Sete casos foram registrados, mas um foi descartado, informou a Saúde. Campanha começa no dia 10 de abril.

Com a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe para os estados da região Norte, pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, se prepara para vacinar os grupos prioritários a partir do dia 10 de abril.

Na segunda maior cidade do Acre, sete pacientes com suspeita da gripe H1N1 derem entrada nas unidades básicas de saúde este ano.

A campanha, que era para ocorrer em maio, foi antecipada para o próximo mês. A partir da segunda semana de abril, começa nos postos de saúde Cruzeiro do Sul. O Ministério da Saúde decidiu iniciar a vacinação mais cedo em alguns estados por conta da confirmação de alguns casos de H1N1 no estado do Amazonas e na capital do Acre.

De sete pacientes que apresentaram sintomas da influenza do tipo H1N1 em Cruzeiro do Sul, um já teve o diagnóstico negativo. Outros seis ainda aguardam o resultado dos exames.

“Aguardamos o resultado da análise desses outros casos, mas estamos preocupados e empenhados para que essa doença não seja disseminada na população”, disse a secretária de saúde Juliana Pereira.

As doses da vacina ainda não chegaram a cidade, mas a secretaria garante que até o dia do início da campanha o município estará com estoque para atender os grupos prioritários.

“Nossa estratégia está preparada e já estamos fazendo o levantamento dos grupos prioritários. Fomos comunicados que logo receberemos as vacinas”, garantiu Juliana.

Nos primeiros dias da campanha, o município vai imunizar os grupos prioritários que são as crianças, profissionais da saúde e da educação, os pacientes com doenças crônicas, as gestantes, os indígenas e os internos dos sistemas prisionais.

Do G1 Acre