Com redução de 70% nas doações, Hemoacre faz chamamento para reforçar estoque de banco de sangue

Hemoacre de Rio Branco pede que população se dirija até a unidade para abastecer o estoque para o fim de ano.

Com uma redução de cerca de 70% no número de doações, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), em Rio Branco, está com o estoque de banco de sangue em situação crítica. Para reforçar o estoque, o centro pede aos doadores que procurem a unidade para fazer doações.

“Para manter o estoque razoável, são necessárias 35 doações por dia, não estamos tendo isso desde a metade de novembro. Semana passada tivemos mais doações, mas foram direcionadas para um rapaz que foi baleado”, frisa a gerente do Centro, Elba Luiza.

Ainda segundo a gerente, o Hemoacre atende pacientes patológicos, com doenças crônicas, entre outros casos.

“Estamos com pacientes que estão internados há algum tempo e requer uma demanda muito grande de transfusão de sangue. Temos dificuldade de atender esses pacientes, estamos atendendo, mas com muita dificuldade. Pedimos que a população compareça ao Hemoacre, mas, infelizmente, as pessoas não estão comparecendo”, lamenta.

Elba acrescenta também que geralmente as doações reduzem no fim de ano, porém, esse ano o estoque está em situação crítica. A gerente ressalta que é necessário manter o estoque abastecido ao final do ano para atender possíveis emergências.

“Podem acontecer acidentes de trânsito, com arma de fogo, arma branca e têm os pacientes patológicos que precisam de doações. Tem ainda os pacientes da nefrologia, pacientes que têm doenças crônicas e ficam hospitalizados muito tempo. São várias possibilidades”, conclui.

Para doar, os interessados devem procurar o Hemocentro e apresentar carteira de identificação válida em todo o país. Menores de idade também podem fazer doações, desde que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis.

O Hemoacre funciona das 7h às 19h e as doações começam a ser captadas a partir das 7h15 até as 18h30. O hemocentro fica na Avenida Getúlio Vargas, n 2.787. Para mais informações, o Hemoacre disponibiliza o telefone (68) 3228-1494.

Por Aline Nascimento, G1