RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

Nome político da oposição

O cenário para 2019 na Assembléia Legislativa será o inverso desta legislatura que se encerra. Deputados que eram da oposição ao PT passarão a formar a base de apoio do novo governo eleito pela coligação que apoiaram.

Publicados

Crica

O cenário para 2019 na Assembléia Legislativa será o inverso desta legislatura que se encerra. Deputados que eram da oposição ao PT passarão a formar a base de apoio do novo governo eleito pela coligação que apoiaram.

E os deputados do PT, cujo partido perdeu a disputa do governo, vão virar oposicionistas. É a velha história da baladeira que virou vidraça e vice e versa. O PT chegará na ALEAC fragilizado. Perdeu dois deputados combativos, Leila Galvão e Lourival Marques. O deputado Jonas Lima (PT) tem as suas limitações. O PCdoB elegeu os deputados Jenilson Lopes e Edvaldo Magalhães. Podem ser um componente forte no contraponto ao governo Gladson Cameli. Mas a aposta para ser o grande protagonista da oposição futura, na ALEAC, está centrada no deputado Daniel Zen (PT). E por muitos motivos. Foi um parlamentar atuante, bom no debate da tribuna, lúcido nas colocações, se expressa bem, enfim, tem todos os requisitos para vir ser o destaque político da oposição em 2019. Uma coisa é líquida e certa na política: é muito mais cômodo ser oposição que governo.

CANDIDATURA MANTIDA

O deputado Géhlen Diniz (PROGRESSISTA) me disse ontem que, a sua candidatura a presidência da Assembléia Legislativa está mantida e que vai tentar se viabilizar.

NENHUM PEDIDO

Géhlen Diniz nega que o governador eleito Gladson Cameli lhe pediu para retirar seu nome da disputa. “Nunca”, disse. E por isso não vê a sua candidatura como confronto com o governo.

JURUÁ FERVENDO

As prisões de advogado, cabo-eleitoral, vereador, empresário, acontecidas em Cruzeiro do Sul, pode ser um grande complicador ao deputado Josa da Farmácia. Delação premiada é moda.

MAIS QUATRO NA ALÇA DE MIRA

A nota com informação de um deputado derrotado de que “cinco” deputados iriam se complicar com a justiça começa a tomar contorno real, com esta operação no Juruá.

ARTICULAÇÃO POLÍTICA

O vice-governador eleito Major Rocha tem atuado como um articulador político do futuro governo com a Assembléia Legislativa. Só esta semana, ele esteve duas vezes na ALEAC.

É DO RAMO

O vice-governador Major Rocha tem a vantagem de ser do ramo ao atuar na articulação política. Na política é mais pragmático se conversar com Vice-Rei, que com o enviado do Rei.

INSISTINDO NA ROUBADA

Os deputados federais derrotados Sibá Machado (PT), Léo de Brito (PT) e o senador Jorge Viana (PT) perderam muitos votos na última eleição por colarem suas imagens ao “Lula Livre!”. O JV aprendeu a lição. Sibá e Léo, não. Estão no grupo patético de vigília natalina ao Lula.

DEMOCRACIA TEM CONTRADITÓRIO

Pode ter sido uma cena patética de derrotados do PT, mas o pequeno grupo que foi se manifestar contra o Gladson Cameli no ato de diplomação, exerceu uma ação democrática.

Leia Também:  Coluna do Crica

SAIU POR CIMA

O novo chefe da casa civil, Ribamar Trindade, em que pese a cara feia de alguns políticos aliados, se saiu muito bem na articulação para aprovar a Reforma Administrativa, na ALEAC.

FIM DE ANO CONTURBADO

O ano de 2018 vai se encerrando muito conturbado na área política, com prisões de prefeitos, vereadores, deputado, blitz em prefeituras, e com a perspectiva de novos acontecimentos.

AULA SOBRE PREVIDÊNCIA

O José Anchieta deu uma entrevista esclarecedora ao “Bar do Vaz” sobre o ACREPREVIDÊNCIA. Discutir de quem é culpa não é caso, o governo do Acre desembolsa ao mês 40 milhões para completar a folha dos aposentados. A tendência é que a sangria aumente no próximo governo.

CORDA NO PESCOÇO

A cara de abatimento do Tião Viana e seus secretários na coletiva de ontem, foi visível. Garantido só dezembro e o 13º salário continua incerto para o funcionalismo como um todo. Há garantia de pagamento do 13º só para 17 mil servidores, no qual está incluída a Educação. O restante entre em oração. Cenário desolador. O abacaxi vai cair no colo do Gladson Cameli.

RABO DO VEADO

Os secretários e demais cargos comissionados amarrem a indenização no rabo de um veado, soltem no campo, e vão correr atrás para pegar. A informação que tenho é que será mais um abacaxi a ser jogado no colo do Gladson Cameli. E com certeza não será prioridade para pagamento imediato no futuro governo. Na base do devo, não nego, mas pago quando puder.

APOSTOU ERRADO

Um secretário do governo amigo explicou ontem que o erro do Tião Viana foi não ter feito cortes de comissionados quando a economia escureceu, preferiu apostar na melhoria do FPE. Esqueceram de falar para ele que os repasses dos valores do FPE não são lineares, oscilam.

CLIMA DE PREOCUPAÇÃO

Conversei ontem com membros da cúpula do futuro governo sobre esta situação que será herdada. Nenhum quis fazer uma previsão de pagamento para a primeira parcela do FPE do dia 10. Pelo que deduzi, a tendência é de parcelamento. Mas, eles querem primeiro ver o tamanho financeiro da herança de dívidas do funcionalismo que vão receber para fazer uma projeção. Há outros assuntos preocupantes como a indenização no Pró-Saúde. O vice-governador eleito Major Rocha, com quem falei ontem à noite defende uma auditoria no Pró-Saúde, por ter informação que gente que mora fora recebe e há profissionais de outras áreas recebendo no órgão

CENÁRIO DE MUITA DIFICULDADE

O cenário que está desenhado para o governo Gladson Cameli, é de dificuldades econômicas. Já começa janeiro com 40 milhões reservados para cobrir o déficit do ACREPREVIDÊNCIA.

CONTINUA NA POLÍTICA

A deputada Leila Galvão (PT) não deverá encerrar a carreira política com a sua inesperada derrota. Manterá a mesma rotina de parlamentar e se preparando para a eleição de 2022.

Leia Também:  Coluna do Crica

SÉRIA DIFICULDADE

Brasiléia será um município em que a oposição terá dificuldade na eleição de 2020, quando haverá disputa para prefeito. É que quase todas suas lideranças estão encrencadas na justiça.

NOMES SURGINDO

Em Rio Branco nomes começam a surgir como possíveis candidatos a prefeito em 2020. Alan Rick (DEM), Minoru Kinpara (REDE) e Coronel Ulisses Araújo (PSL). A prefeita Socorro Neri não se posicionou se disputará a reeleição, tudo dependerá como estará no ano eleitoral.

COM QUE ROUPA VAI O PT?

No quadro da eleição municipal de 2020 é de se perguntar com que roupa irá o PT para o baile das urnas: com candidatura própria? Apoiará a reeleição da Socorro Neri? Está tudo no ar.

CENÁRIO SEM CARGOS

O PT, no Acre, depois da fragorosa derrota na última eleição ficou fragilizado politicamente. A sua principal liderança que estava na disputa, o senador Jorge Viana (PT), não se reelegeu. E terão que raciocinar em um cenário desfavorável: não há mais o governo para dar cargos.

PERDEU A MILITÂNCIA

O que deu para sentir na última eleição foi que o PT não tinha mais a militância aguerrida de quando era oposição. Seus militantes se transformaram em ociosos burocratas. A campanha foi feita por ocupantes de cargos de confiança, com pouco ativismo, certos que era mais uma eleição ganha. Para a derrota foi um passo. Agora bateu a realidade. Correr atrás de emprego.

EM LIBERDADE

A justiça colocou em liberdade ontem o dirigente do PRB, Diego Rodrigues. Era previsto. Não havia motivo relevante

NÃO ESTAVA EM NENHUM DOS PLANOS

Foi de desolação a entrevista de ontem do governador Tião Viana, cercado de secretários mais próximos. Aquela festa que o PT sempre ostentava quando anunciava o pagamento do 13º salário e o mês de dezembro juntos, se transformou em clima de velório. De velório porque quebra aquele mantra petista de que somente os seus governos pagavam em dias e a oposição incompetente é que atrasava salários. Aliás, este mote foi usado muito durante a campanha para governo pela equipe de marketing político do candidato a governador Marcus Alexandre (PT). Bateram nesta tecla em todos os programas eleitorais. Na verdade, o PT jogou todas as suas fichas que venceria o governo e assim as pendências que ficassem seriam resolvidas pelo sucessor. Deu chabu. A oposição depois de vinte anos ganhou a eleição fazendo como se diz no popular: barba, cabelo e bigode. A política costuma pregar peças aonde menos se espera. E o PT que tanto criticava a oposição por atrasar salários dos servidores, está atrasando. E agora, José?

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Coluna do Crica

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA