RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Manoel Urbano: Prefeito Tanísio inicia demissões de servidores concursados

Publicados

Política

O município tem para receber R$ 14 milhões de emendas individuais, mas o Governo Federal está segurando o recurso até que a prefeitura chegue ao limite de 54% da folha de pagamento.

O prefeito de Manoel Urbano, Tanísio de Sá, se reuniu com os servidores nessa segunda-feira para anunciar que vai ter que exonerar funcionários de carreira para não perder repasses federais. O município tem para receber R$ 14 milhões de emendas individuais, mas com a folha de pagamento chegando a quase 70% do orçamento, o Governo Federal está segurando o recurso até que a prefeitura chegue ao limite de 54%.

Tanísio já fez a lista de demissões. De 395 servidores que passaram em concurso público vai ter que exonerar ou demitir quase 100.

Primeiramente, serão 42 vigias: os prédios públicos agora terão apenas câmeras de segurança. Em seguida, serão 29 servidores distribuídos em várias secretarias.

Por telefone, o prefeito informou que não tem outra saída. Já retirou todos os cargos comissionados, as funções gratificadas, reduziu as secretarias a apenas cinco, mas a folha de pagamento continua inchada.

Leia Também:  ‘É questão de honra apoiar Ilderlei e Zequinha na eleição de Cruzeiro,” afirma Gladson Cameli

“Se não retirar do quadro não vou consegui reduzir minha despesa com a folha. Com isso, o município para porque não vou receber dinheiro. Infelizmente essa é a saída”, explicou.

O artigo 169 da Constituição Federal prevê que se a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, adotarem as medidas de contenção de despesas com pessoal e elas não forem suficientes, eles podem, em último caso, exonerar o pessoal concursado até adequar os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Veja o Vídeo: 3 de Julho Entrevistas

Veja nesta entrevista o trabalho desenvolvido pelo Movimento de reintegração das Pessoas que contraíram a Hanseníase, e conheça mais sobre esta doença, Curta a nossa página do Facebook 3 de Julho Noticias – A voz da Fronteira e se inscreva no nosso canal do YouTube 3 de Julho Noticias e lembre-se de ativar as notificações clicando no sininho.

Veja o Vídeo: 3 de Julho Entrevistas

Veja nesta entrevista o Gerente regional do Sebrae, Jorge Saad, explicando as principais ações do Sebrae durante o primeiro semestre e quais foram as principais atividades do Sebrae voltadas para o agronegócio, indústria e comércio, Curta a nossa página do Facebook e se inscreva no nosso canal do YouTube e lembre-se de ativar as notificações clicando no sininho.

Leia Também:  Ilderlei Cordeiro fatia cargos em troca da presidência da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul

Com informações de Senaonline.com

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Ao votar favorável a projeto do TJAC, deputado Edvaldo Magalhães defende reajuste para todos os servidores do Estado

Publicados

em

Deputado Edvaldo Magalhães  – Foto: Assessoria

Ao votar favorável ao projeto de reajuste de 4,62% para os servidores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), nesta quarta-feira (24), o deputado estadual Edvaldo Magalhães defendeu que o reajuste das perdas inflacionárias também seja estendido a outras categorias de trabalhadores, por parte do Poder Executivo, além da revisão dos planos de cargos, carreiras e remunerações, da Educação e Saúde, por exemplo.

Ao discutir a matéria nas Comissões de Constituição e Justiça, de Serviço Público e de Orçamento e Finanças, Edvaldo Magalhães disse que é preciso avançar no debate, sob pena da Assembleia conviver com a narrativa de que umas categorias podem mais que outras.

“Nós temos uma pendência grande no tocante à Educação, que diz respeito ao piso nacional do magistério reajustado já partir do início desse ano e nós temos a discussão da famosa tabela salarial. Nós temos uma pendência com relação aos trabalhadores da Saúde, que é a sua velha, antiga e necessária bandeira, que é a construção do seu PCCR. O sistema de Segurança Pública, inclusive, amanhã, estará presente com as diversas categorias que integram a Segurança Pública: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Iapen, ISE, Polícia Penal. Todas essas categorias com discussão e pautas específicas. Nós vamos precisar avançar nisso. Vai ficar esquisito para o conjunto dos servidores públicos, porque uns podem e outros não. Essa vai ser a discussão que vai ficar permanentemente frequentando o plenário da nossa Casa. Faço essas observações”, afirmou.

Leia Também:  Ilderlei Cordeiro fatia cargos em troca da presidência da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul

A respeito do projeto, o parlamentar parabenizou o Tribunal de Justiça por estar repondo as perdas salariais anualmente, mantendo uma constância. “A observação que gostaria de fazer é parabenizar o Tribunal de Justiça por estar mantendo com a constância necessária o reajuste e a reposição das perdas dos seus servidores. No ano passado, houve um reajuste geral de 10%. Portanto, um percentual acima da inflação do ano anterior, repondo perdas de anos anteriores, não é um aumente real, mas é uma reposição de perdas. E agora vamos apreciar uma reposição de 4,62%, repondo os índices do ano passado. Isso está ocorrendo após essa Casa, lá atrás, ter feito um aumento dos percentuais dos poderes. E muito importante o papel que a Assembleia cumpriu”, finalizou Edvaldo Magalhães.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA