FEM e ConCultura realizam a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Cultural Acreano

O Theatro Hélio Melo foi palco da entrega da Comenda da Ordem do Mérito Cultural Acreano na sexta-feira, 21. Quatro personalidades do meio artístico-cultural receberam a homenagem.

Por Rose Farias 

Com apresentações culturais, em sua oitava edição, a comenda foi entregue in memorian ao bailarino e coreógrafo Alexandre Matos de Souza, o Alex Matos e ao cantor e compositor José Jorge Carvalho Cardos, o Jorge Cardoso. Os demais agraciados foram Maqueson Pereira da Silva, e Guajarina Margarido.

O ato de outorga e entrega da placa e diploma contou com a presença da vice-governadora Nazareth Araújo, da primeira-dama Marlúcia Cândida, do deputado estadual Daniel Zen, Karla Martins, presidente da FEM, do diretor teatral Lenine Alencar, presidente do ConCultura, além de conselheiros, artistas fazedores de cultura e familiares dos agraciados.

Organizada pelo governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), e pelo Conselho Estadual de Cultura (ConCultura), a Ordem instituída em 2011, é uma forma de valorizar aqueles que, de alguma forma, doaram sua arte e conhecimento para o fortalecimento da cultura do Acre, propagando-a mundo afora.

Os homenageados foram escolhidos por meio de uma seleção feita por uma comissão do ConCultura, que consulta à comunidade e ao mesmo tempo propõe nomes dos que podem receber o prêmio.

“Tenho a satisfação de ter participado deste momento em que criamos essa modalidade cultural como uma forma de reconhecer aqueles que têm dado e deram a contribuição para a história da nossa cultura. Muitos ainda precisam ser homenageados nesse grande caderno de acontecimento da cultura acreana ”, disse Lenine Alencar.

“É uma homenagem pelos relevantes trabalhos desenvolvidos na nossa sociedade, cada um na sua área, dona Guajarina na cultura popular, o Maquesson na sua bela marchetaria, e os demais agraciados, como o Jorge Cardoso com sua discografia maravilhosa, e o Alex Matos por seu trabalho na dança e cultura popular”, comentou Daniel Zen.

Na oportunidade foi lançada a revista Cultura em 10 Atos, publicação do ConCultura, organizada por Flávia Bulamarqui e impressa com o apoio do gabinete do deputado Daniel Zen. A publicação traz a história da FEM e seus presidentes, a estrutura do ConCultura, seus conselheiros e os agraciados com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Acreano até 2017.