RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Após demissão de merendeiras, alunos protestam contra decisão e servidoras se emocionam em Cruzeiro do Sul

Duas merendeiras foram demitidas da escola integral Craveiro Costa, em Cruzeiro do Sul. Empresa terceirizada diz que novas profissionais iniciam na escola.

Publicados

Educação

Duas merendeiras foram demitidas da escola integral Craveiro Costa, em Cruzeiro do Sul. Empresa terceirizada diz que novas profissionais iniciam na escola.

Duas merendeiras foram demitidas da escola integral Craveiro Costa, em Cruzeiro do Sul — Foto: Mazinho Rogério

Alunos da escola integral de Ensino Médio Craveiro Costa fizeram um protesto após o anúncio de demissão de duas merendeiras, na terça-feira (30), em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre.

Com cartazes e gritos de guerra, os estudantes lotaram o pátio do colégio para pedir que a empresa responsável pelas prestadoras de serviço reconsiderasse.

O diretor da empresa terceirizada, Marcondes Silva, afirmou que não vai voltar atrás na decisão e que duas novas merendeiras iniciam as atividades na escola nesta quinta-feira (2). Segundo ele, as merendeiras trabalhavam para uma cooperativa e que não foram selecionadas pela nova empresa.

“Elas não foram selecionadas por nós, eram de uma outra empresa e, na verdade, nós não tínhamos compromisso nenhum com elas. São pessoas que nós não conhecemos. Sinto muito, mas não vamos voltar atrás, é uma norma da empresa. Não é de competência do diretor da escola ou da direção da Secretaria de Educação fazer escolhas de merendeiras ou de pessoal terceirizado, é prerrogativa da empresa”, afirmou Silva.

Leia Também:  Projeto Profissões da Segurança apresenta Bope para alunos da capital

Trabalhando há um ano como merendeira da escola, Gleciane de Souza se emocionou com o protesto dos alunos e disse que não deixa de ser o reconhecimento do trabalho. Segundo Gleciane, tanto ela como a outra colega de trabalho foram pegas de surpresa com a notícia da demissão.

Alunos de escola em Cruzeiro do Sul protestam após demissão de merendeiras — Foto: Mazinho Rogério

“Na verdade, houve uma primeira demissão, mas eles nos recontrataram, agora, um mês depois, aconteceu a demissão novamente de surpresa, a gente não estava esperando. Fazer o que né? Demissão é difícil, mas minha emoção maior é mais pela movimentação que os alunos estão fazendo em prol da gente, porque apesar do trabalho ser difícil, a gente cria muito amor e carinho por eles”, disse Glaciane.

A aluna do 3º ano do ensino médio, Miliane Nascimento, de 17 anos, disse que as merendeiras acabaram criando um laço forte com os alunos, que passam praticamente o dia todo na escola.

Leia Também:  Merenda escolar chega às comunidades indígenas na Boca do Icuriã, na beira do rio Iaco

“O que a gente quer hoje é a permanência delas, gostamos tanto da comida que elas fazem quanto do acolhimento. Nossa escola se tornou nossa segunda casa e o que a gente quer é que elas fiquem aqui”, contou.

O diretor da escola, Flávio Rosas, afirmou que a empresa não chegou a perguntar sobre as profissionais antes de tomar a decisão de demiti-las.

“Para a gente, é um desrespeito total com a gestão da escola, com os professores e alunos. Por isso que os nossos mais de 500 alunos estão fazendo esse protesto”, disse.

Do G1 Acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Prefeito Zequinha Lima inaugura escola Rodrigues e Silva no Ramal da Fundiária/Pelado, Ramal 2

Publicados

em

Realizando um sonho dos moradores da Fundiária/Pelado, Ramal 2, na BR-364, a prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul inaugurou nesta quarta-feira, 17, na localidade, a Escola de Ensino Fundamental Anexo Rodrigues e Silva. O investimento foi de R$ de 170 mil e a unidade de ensino vai para atender crianças do Ensino Fundamental I.

A escola foi construída de forma mista sendo o piso e banheiros de alvenaria, contendo ainda, uma sala de aula, uma cozinha e secretaria escolar. O poço artesiano feito no local vai atender à escola e aos moradores com água potável. A secretaria Municipal de Educação entregou kits escolares para os alunos.

Marcelo Muniz, o morador mais antigo da comunidade, destacou as dificuldades para as crianças da localidade estudarem antes desta inauguração. ” Nossas crianças precisavam caminhar mais de 8 quilômetros para irem a escola, era muito difícil. Hoje ver essa escola aqui é um momento muito importante em nossas vidas. Agradecemos ao prefeito Zequinha e toda sua equipe pela realização desse sonho”, disse Marcelo.

Leia Também:  Projeto Profissões da Segurança apresenta Bope para alunos da capital

O vice presidente da comunidade, Osmildo Pinto, disse que a escola vem para atender as crianças que estavam sem estudar devido às dificuldades de acesso à unidade de ensino mais próxima. “Hoje é um dia histórico, nossas crianças agora poderão estudar ao redor de casa, em uma escola linda. Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito pela pela escola que está nos entregando”, destacou.

“Esse é o jeito do prefeito Zequinha Lima fazer gestão, garantindo dignidade, cidadania e educação aos filhos dos produtores. Aqui as crianças não terão mais que andar quase 20 quilômetros para ir e vir da escola e nem ficar sem estudar devido às dificuldades”, relatou o secretário Municipal de Educação, Edvaldo Gomes.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Melo e Zaldo Mototaxi, João Keleu estiveram na inauguração. ” Na zona rural e na cidade, o prefeito Zequinha Lima dá a mesma atenção para a educação. Estão de parabéns a gestão, os estudantes e a comunidade”, citou Franciney Melo.

O prefeito Zequinha Lima destacou os investimentos realizados na educação dos filhos dos trabalhadores rurais. ” É uma preocupação nossa levarmos educação onde nunca teve, independente do local onde as pessoas estejam por isso estamos inaugurando mais um investimento na área rural e da educação. Aqui na fundiária do Ramal 2 estamos entregando uma escola com qualidade, uma escola que vai proporcionar conforto aos filhos dos produtores rurais, uma escola com piso de alvenaria, com poço e todas as condições favoráveis para o ensino aprendizagem”, conclui o prefeito.

Leia Também:  Ufac adia divulgação da 2ª chamada da lista de espera do Sisu por recomendação do MEC

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA