Direção garante que obras começam em outubro. Incêndio, ocorrido no dia 30 de abril.

Depois do incêndio que destruiu toda parte da administração do Instituto Federal do Acre (Ifac), em Cruzeiro do Sul, a unidade passou a funcionar apenas na parte do prédio onde ficam as salas de aula. Por enquanto, as obras de reconstrução ainda não começaram, mas, a direção garante que já tem os recursos necessários para construir um novo prédio.

Após o incêndio, ocorrido no dia 30 de abril, os alunos ficaram quase um mês sem aulas. Para voltar a funcionar, os setores da administração foram instalados em salas antigas no bloco das salas de aula.

“Quando o incêndio aconteceu, tivemos que fazer um redimensionamento. Tínhamos duas salas que poderíamos fazer funcionarem onde antes já era nossa administração. De maneira bem objetiva, conseguimos colocar o pessoal nessas salas para que tivéssemos nosso dia a dia pleno”, afirma o diretor-geral do instituto, Bráulio Medeiros

A direção garante que a reconstrução da ala que pegou fogo já está com os recursos garantidos. Segundo, Braulio, a reitoria do Ifac já destinou R$ 4 milhões para as obras.

“Esse valor já faz parte das contas do Ifac. Posteriormente, receberemos mais R$ 1 milhão para a compra do material que foi perdido por conta do incêndio”, garante o diretor.

De acordo com a direção da unidade, o processo de licitação para a elaboração do projeto arquitetônico já teve início e a previsão é que a licitação para a empresa que vai executar a obra ocorra em outubro.

“Nós aguardamos que tudo correndo dentro do que planejamos, mais ou menos, na primeira semana de dezembro o nosso prédio já tenha o início da sua construção”, afirma.

As causas do incêndio estão sendo apuradas pela Polícia Federal que até o momento ainda não divulgou o laudo da perícia realizada no prédio. No momento do acidente o Corpo de Bombeiros afirmou que o fogo poderia ter tido origem pela rede elétrica. Do G1 Acre