No AC, campanha do Conselho de Farmácia alerta sobre os riscos da automedicação

Campanha inicia no próximo dia 18, em Rio Branco, em alusão ao Dia do Farmacêutico. Evento vai discutir também ações de combate ao mosquito da dengue.

O Conselho Regional de Farmácia do Acre inicia, no próximo dia 18, em Rio Branco, uma campanha para alertar a população sobre os riscos da automedicação. A ação é em alusão ao Dia do Farmacêutico, celebrado no dia 20 deste mês.

Ao Jornal do Acre 1ª edição, o presidente do Conselho Regional de Farmácia, João Vitor, contou que o evento vai discutir também ações de combate ao mosquito da dengue.

“Devido à essa data e ao alto índice de dengue que tem no estado nessa época sazonal, vamos fazer uma campanha do dia 18 para o combate ao mosquito da dengue. Vai ser uma campanha de prevenção aos criadouros do mosquito, porque sabemos que a doença ataca muita gente”, disse.

Sobre os riscos da automedicação, o presidente ressaltou que há casos de morbidade ou até mesmo a morte. Ele acrescentou ainda que tomar uma medicação sem orientação de um profissional pode agravar uma doença que seria resolvida de forma simples, como tomar o remédio certo.

“Orientamos a população para não se automedicar, procure ajuda de um profissional capacitado. Pode ir uma farmácia que fica na esquina de casa, procurar um farmacêutico, que é um profissional qualificado, que vai orientar a fazer a utilização do medicamento ou prevenção do mosquito de uma forma correta. Ou até vai orientar outro profissional de saúde”, ressaltou.

Fonte G1 AC