Deputada Maria Antônia registra festa do dia das mães em Brasileia e reitera pedido de cadeira de rodas para pessoas com deficiência física

A Parlamentar já havia solicitado a respeito do acesso a cadeira de rodas, mas por não obter resposta até o momento decidiu reiterar.

A Deputada Estadual Maria Antônia (PROS), durante o uso da tribuna na sessão que aconteceu nesta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, a parlamentar fez o registro da atividade que aconteceu no Município de Brasileia em alusão ao Dia das Mães, atividade esta realizada pela Prefeitura em parceria com a Deputada Maria Antônia que se juntou com a prefeita Fernanda para realizarem a grande festa.

Além deste registro, a Deputada reiterou o pedido feito anteriormente a respeito do acesso prioritário à cadeira de rodas para pessoas com deficiência física, onde ela solicita que o governo do estado, através da secretaria estadual de saúde, viabilize ao paciente com deficiência o acesso prioritário a cadeira de rodas pelo Sistema Único de Saúde, pois todo cidadão com deficiência ou em processo de reabilitação, tem direito de receber do SUS uma cadeira de rodas manual ou motorizada e uma cadeira de banho permanente, independente da renda familiar.

A deputada cita ainda que o pré-requisito para aquisição, é a comprovação de laudo médico, conforme Lei 8.080 de 16 de setembro de 1990. Portanto se faz necessário solicitar que a Secretaria de Saúde do Estado, disponibilize um departamento especial para atender as pessoas que tem essa necessidade de uma cadeira de rodas.

Vale destacar que esta solicitação já foi feita, mas até o momento a parlamentar não obteve resposta e por esse motivo insiste em solicitar novamente para que medidas sejam tomadas quanto a esta questão, pois é uma necessidade da população de todo o estado do Acre.