RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Governo, se decretar Calamidade Financeira, poderá por em risco a contratação de professores

O Governador Gladson Cameli (PP), não parece estar satisfeito com parte da imprensa e da oposição que cobram algumas promessas nesses primeiros dias de gestão.

Publicados

Política

O Governador Gladson Cameli (PP), não parece estar satisfeito com parte da imprensa e da oposição que cobram algumas promessas nesses primeiros dias de gestão.

Nas entrevistas que concedeu esta semana, o Governador citou o “rombo das contas” deixadas pelo seu antecessor e a possibilidade de recorrer ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), conhecido como “calamidade financeira”.

A recuperação refere-se à Lei Complementar nº 159, de maio de 2017 que poderá ser um empecilho para os candidatos, que neste domingo fazem prova para o provimento do banco de reserva da SECE (Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes).

Se Gladson optar em assinar junto ao Governo Federal o decreto de “Calamidade Financeira” poderá comprometer em curto prazo, o sonho de candidatos para iniciarem o ano letivo com contrato efetivo.

O próprio Governo admite que o Estado está em condições semelhantes ao Estado de Goiás que decretou calamidade, logo, as chances do Acre optar por este caminho seriam grandes. Com esta decisão, poderia afetar duas categorias de servidores:

Leia Também:  Tião Viana acerta com Dnit ações para conclusão da BR-364

Segurança Pública – Conter por força de lei as pressões pela convocação dos aprovados no concurso de segurança pública (promessa de campanha);

Educação – Congelaria pelo período que vigorasse o decreto, a convocação dos aprovados no concurso público da educação e garantia do bônus da VDP – Valorização pelo Desempenho Profissional, deixada como “compromisso” de Tião Viana para o atual governo pagar.

Entenda as restrições que o Acre poderá sofrer se adotar a RRF e o impacto para servidores na ativa ou que pretendem entrar:

O solicitante fica proibido de gerar qualquer aumento de despesa, entre eles a concessão de reajustes a servidores e empregados públicos e militares além da revisão anual assegurada pela Constituição Federal.

Não poderá criar cargos, emprego ou função que implique no aumento de gastos. Isso poderia inviabilizar reforma administrativa, que cria novas pastas, por exemplo.

Fica proibida a convocação de concurso público, a não ser para o caso de preencher vagas que foram desocupadas. Além de não ser permitido criar ou majorar auxílios, vantagens, bônus, abonos, verbas de representação ou benefícios de qualquer natureza a servidores e empregados públicos e de militares.

Leia Também:  Patinando na Política e sem agilidade institucional, Máquina do estado está parada no Interior do Acre

Se assinar o decreto é bom ou ruim para o Estado? Não sabe, mas poderá dar um fôlego extra para Gladson que busca implementar sua agenda progressista propagada na campanha junto com seus aliados.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024

Publicados

em

Ministra brasileira é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável – Sérgio Lima/Poder 360

(Jovem Pan) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi reconhecida pela revista americana “Time” como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024. O texto sobre Marina foi escrito por Christiana Figueres, ex-secretária executiva de mudanças climáticas da ONU, destacando a coragem e resistência da ministra brasileira.

Marina é elogiada por sua atuação na reconstrução da capacidade do Brasil de combater o desmatamento ilegal na Amazônia, além de sua defesa pela energia renovável. A lista da revista é dividida por categorias, e Marina Silva figura entre os líderes mais influentes, não sendo a primeira vez que ela é reconhecida pela publicação.

Em novembro do ano anterior, Marina já havia sido incluída na lista da ‘Time’ como uma das 100 maiores lideranças climáticas de 2023. Além disso, o jornal britânico “Financial Times” a indicou como uma das “Mulheres do Ano”. A atuação da ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil tem sido destacada internacionalmente, ressaltando sua importância na luta pela proteção da natureza e na promoção de políticas sustentáveis. Javier Milei, presidente da Argentina, também foi mencionado na lista da ‘Time’, na mesma categoria que Marina Silva. O texto sobre Milei destaca que, apesar de ser cedo para avaliar o sucesso de suas medidas, sua presença no cargo representa uma mudança irreversível para a Argentina.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Juiz impugna prestação de conta da Prefeita eleita Marilete Vitorino de Tarauacá
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA