Jenilson Leite solicita a realização de mutirão na cidade Cruzeiro do Sul para que os moradores possam tirar a Carteira de Identidade e segunda via

O parlamentar argumentou, que o acesso à carteira de identidade se tornou algo bastante complicado para quem procura o Instituto de Identificação em Cruzeiro do Sul.

O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB), vice-presidente da ALEAC, apresentou uma indicação na sessão ordinária nesta quarta-feira (12) à mesa diretora, na qual solicita do Governo do Estado do Acre, que por meio Instituto de Identificação em Cruzeiro do Sul realize um mutirão, para que a população do Vale do Juruá posa tirar a Carteira de Identidade e segunda via, tendo em vista que os moradores para obter tal documento precisa ir para a fila meia noite para conseguir atendimento no dia seguinte.

Para fazer o procedimento de retirada do RG, a população da segunda maior cidade do Acre precisa chegar no dia anterior e aguardar na fila para conseguir atendimento pela manhã. “Na sede do Instituto de Identificação de Cruzeiro do Sul, apenas 20 fichas são entregues, por dia, para atendimento o que faz o público ter que se antecipar para conseguir fazer o pedido da carteira de identidade. Por conta disso, muitas pessoas chegam ainda na tarde do dia anterior para conseguir uma vaga. Muitos chegam e eram informados que já não tinham mais fichas e eles iam embora”.

Jenilson lembrou ainda, que com a mudança de governo, houve a necessidade e demitir os servidores provisórios. No entanto, esta semana a prefeitura de Cruzeiro do Sul cedeu uma servidora que já está em atividade. Mesmo assim, ainda há a necessidade de mais profissionais para dar conta da demanda. “Com um quadro de pessoal reduzido, a representação do Instituto de Identificação atende os moradores de quatro cidades do interior do Acre. Além de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo também dependem a representação do órgão no Vale do Juruá. Portanto, é necessário que se realize um mutirão no Instituto de Identificação em Cruzeiro do Sul, para quem deseja tirar a Carteira de Identidade e segunda via, tendo em vista que a população tem que ir para as filas meia noite para conseguir atendimento no dia seguinte”, cobrou o deputado.