), fazendo despencando a temperatura em boa parte do Brasil. 

De acordo com ele, “a temperatura noturna cai bastante no Acre, em Rondônia (sul e oeste), Mato Grosso (centro, sudeste, sul, sudoeste e oeste), Amazonas (sul e sudoeste), Bolívia (planícies) e Peru (sul da região de selva). As mínimas, ao amanhecer dos dias seguintes, deverão oscilar entre 12 e 16ºC, porém, com sensação térmica inferior, devido aos fortes ventos que estarão soprando”.

Friale avisa também que as noites ficarão muito frias durante esta semana, principalmente nas regiões acreanas de Rio Branco e Brasileia, mas que durante o dia “o Sol e a baixíssima umidade do ar ar vão predominar.”.

Em relação aos ventos, a informação é de que velocidade das rajadas atinja entre 40 e 70km/h. “Durante cerca de 72 horas consecutivas, os ventos soprarão intensa e ininterruptamente, podendo causar danos às edificações e queda de galhos e árvores, além de levantar muita poeira, pois não deverá chover, tendo em vista que a umidade do ar está baixa na região. Caso chova, será de forma rápida e pontual.”, concluiu o alerta.