Prefeitura de Brasileia realiza a 5º Conferencia Municipal de Saúde

O objetivo do curso é a realização de propostas que possam compor o plano anual de saúde, dentro do município e estado, e se tornarem políticas públicas a nível nacional.

Com o tema, Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Brasileia por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na quinta-feira (28), a 5° Conferência Municipal de Vigilância em Saúde.

A conferência foi realizada no Centro Cultural Sebastião Dantas, e contou com a participação dos membros do Conselho Estadual de Saúde, servidores municipais de saúde, estudantes dos cursos de nutrição e técnico em enfermagem, conselheiros de Saúde do município e a presença da Prefeita Fernanda Hassem.

“É importante a participação municipal na elaboração das conferencias de saúde com a participação da própria população e dos profissionais da saúde para que possamos dialogar e discutir políticas públicas em beneficio da sociedade, esperamos que o saiam bons resultados da nossa conferencia municipal, chegando até chegando ao âmbito nacional e se tornando de fato um ato para se executado não só para a população acreana como para as pessoas das outras regiões ”, ressaltou Fernanda Hassem, Prefeita de Brasileia.

Durante a conferência foram debatidos os temas de epidemiologia, imunização, cuidados com a população e abordagem durante atendimento.

Hugo Pratz, farmacêutico, representante da Secretária Estadual de Saúde (Sesacre), falou da importância das conferências no município “A minha vinda para Brasileia é com objetivo de estimular os debates já que temos grande possibilidade de conseguir grandes avanços na saúde com os participantes das conferencias. A propostas elaboradas aqui irão compor a conferencia estadual seguindo até a nacional onde irão ser defendidas pelos delegados do estado”, enfatizou Hugo Pratz

Segundo o secretário de Saúde, Francisco Borges, a realização desta conferência representa a inclusão do município dentro das temáticas Direito e Consolidação e Financiamento do SUS.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Brasileia, Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Conselho Nacional e Municipal de Saúde.