Projeto do deputado Jenilson Leite que cria Selo do Açaí é vetado por Gladson Cameli

Mais surpreso fiquei porque o projeto tramitou pela CCJ, foi votado e aprovado no plenário, e um veto total chega a ser agressivo diante da avaliação que teve no poder legislativo, disse o parlamentar.

O Projeto de autoria do deputado, Jenilson Leite (PCdoB), que cria o Selo do Açaí, foi integralmente vetado pelo governador Gladson Cameli. O projeto havia sido apresentado e aprovado na Assembleia Legislativa do Acre no último dia 8 de maio.

A intenção era implementar um programa estadual de qualidade do açaí, garantindo ações de fiscalização desse produto e criando um selo de qualidade para bebidas e alimentos oriundos da fruta.

No Acre já foram registradas mortes e casos de infecção da doença de chagas, transmitida através do açaí produzido de forma incorreta, sem emprego de higiene e inspeção necessária, tendo o inseto transmissor, o barbeiro, se misturado a fruta durante a confecção do vinho.

Com o projeto do deputado a intenção era reduzir casos como esses, inspecionando a produção dos alimentos oriundos do açaí.

“Eu fiquei surpreso com a atitude da Casa Civil e do governador em vetar integralmente esse projeto, primeiro pela importância para população do estado do Acre e do Brasil e para quem vive da produção. Mais surpreso fiquei porque o projeto tramitou pela CCJ, foi votado e aprovado no plenário, e um veto total chega a ser agressivo diante da avaliação que teve no poder legislativo. Conversei com o líder do governo, ele ligou para o governador e para Casa Civil, que se manifestou falando que provavelmente teve um erro e irão rediscutir essa questão do projeto”, enfatizou o parlamentar.

Com informações de Juruá em tempo