RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Saúde

Cruzeiro do Sul continua vacinando público-alvo contra a gripe

A cidade deveria vacinar 17.569 pessoas e já vacinou 17.580. Em Rodrigues Alves, coordenador acredita que não deve alcançar a meta.

Publicados

Saúde

A cidade deveria vacinar 17.569 pessoas e já vacinou 17.580. Em Rodrigues Alves, coordenador acredita que não deve alcançar a meta.

Mesmo ultrapassando a meta, Cruzeiro do Sul continua vacinando público-alvo contra a gripe (Foto: Adelcimar Carvalho)

Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, foi a primeira cidade acreana a atingir a meta de vacinação contra a gripe estabelecida pelo Ministério da Saúde. Porém, muitas cidades brasileiras ainda não alcançaram as metas e a campanha foi novamente prorrogada até o dia 29 de junho.

A cidade deveria vacinar 17.569 pessoas e já vacinou 17.580, ultrapassando 100% da meta. Mesmo assim, a cidade continua vacinando somente o público-alvo.

Enquanto isso, a vizinha, Rodrigues Alves, acredita em superestimação de meta e diz ter dificuldade para alcançar o estabelecido pelo ministério.

Thayana Félix, coordenadora Municipal de Imunização de Cruzeiro do Sul, diz que prorrogação será cumprida.

“Vamos aguardar o final da campanha, que foi mais uma vez prorrogada, até o dia 29 e permanecemos vacinando somente os grupos prioritários. Somente a partir do dia 2 é que vamos liberar para a população em geral. Ainda não sabemos quantas doses serão destinadas para o município. Temos vacinas nas unidades de saúde e em nossa rede de frios. Temos cerca de mil doses”, disse.

Leia Também:  Pesquisa diz que 40% das mulheres Jovens não usar amisinha

Enquanto uns comemoram, outros municípios ainda correm atrás de alcançar a meta e farão busca ativa nessa nova prorrogação de prazo da campanha.

É o caso de Rodrigues Alves, onde o secretário municipal de Saúde, Júlio Martins, levanta suspeita que a meta da cidade está superestimada.

“Não temos 345 trabalhadores da saúde para vacinar. Esse número é superestimado. As pessoas vacinavam e colocavam como trabalhadores da saúde. Isso é uma estimativa errada. Não chegamos a 250 profissionais nesta área”, alega.

Martins diz que a cidade deve ter dificuldade para atingir a meta, que é de 3.441 pessoas imunizadas.

“Vacinamos 2.583, uma cobertura de 76% do que foi estabelecido pelo ministério. Vamos fazer busca ativa nas áreas, principalmente, nas crianças que estamos com 61% da meta. Acho que nosso índice está fora do normal. É superestimado e dificilmente vamos atingir essa meta”, completa.

Plantão 3 de Julho Notícias 8ª Edição

Caos na Educação de Epitaciolândia: O vereador Alcione Ferreira esteve na escola rural Castelo Branco, onde constatou que o direito de um local apropriado para os alunos estudarem está sendo violado pela gestão do Prefeito Tião Flores, pois a escola está oferecendo riscos para as crianças e funcionários, é possível ver nas imagens que a caixa d’água da escola está apresentando um grande risco de desabar por conta que a madeira que a sustenta apodreceu.

Leia Também:  Acre registra 204 novos casos confirmados de coronavírus e 9 óbitos decorrente da doença

Por Adelcimar Carvalho, G1 Acre

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Saúde

Prefeitura de Porto Walter inicia vacinação contra a dengue para público entre 6 à 16 anos

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Porto Walter recebeu nesta Quinta-feira (11), o 1º lote enviado pela Secretaria de Estado em Saúde, contendo 200 doses de vacina contra a Dengue.

As doses, seguindo a nota técnica disponibilizada, devem ser aplicadas em crianças e adolescentes entre 06 à 16 anos. A medida foi adotada pela Coordenação Estadual de Imunizações, em caráter temporário, devido ao baixo número de doses aplicadas em todo o Acre.

A Secretária de Saúde Ana Flávia Melo e a Coordenadora da Atenção Básica, Daiane Sousa, acompanharam o início da vacinação na UBS Estephan Barbary.

“Recebemos as primeiras doses, e já vamos implementar nossas estratégias de vacinação para garantir uma cobertura vacinal abrangente e eficaz, prevenindo complicações graves da Dengue”, disse a gestora.

Para os adolescentes de 6 a 16 anos de idade, está recomendado o esquema de duas doses (D1 + D2) com intervalo mínimo de 3 meses. A vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde -SUS, em 21 de dezembro de 2023.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Unidades de saúde serão fortalecidas com emendas parlamentares
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA