RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Cultura

Após 16 anos, má condição na Concha faz Diocese mudar missa do alvorecer para Palácio

Celebração que encerra programação da Semana Santa ocorria desde 2002 na Concha Acústica do Canal da Maternidade. Evento católico costuma reunir mais de 10 mil fiéis.

Publicados

Cultura

Celebração que encerra programação da Semana Santa ocorria desde 2002 na Concha Acústica do Canal da Maternidade. Evento católico costuma reunir mais de 10 mil fiéis.

O Alvorecer da Ressurreição, celebração católica que ocorre desde 2002 na Concha Acústica do Canal da Maternidade, vai ocorrer este ano em frente ao Palácio Rio Branco, no Centro da capital. Segundo o bispo Dom Joaquim, o motivo é a falta de estrutura já que o local está “abandonado”.

Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) informou que a revitalização da Concha Acústica está programada para ocorrer no segundo semestre deste ano após um processo licitatório.

“Estamos revisando o projeto. Se não houver problema técnico, o processo vai seguir para licitação e assinatura de contratos para a execução da obra”, diz a nota, assinada pelo secretário da pasta, Thiago Caetano.

Celebração

A celebração, que ocorre no domingo (21) de Páscoa, encerra a programação da Semana Santa. De acordo com a Diocese, o evento costuma reunir mais de 10 mil fiéis de várias comunidades. Conforme a programação, a concentração inicia às 4h e a missa está marcada para as 5h.

Leia Também:  Quase “irmão” de Sebastião, Zabumba deixa o Deracre

Um comunicado informando a mudança no local do evento foi enviado, nesta quarta-feira (10), aos coordenadores das comunidades católicas. No documento, o bispo afirma que a Concha Acústica não oferece as mínimas condições para a realização do evento.

“Está tudo quebrado, não tem a lona, o piso está todo quebrado. Está tudo abandonado e não tem condições de celebrar lá. Nós não temos nem direito, nem obrigação de exigir ou pedir essa reforma. Lá no Palácio já tem a encenação da Paixão de Cristo, agora vamos fazer também o Alvorecer da Ressurreição”, afirmou o bispo.

Reclamação há mais de um ano

Em reportagem publicada em janeiro do ano passado, o G1 mostrou a reclamação de um morador sobre o abandono da Concha Acústica, no Parque da Maternidade, em Rio Branco. O local já foi palco de grandes eventos.

Um vídeo gravado pelo morador mostrando a falta de manutenção do local foi enviado pelo internauta através do aplicativo “Tô na Rede”.

Na época, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop) informou que o órgão iria iniciar a manutenção do espaço ainda naquele mês. A Secretaria destacou ainda que no primeiro bimestre de 2018 não apenas a Concha Acústica, mas outros espaços públicos iriam passar por manutenção.

Leia Também:  Fundação Elias Mansour publica retificação do Edital Conectcultura

Por Iryá Rodrigues, G1 

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Cultura

Centro de Convivência do Idoso em Cruzeiro do Sul reinicia atividades para as pessoas da terceira idade

Publicados

em

(Assessoria) – O Centro de Convivência do Idoso reiniciou nesta sexta, 5, com um baile de boas-vindas, as suas atividades para as pessoas da terceira idade que frequentam o espaço. A partir de segunda-feira,8, pela manhã e tarde haverá trabalhos corporais, hidroginástica, artesanato,terapia ocupacional,passeios, palestras. As rodas de conversa, grupos de convivência no Espaço Café com Prosa,com jogos de baralho, dominó, dama e xadrez, também são retomados.

O Centro de Convivência do Idoso funciona de segunda a quinta-feira, nos horários das 7:30 às 11:30h e das 14:00 às 17:00h, oferecendo café da manhã e lanche da tarde. Às sextas-feiras, o centro opera em tempo integral, servindo café da manhã, almoço e lanche da tarde.

A coordenadora Grazi Ramos enfatizou as parcerias importantes estabelecidas com o centro: “Essas atividades são desenvolvidas em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social -CRAS , o Centro de Referência Especializado de Assistência Social -CREAS, o Grupo de Apoio ao Serviço Humanitário ,GASH que é o grupo coordenado pela primeira dama Lurdinha Lima. E a gente fez também duas parcerias importantes esse ano com duas universidades, que é o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC, que oferece o curso de medicina em Cruzeiro do Sul, que vão desenvolver uns projetos aqui conosco, e também a Clarentiano, com o grupo da turma de fisioterapia” , elencou.

Leia Também:  Quase “irmão” de Sebastião, Zabumba deixa o Deracre

Margarida Neves da Silva, 83 anos, falou sobre a importância do centro para sua vida ” Isso aqui representa tudo pra minha vida. É a nossa amizade, é o nosso bate-papo, é a nossa vivência de sexta-feira, o dia todinho, né? E aqui a gente encontra essas pessoas maravilhosas, porque é uma joia, é uma joia rara que a gente encontrou aqui, no nosso lar. Aqui representa o nosso lar”.

Maria do Carmo da Silva, 79 anos, frequenta o Centro do Idoso já há 20 anos. “Entrei com 58 anos, 20 anos que eu frequento aqui. Aqui é importante pra mim que eu antes vivia só. Quando eu venho pra cá, pra mim é tudo. Me encontro com os conhecidos, com os amigos”.

Segundo a primeira-dama Lurdinha Lima, o objetivo é oferecer um ambiente onde os idosos se sintam valorizados e apoiados:

“Quando eles chegam nessa casa são bem acolhidos, com muita alegria, com muita saúde, que muitos chegam aqui doentes e saem daqui curados dos seus problemas. Porque aqui é uma casa que oferta a eles atividade física, jogos, artesanato, cultura. Aqui eles vivem um pouco de tudo. Enquanto em casa muitos vivem numa solidão, aqui eles encontram amigos, fazem novas amizades, se divertem, sorriem. Então é um prazer para a gestão municipal poder proporcionar isso através do Centro do Idoso, juntamente com a assistência social que faz um trabalho maravilhoso junto com a coordenação do Centro “, enfatizou a primeira dama.

Leia Também:  Fotógrafo Sebastião Salgado profere palestra em Rio Branco

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA