Aviso: PRP e Patriota passam a ser um único partido; não atingiu a Cláusula de barreira

Mesmo sendo um só Partido, Patriota, continuarão compondo a Terceira Via no Estado do Acre da Chapa ligada ao PROS.

O Partido Republicano Progressista (44), migrou para o Partido Patriota (51), por não atingirem a cláusula de barreira, dessa forma passam a ser um único Partido, Patriota! A decisão foi tomada durante uma reunião que aconteceu em Brasília no dia 13 deste mês e reuniu a executiva dos dois partidos que compõem a terceira Via no Estado do Acre que é ligada a chapa do PROS (90).

Dessa forma fica como Presidente do Patriota Julhinho (que era o atual Presidente do PRP) e Emerson ficou como Vice-Presidente, o Patriota (agora mais fortalecido) vai formar comissões em todos os municípios do Estado e poderão lançar pré-candidaturas de Prefeitos e Vereadores nas diversas regiões do Estado.

Entenda o que é a Cláusula de Barreira

A Cláusula de barreira (também conhecida como patamar eleitoral, barreira constitucional, cláusula de exclusão ou cláusula de desempenho) é um dispositivo que restringe ou impede a atuação parlamentar de um partido que não alcança um percentual de votos. Essa exigência de votação mínima pode ser feita pela legislação eleitoral de diversas maneiras.

No Sistema proporcional, a cláusula de barreira exige que um partido (ou uma coligação eleitoral de partidos) atinja um grau mínimo de votação para obter representação parlamentar. Esse número (ou percentual) mínimo de votos pode ser exigido no âmbito nacional ou em um âmbito mais restrito (departamento, estado, município).

A legislação também pode dispor um número máximo de votos que não serão considerados (uma fórmula negativa para uma regra similar), ou que cada membro da coligação deve atingir um número de votos sem os quais não será considerado representativo.