RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Acre tem mais de 1,3 mil casos de HIV e ações de prevenção ocorrem em cidades com maiores índices

Ações começam na cidade de Sena Madureira, que tem 71 pacientes em tratamento contra o HIV. Dados da Saúde são de pacientes que fazem tratamento desde 2015 no SAE.

Publicados

Saúde

Ações começam na cidade de Sena Madureira, que tem 71 pacientes em tratamento contra o HIV. Dados da Saúde são de pacientes que fazem tratamento desde 2015 no SAE.

O Acre tem mais de 1,3 mil pacientes em tratamento contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Para alertar a população da importância da prevenção, a Divisão de Infecções Sexualmente Transmissíveis organiza ações nas três cidades com mais casos registrados, que são Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, no interior do estado.

O total de pacientes em tratamento são de registros de 2015 a 20 de maio deste ano. A primeira cidade a receber as equipes será Sena Madureira na próxima semana. Segundo a Saúde, o foco das ações são jovens de 13 a 29 anos sexualmente ativos.

“A prevenção é individual, então, estamos tentando passar essa consciência, que apesar de termos um diagnostico e tratamento facilitados é importante que a pessoa se previna usando preservativo em todas as relações sexuais, sejam elas fixas ou eventuais”, explicou a gerente da Divisão de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Maria do Carmo Guimarães.

Leia Também:  Atendimento pré-natal e às demais demandas de saúde são mantidas pela Prefeitura de Rio Branco, mesmo durante a pandemia

Ações

Segundo a gerente, as cidades com mais números de casos de HIV é Rio Branco, com 672 casos, Sena Madureira, com 71, e Cruzeiro do Sul com 47 pacientes. As ações vão ser feitas em parceria com a educação dos municípios, para que estudantes aprendam mais sobre prevenção de doenças e gravidez precoce.

“Há a oferta da a testagem rápida para essa população jovem, o incentivo do uso do preservativo contínuo em todas as relações sexuais. Quando falamos em infecções sexualmente transmissíveis não falamos só do HIV, mas também das infecções mais comum como HPV, a herpes, sífilis, a gravidez precoce”, contou.

A cidade de Manoel Urbano, vizinha de Sena Madureira, também vai receber as equipes. Segundo Maria do Carmo, os dados revelam que a maioria dos casos de Sena Madureira são pacientes de Manoel Urbano, onde não tem médico infectologista.

“Estamos fazendo uma parceria com a Educação, através do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), que tem em todos os municípios. Estamos buscando as parcerias a nível de estado para que possamos juntos, os técnicos, possamos atuar dentro dos municípios que apresentam a maior incidência da doença”, frisou.

Leia Também:  Hospital do Juruá atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI para pacientes graves de Covid-19

Ao todo, Maria do Carmo diz que a Saúde faz tratamento em 1.312 pacientes com HIV no estado todo. Esse tratamento e entrega de remédios Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que fica em Rio Branco. Porém, ela afirmou que esse número pode ser muito maior.

“Não temos registrados os portadores, que são as eventuais pessoas que têm o vírus e nem sabe. A maioria fez a testagem rápida, deu positivo e não chegaram até o serviço. Quando a testagem rápida dá positivo encaminhamos esse paciente para o atendimento especializado, mas infelizmente não podemos obrigar essa pessoa a fazer o tratamento”, avaliou.

No mês de julho, as equipes devem ser encaminhadas para Cruzeiro do Sul. Em Rio Branco, Maria do Carmo contou que a Divisão faz parceria, mas o município tem as próprias ações de prevenção e alerta da população.

Do g1 Ac

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeitura de Porto Walter inicia vacinação contra a dengue para público entre 6 à 16 anos

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Porto Walter recebeu nesta Quinta-feira (11), o 1º lote enviado pela Secretaria de Estado em Saúde, contendo 200 doses de vacina contra a Dengue.

As doses, seguindo a nota técnica disponibilizada, devem ser aplicadas em crianças e adolescentes entre 06 à 16 anos. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações, em caráter temporário, devido ao baixo número de doses aplicadas em todo o Acre.

A Secretária de Saúde Ana Flávia Melo e a Coordenadora da Atenção Básica, Daiane Sousa, acompanharam o início da vacinação na UBS Estephan Barbary.

“Recebemos as primeiras doses, e já vamos implementar nossas estratégias de vacinação para garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz, prevenindo complicações graves da Dengue”, disse a gestora.

Para os adolescentes de 6 a 16 anos de idade, está recomendado o esquema de duas doses (D1 + D2) com intervalo mínimo de 3 meses. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde -SUS, em 21 de dezembro de 2023.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Câncer de colo do útero mata 40% das vítimas no HC do Acre
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA