Ufac oferta 28 vagas para o primeiro curso de mestrado no Campus de Cruzeiro do Sul, no Acre

Inscrições vão estar abertas a partir do dia 2 de janeiro de 2019, pelo site da Ufac. No edital, constam todas as informações para a realização da inscrição e também os detalhes do curso.

O edital para o primeiro curso de mestrado do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do estado, foi publicado no dia 12 deste mês. As inscrições vão estar abertas a partir do dia 2 de janeiro de 2019. Vão ser 28 vagas para uma turma de mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, sendo 20 destinadas para ampla concorrência e o restante para cotistas.

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve fazer sua inscrição por meio do site da Ufac até o dia 31 de janeiro e apresentar, além de outros documentos, diploma de conclusão de ensino superior, ou certidão de conclusão de graduação, ou ainda, declaração de que está concluindo o curso de graduação. No edital, constam todas as informações para a realização da inscrição e também os detalhes do curso.

De acordo com a professora doutora Maria José Morais, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens do Campus Floresta da Ufac, os candidatos vão ser submetidos a duas etapas eliminatórias para concorrer às vagas do curso. Na primeira, consta uma prova escrita dissertativa, que vai ser realizada no dia 20 de fevereiro de 2019, e a segunda é a análise de um projeto de pesquisa que deve ser feito no período de 19 a 22 de março.

“O desejo da universidade é que tenha uma participação maciça de toda a comunidade do Vale do Juruá. Por isso, estamos divulgando, porque há tempo temos a necessidade de um curso de mestrado para nossa região”, destacou a coordenadora.

Para a coordenadora do Centro de Educação e Letras da Ufac, Profa. Dra. Dolores Pinto, a inclusão de um curso de mestrado no campus de Cruzeiro do Sul, vai evitar que os professores do Juruá necessitem viajar para outros centros para fazer a especialização.

“Tivemos uma boa notícia e vibramos muito, porque é para o benefício da sociedade. Pensamos no quanto a universidade pode fazer a diferença e agora qualificando os professores da educação básica e isso vai, com certeza repercutir na qualidade do ensino”, garante dolores.

O resultado final da seleção dos aprovados para realizar o curso será divulgado no dia 1 de abril. O início das aulas do primeiro mestrado do Campus da Ufac de Cruzeiro do Sul ainda não tem data marcada. O curso vai ter duração mínima de 24 meses.

Por Mazinho Rogério, G1