RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

A delação que rendeu a cadeira de prefeito

Gilson da Funerária atirou na paca e acertou na anta: além de tirar o prefeito eleito do caminho, acabou assumindo o seu lugar.

Publicados

Crica

Gilson da Funerária atirou na paca e acertou na anta: além de tirar o prefeito eleito do caminho, acabou assumindo o seu lugar.

Com a inusitada renúncia por “foro íntimo” alegado pelo vice-prefeito Judson Silva Costa, que com a prisão do prefeito André Maia estava no cargo de prefeito de Senador Guiomard, um fato interessante aconteceu: o cargo será exercido agora pelo principal delator do André – que num acerto com a Polícia Federal apareceu num vídeo recebendo dinheiro do prefeito preso – vereador Gilson da Funerária (PROGRESSISTAS). Gilson era o adversário mais ferrenho do prefeito afastado André Maia e fez as pazes com este apenas para ser a peça central da delação do esquema que visava dar um flagrante pela PF na compra de votos de vereadores. 

UMA RENÚNCIA DE VÁRIAS VERSÕES

A misteriosa renúncia do vice-prefeito Judson Silva, abdicando do mandato e também do cargo de prefeito de Senador Guiomard, gerou várias versões na cidade: a principal é que teria tomado a decisão extremada em sintonia com o vereador Gilson da Funerária (PROGRESSISTAS). Muito embora a sua alegação oficial foi a de ser de “foro íntimo”.

EM BOAS MÃOS

Desde ontem a Associação dos Prefeitos do Acre passou a ser presidida pela prefeita da capital Socorro Neri, que chega ao cargo por aceitação unânime dos prefeitos. Ficou em boas mãos.

PIADA MACABRA

Contam que você ao ligar para alguém em Sena Madureira, antes da conclusão da ligação uma gravação se antecipa: “parabéns, você acaba de ganhar uma dengue de brinde”. A cidade vive um surto incontrolável da doença.

ALHOS POR BUGALHOS

Estão trocando alhos por bugalhos nestas críticas ao secretário de Planejamento Raphael Bastos, de que “entupiu” o órgão de petistas. Não é verdade. Ainda não foram liberadas pelo governador as nomeações dos novos comissionados. Os petistas que estão lá são do quadro.

SEGUIR A DETERMINAÇÃO

E, com certeza ele deverá indicar para os cargos de confiança aliados com capacidade técnica.

NÃO SE COMENTA O DESCONHECIDO

Irrita ver comentários de um assunto jurídico feitos por leigos. A soltura e a diplomação da deputada Juliana Rodrigues (PRB) seguiram o que ditou a lei. Ela, não sofreu nenhuma condenação. No processo terá direito a ampla defesa. Ninguém é condenado por antecipação.

MESMA REGRA

A mesma regra se aplica ao caso idêntico do deputado federal eleito Manuel Marcos (PRB).

REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE, CUMPRA-SE

“Vão rodar todos”. Promessa de ontem do governador Gladson Cameli em relação á permanência de ocupantes de cargos de confiança da gestão anterior no seu governo.

MERCADO É EXIGENTE

Quem integrou a equipe do governo anterior em cargos de confiança e tem uma ocupação profissional volta ao mercado de trabalho. O problema será para quem fez do cargo comissionado a sua profissão nos últimos vinte anos. Estes terão problemas de colocação.

COMPETÊNCIA É ESSENCIAL

Nesta acalorada discussão em torno de nomes que ocupavam cargos de confiança nos governos petistas e que começam a se assanhar para permanecer, vale um adendo: politicamente, é justo que os cargos sejam ocupados por aliados, desde que competentes.

Leia Também:  Coluna do Crica

TEM QUE SER CRITERIOSO

Para cargos que exigem conhecimento técnico não se pode colocar alguém sem requisito.

RAROS ACERTOS

Um dos raros acertos do governo passado foi a montagem da Central de Transplantes. Espera-se que o secretário Alysson Bestene olhe com carinho para o setor, que é referência no Norte.

COM CERTEZA VAMOS COBRAR

A coluna não tem feito cobrança ao governador Gladson Cameli, porque não seria coerente se cobrar de quem não tem nem dez dias de governo o conserto de 20 anos do PT. Mas não paire nenhuma dúvida que, depois dos 100 dias se não houver nenhum avanço, nós vamos cobrar.

JOGO EMBOLADO

Eleição para a mesa diretora da ALEAC costuma se decidir até no dia da votação. Que o deputado Nicolau Junior (PROGRESSISTAS) será o presidente é certo. Mas para a primeira secretaria o jogo embolou entre os deputados Luiz Gonzaga (PSDB) e Roberto Duarte (MDB).

SEM NOME

Em Cruzeiro do Sul, segundo maior colégio eleitoral do Acre, o PT e seu principal aliado PCdoB, não têm um nome que possa ser considerado forte para a disputa da prefeitura em 2020.

BRIGA DE ALIADOS

Caso o prefeito Ilderlei Cordeiro, decida sair para a reeleição, a briga principal pela prefeitura será travada entre os grupos do Ilderlei e do Vagner Sales.

MAIS PRUDENTE

A cidade já apresenta problemas de buracos em muitas ruas, mas a prudência é esperar o começo do verão, porque a PMRB fazer investimentos em pleno inverno vira um paliativo.

MULHERES EM ALTA

As mulheres estão em alta dentro do jornalismo acreano. Que bom! Tivemos a Adréa Zilio secretária de imprensa do Tião Viana, a Adréia Forneck do ex-prefeito Marcus Alexandre, e temos a Socorro Camêlo da prefeita Socorro Neri e a Silvânia Pinheiro do Gladson Cameli.

PURA ILAÇÃO

É pura ilação o tratamento institucional entre a prefeita Socorro Neri e o governador Gladson Cameli já ser visto como uma “aliança política”. Não seria simpático no momento à Socorro.

TRATAMENTO JORNALÍSTICO

A coluna foi uma das que mais cobrou e criticou o segundo mandato do ex-governador Tião Viana. É só ir aos arquivos. O mesmo tratamento, nós teremos em relação ao Gladson.

DESABAFO DE MÃE

“Eu fico chateada com certos comentários. Gladson assumiu o governo terça-feira, não tem nem uma semana e certas pessoas já querem que ele faça milagre. Todos sabem da situação que ele recebeu o Estado. Então eu peço. Dá um tempo para ele. Gladson vai arrumar o Estado, só precisa de tempo”. O desabafo foi feito por Linda Cameli, mãe do Gladson, em postagem no Facebook. Aliás, ela tem sido assídua freqüentadora das redes sociais.

VIVENDO AS BENESSES

Até o fim deste mês a deputada federal Marfisa Galvão (PSD), que assumiu como primeira suplente com a saída do titular Major Rocha (PSDB), estará sentindo o que é gosto do poder.

TESTE NO EXECUTIVO

O Coreinha, que assumiu a Fundação Cultural (é do quadro), na área de articulação política e comando de campanhas se encontra entre os melhores do Acre, no Executivo é uma área completamente diferente e com limitações. Não é do ramo artístico, isso terá que superar no diálogo com a categoria. Mas é um moço competente, não é um Zé das Couves qualquer.

Leia Também:  Coluna do Crica

ALEAC ENXUTA

O próximo presidente da Assembléia Legislativa tem que começar a pensar em construir uma nova sede para o Poder Legislativo. Os gabinetes da sede atual são verdadeiros cubículos.

BANCADA REDUZIDA

A bancada da oposição da próxima legislatura estará restrita aos deputados Daniel Zen (PT), Jonas Lima (PT), Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Jenilson Lopes (PCdoB). A FPA acabou na última eleição. Os deputados eleitos pela coligação já estão quase todos na base de apoio ao governo.

NÃO DUVIDEM

Não apostem contra. O senador Márcio Bittar (MDB) não vai ficar no baixo clero do Senado. É muito articulado. Não é qualquer um de um Estado de pouco peso político, como o Acre, que consegue chegar a ocupar a primeira secretária da Câmara Federal, como ele ocupou.

SURURU EM RODRIGUES ALVES

Não é só na capital que a ocupação de cargos virou uma briga. Em Rodrigues Alves também está havendo uma onda de protestos contra o prefeito Sebastião Correia, que importou de outros municípios os seus principais auxiliares e temem que isso contagie os cargos do governo. Que é isso, Bastião? Quem votou em você foi o eleitorado do seu município, atenta!.

OBSERVAÇÕES DO ZEN

“Luiz, sobre a tua primeira nota da coluna de ontem, segue uma singela contribuição. Acho que não está havendo condescendência ou bondade dos novos secretários do governo Gladson Cameli para com os companheiros da FPA. Está havendo uma carência dos tais aliados com competência técnica no seio da antiga oposição, atual situação. Eles tiveram muitos militantes que balançaram bandeira, fizeram campanha, torceram e votaram, mas não tem tanta gente que domina o dia-a-dia da gestão, que é massacrante. A burocracia cotidiana é uma máquina de moer gente: se não for bem manejada, faz ruir um governo e destrói reputações. Falo por experiência própria, pois fui ordenador de despesas durante oito anos e tive de estudar e me dedicar muito. As vezes é necessário contar com quem já estava, que já sabe como as coisas funcionam. Fora que, na Educação, a maioria são servidores efetivos – como o próprio secretário – até mesmo chefes e coordenadores de setores”. A observação é do deputado Daniel Zen (PT), líder do governo Tião Viana na ALEAC. Registro para debates.

A POPULAÇÃO ESTÁ FOCADA EM RESULTADOS

A maioria da população não está preocupada com quem fica do PT no novo governo ou não fica. A preocupação principal é que, por exemplo, problemas sérios como o crônico deficiente atendimento no sistema público de saúde e a violência que chegou a um nível insuportável no Estado sejam resolvidos. E foi para isso o grupo que governava o Acre por vinte anos foi varrido do poder. Qualquer outro tipo de discussão é periférico em função destes dois calos. A eleição terminou, os palanques foram desmontados, agora é cumprir as promessas de campanha. E nisso que o novo governador deve focar daqui em diante.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Coluna do Crica

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA