RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Prefeito Ilderlei Cordeiro realiza audiência pública sobre o transporte de combustível via fluvial

Preocupado com a segurança da população ribeirinha, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Iderlei Cordeiro, realizou a primeira audiência pública do município para debater a situação do transporte de combustível fluvial. 

Publicados

Política

Preocupado com a segurança da população ribeirinha, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Iderlei Cordeiro, realizou a primeira audiência pública do município para debater a situação do transporte de combustível fluvial. 

O debate foi promovido na manhã desta quarta-feira, 10, e contou com a participação dos prefeitos de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, bem como representantes de órgãos fiscalizadores, Bombeiros, Polícia Militar, Marinha, Ministério Público, distribuidoras locais de combustível, entre outros órgãos.

“Não dá mais para vermos as nossas famílias serem penalizadas em decorrência da forma de abastecimento inapropriada e do transporte ainda não regulamentado pelos órgãos responsáveis. Por isso, fiz questão de propor esse debate com o MP e os demais órgãos de segurança. A Agencia Nacional dos Transportes Aquáticos nos mandou um documento, avisando que já autorizou uma empresa a realizar o trabalho de abastecimento, com segurança, no Rio Juruá. O projeto da Orla da nossa cidade tem quatro portos para que possamos sanar as demandas da nossa cidade”, explicou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

Leia Também:  Vereador Carlinhos do pelado reivindica mais fiscalização nas passagens das pontes que ligam para a Bolívia

Entre os desdobramentos da audiência pública destacam-se: a concessão de 60 dias dada pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) para o transporte de combustível; as embarcações transportadoras deverão atender as exigências da Antaq, Marinha e Imac; os tripulantes terão que ter treinamento sobre o transporte de combustível e gás de cozinha, entre outras exigências.

“Temos um problema seríssimo a ser resolvido. Queremos encontrar uma saída imediata para conseguirmos combustível para atender os serviços essenciais, limpeza pública, serviço de saúde e de educação”, salientou prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piyãnko.

O abastecimento de combustível para Marechal Thaumaturgo e Porto Walter retorna nesta quinta-feira, 10. As embarcações têm 60 dias para se adequar as exigências propostas pelos órgãos de fiscalização.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Ao votar favorável a projeto do TJAC, deputado Edvaldo Magalhães defende reajuste para todos os servidores do Estado

Publicados

em

Deputado Edvaldo Magalhães  – Foto: Assessoria

Ao votar favorável ao projeto de reajuste de 4,62% para os servidores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), nesta quarta-feira (24), o deputado estadual Edvaldo Magalhães defendeu que o reajuste das perdas inflacionárias também seja estendido a outras categorias de trabalhadores, por parte do Poder Executivo, além da revisão dos planos de cargos, carreiras e remunerações, da Educação e Saúde, por exemplo.

Ao discutir a matéria nas Comissões de Constituição e Justiça, de Serviço Público e de Orçamento e Finanças, Edvaldo Magalhães disse que é preciso avançar no debate, sob pena da Assembleia conviver com a narrativa de que umas categorias podem mais que outras.

“Nós temos uma pendência grande no tocante à Educação, que diz respeito ao piso nacional do magistério reajustado já partir do início desse ano e nós temos a discussão da famosa tabela salarial. Nós temos uma pendência com relação aos trabalhadores da Saúde, que é a sua velha, antiga e necessária bandeira, que é a construção do seu PCCR. O sistema de Segurança Pública, inclusive, amanhã, estará presente com as diversas categorias que integram a Segurança Pública: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Iapen, ISE, Polícia Penal. Todas essas categorias com discussão e pautas específicas. Nós vamos precisar avançar nisso. Vai ficar esquisito para o conjunto dos servidores públicos, porque uns podem e outros não. Essa vai ser a discussão que vai ficar permanentemente frequentando o plenário da nossa Casa. Faço essas observações”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Brasiléia intensifica operação Tapa Buracos nas ruas do município

A respeito do projeto, o parlamentar parabenizou o Tribunal de Justiça por estar repondo as perdas salariais anualmente, mantendo uma constância. “A observação que gostaria de fazer é parabenizar o Tribunal de Justiça por estar mantendo com a constância necessária o reajuste e a reposição das perdas dos seus servidores. No ano passado, houve um reajuste geral de 10%. Portanto, um percentual acima da inflação do ano anterior, repondo perdas de anos anteriores, não é um aumente real, mas é uma reposição de perdas. E agora vamos apreciar uma reposição de 4,62%, repondo os índices do ano passado. Isso está ocorrendo após essa Casa, lá atrás, ter feito um aumento dos percentuais dos poderes. E muito importante o papel que a Assembleia cumpriu”, finalizou Edvaldo Magalhães.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA