RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Com duas semanas de campanha de vacinação, mais de 5,5 mil pessoas foram vacinadas em Cruzeiro do Sul

Meta é vacinar 22 mil pessoas em Cruzeiro do Sul até o fim da campanha. Equipes levam vacinas a instituições.

Publicados

Saúde

Meta é vacinar 22 mil pessoas em Cruzeiro do Sul até o fim da campanha. Equipes levam vacinas a instituições.

Com duas semanas de campanha de vacinação contra a gripe, mais de 5,5 mil pessoas foram imunizadas em Cruzeiro do Sul. Para atingir a meta de vacinar 22 mil pessoas, equipes de saúde levam a vacina para as instituições e visitam comunidades isoladas para atender os grupos prioritários.

O coordenador do Programa de Imunização, Joabe Rocha, avalia que com a confirmação do primeiro caso de influenza do tipo H1N1 na cidade, a procura pela vacina se tornou maior do que nos anos anteriores.

“No ano passado a gente percebia que o interesse das pessoas pela vacina era bem menor. Esse ano, as pessoas estão pegando gripe com sintomas diferentes, com dor no corpo inteiro, até mesmo diarreias e dores estomacais e por isso as pessoas estão procurando mais a vacina. Até quem não tomou no ano passado, este ano já está procurando, preocupados com a gripe H1N1”, disse Rocha.

Leia Também:  Acre deve diagnosticar 80 novos casos de câncer de mama

Em Cruzeiro do Sul, de 8 casos suspeitos de gripe do tipo H1N1, dois foram descartados e um paciente teve resultado positivo. Outros cinco aguardam o resultado dos exames.

Até o momento, o maior número de vacinados é de crianças. Nesse grupo, foram mais de 2 mil atendidos. Também fazem parte do público-alvo as gestantes, as mães que estão com até 45 dias que tiveram filhos, os professores, servidores da saúde, pacientes com doenças graves, indígenas, servidores das instituições de segurança e a população carcerária.

Comunidades ribeirinhas e aldeias

Para atender a todos os grupos prioritários, além de disponibilizar a vacina nas unidades básicas de saúde, o município encaminha equipes para as comunidades rurais e ribeirinhas. Durante esta semana, os profissionais foram enviados para as aldeias e para as localidades mais distantes da cidade.

“Com essa busca ativa, nossa expectativa é que antes do dia 31 de maio, que é a data de encerramento da campanha, a gente já alcance a meta determinada pelo Ministério da Saúde”, avalia o responsável pela campanha de vacinação.

Leia Também:  Sesacre confirma mais 240 novos casos de coronavírus e mais dois óbitos, o número saltou de 3.103 para 3.343 em todo o estado

Por Mazinho Rogério, G1

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeitura amplia idade do público para vacinação contra a dengue e leva imunizantes para escolas

Publicados

em

(Assessoria) – A Prefeitura de Cruzeiro do Sul ampliou a faixa etária de vacinação contra a dengue para pessoas de 4 a 59 anos. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e também e são aplicadas nas escolas. Nesta quarta-feira,24, a Secretaria Municipal de Saúde vai vacinar estudantes das Escolas Craveiro Costa e Hugo Carneiro, além de funcionários e pacientes do Hospital do Juruá.

A equipe já esteve nas Escolas Presbiteriana e a Maria Lima. Também vacinou homens do Comando de Fronteira Juruá, 61° BIS.

“Os coordenadores das Unidade Básica de Saúde entram em contato com os diretores de cada escola para conversar com os pais, porque cada aluno precisa ter em mãos a autorização e sua carteira de vacinação. Iniciamos na semana passada a vacinação nas escolas e tivemos um bom resultado”, pontuou o secretaria de saúde de Cruzeiro do Sul, Áureo Neto da Costa.

Além disso a coordenação de Hipertensos e Diabéticos, está realizando o mapeamento das pessoas com comorbidades para aplicar as doses em domicílio.

Leia Também:  Mortes de moradores de Porto Walter revela descaso na saúde; Município está há dois meses sem médicos

“Um dos nossos grupos prioritários são as pessoas com comorbidades, por isso, teremos equipes vacinando nas casas, porque essas pessoas precisam ter a imunidade em dia”, frisou Áureo.

Redução dos casos de dengue

Dados da Vigilância Entomológica de Cruzeiro do Sul mostram que de janeiro a março de 2024 comparado com mesmo período do ano passado, houve redução de 47% dos casos de dengue no município.

Para continuar diminuindo os números, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul executa ações preventivas nos bairros da cidade. Segundo o coordenador da Vigilância Entomológica, as equipes fazem vistorias em quintais, aplicação de larvicida, bloqueio Entomológico e outras medidas. Mesmo com essa redução de casos a determinação do prefeito Zequinha Lima é de seguir com a redução desses casos no município “, destacou ele citando a mitologia adotada para o trabalho de combate à dengue.

“A equipe está trabalhando por ciclos, sendo que cada ciclo corresponde a 2 meses trabalhados totalizando 6 ciclos no ano. Cada agente é responsável por 800 a 10000 imóveis por ciclo como é determinado pelo Ministério da saúde e cumprido pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Diariamente a equipe orienta a população sobre os principais cuidados que devem ser tomados como manter a caixa d´água sempre fechada, guardar garrafas de cabeça para baixo, furar vasos e pratos de plantas ou encher de areia até a borda, enfim entre outras orientações e prevenções. Quero agradecer a ajuda da população que segue nos a auxiliando nesses serviços de combate”, ressaltou.

Leia Também:  Sesacre confirma mais 240 novos casos de coronavírus e mais dois óbitos, o número saltou de 3.103 para 3.343 em todo o estado

Paralelo as ações das equipes de saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza, realiza um mutirão em Cruzeiro do Sul. Já retirou 6 mil toneladas de lixo e entulho de 16 bairros da cidade. A ação prossegue até que as equipes alcancem os 38 bairros, 19 Avenida, 7 Vilas e 9 Conjuntos Habitacionais do município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA