RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Menos violência e mais saúde estão entre os pedidos dos acreanos para 2019

Festa da Virada ocorre na Gameleira, em Rio Branco. Novidade esse ano é que fogos vão ter 30% menos barulho.

Publicados

Geral

Festa da Virada ocorre na Gameleira, em Rio Branco. Novidade esse ano é que fogos vão ter 30% menos barulho.

A família do vendedor Alexandro Barroso da Silva sempre passa a entrada de ano junta — Foto: Quésia Melo

Menos violência. Esse, sem dúvida, é o maior pedido dos acreanos para 2019. A festa da Virada em Rio Branco, capital acreana, ocorre nesta segunda-feira (1), no Calçadão da Gameleira, no Centro da cidade.

Estão sendo esperadas para a festa ao menos 30 mil pessoas. A novidade esse ano é que os fogos vão ter 30% menos barulho. O show pirotécnico vai ter duração de 15 minutos. A aposentada Joalita da Silva, de 58 anos, é uma das que está na Gameleira esperando a chegada do novo ano. Entre os pedidos, além de paz, ela quer saúde.

“Vim com minha filha. Para 2019 quero que essa violência diminua, eu fico triste quando aparece uma notícia que mataram alguém, têm vezes que eu até choro. Espero que Deus dê para todos nós paz, prosperidade, saúde e muitas felicidades”, pede.

Leia Também:  Secretaria de Obras realiza serviço de recuperação de Ruas e Praças em Epitaciolândia

Antônia Soares, de 54 anos, foi com a irmã aproveitar a festa e disse que pretende ter mais sapude no próximo anos — Foto: Quésia Melo

Antônia Soares, de 54 anos, foi com a irmã aproveitar a festa e disse que pretende ter mais saúde no próximo anos. “Muito amor ao próximo também. Queria ter mais saúde, esse ano fiquei muito doente”.

A família do vendedor Alexandro Barroso da Silva sempre passa a entrada de ano junta. Esse ano eles optaram em passar na Gameleira. Eles levaram bebidas, petiscos e até cadeiras.

“Viemos todos juntos, vim por causa deles. Quero mais paz e amor para o ano que vem. Peço que nossa cidade e nosso país melhore ano que vem e tenhamos um ano com menos violência, queremos um Acre melhor, de esperança. Vamos aproveitar a festa e nos divertir a noite toda”, fala.

Organização estima que público de ao menos 30 mil pessoas participe da festa da virada em Rio Branco, no Acre — Foto: Quésia Melo

Leia Também:  Procon notifica lojistas em Rio Branco que omitem preços de produtos nas redes sociais

Elissandra da Silva Rodrigues também escolheu a Gameleira para passar a virada de ano com a família. Ela espera que o ano de 2019 seja melhor, tenha mais emprego, paz e menos violência.

“2018 foi um ano difícil, que esse novo seja melhor. Todo ano a gente se reúne em família e vem se divertir. Que essa nova gestão melhore nosso estado, que a gente tenha uma festa melhor e que as pessoas continuem podendo trazer suas famílias para curtir em um lugar seguro”, finaliza.

Do G1 Acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

1º ciclo unificado de auditorias na pecuária da Amazônia: divulgados os resumos públicos por empresas

Publicados

em

Foto ilustrativa por rawpixel.com, em domínio público, via nappy.co

(MPF)  – O Ministério Público Federal divulgou os resumos públicos de resultados de cada empresa participante do primeiro ciclo unificado de auditorias na cadeia econômica da pecuária na Amazônia Legal.

Os resumos apresentam dados mais detalhados do que os divulgados no evento realizado em outubro de 2023 para anunciar os resultados. O ciclo marcou a primeira vez em que auditorias nessa cadeia econômica foram realizadas a partir de critérios idênticos para toda a Amazônia.

Foram divulgados resumos referentes a empresas que passaram por auditorias contratadas e, também, os resumos de resultados relativos a empresas que foram submetidas às chamadas auditorias automáticas. Confira aqui os resumos.

Dois tipos de auditorias – As auditorias contratadas são feitas por empresas independentes, cujas contratações estão previstas em acordos que vêm sendo assinados desde 2009 entre MPF, setores produtivo e empresarial e órgãos de fiscalização.

Já as auditagens automáticas são realizadas a partir de dados de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) dos fornecedores de empresas que não assinaram acordos com o MPF ou não contrataram auditorias próprias para avaliar suas compras.

Leia Também:  Com investimentos em tecnologia, mais de 80% dos veículos roubados ou furtados no Acre são recuperados

As checagens verificam se há controle da origem da matéria-prima, para que a legislação seja respeitada. O cumprimento da legislação evita, por exemplo, que sejam comercializados animais com origem em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA