MP quer saber porque prefeitura de Cruzeiro do Sul contratou empresa mesmo tendo usina de asfalto no Município

Órgão observou que usina do município estava operando com grande capacidade de produção, diferente da usina contratada e vai investigar. Prefeitura diz que compra material em situações ‘emergenciais’.

Prefeitura de Cruzeiro do Sul contratou empresa mesmo tendo usina de asfalto em funcionamento, segundo MP-Acre

Ministério Público do Acre (MP-AC) abriu um inquérito civil para investigar porque a prefeitura de Cruzeiro do Sul contratou uma empresa, mesmo tendo uma usina de asfalto em funcionamento. O documento foi publicado nesta quarta-feira (13) no Diário Eletrônico do órgão.

O controlador geral do município de Cruzeiro do Sul, Tárcito Batista, informou que ainda não foi notificado do inquérito e confirmou que existe uma licitação com uma empresa que está vigente desde dezembro 2016. Segundo ele, o município recorre à empresa em situais “emergenciais”.

“A usina da prefeitura ficou alguns dias inoperante, foi comprado algum material para fazer o emergencial. Ela [usina] sempre passa por manutenção, é um equipamento que não trabalha 365 dias por ano, quebra e precisa de manutenção. Então, a gente aproveitou, em alguns casos emergenciais, para comprar o asfalto que estava precisando no período”, disse o controlador.

Batista afirmou que a usina municipal, por ser muito grande e ter um custo alto, é ideal para recapeamento. Segundo ele, no caso de operações pequenas, como de tapa buracos, acaba sendo mais econômico comprar de usina pequena.

Conforme o MP, a prefeitura tem uma usina de asfalto operando com “grande capacidade de produção” e mesmo assim, fez um processo licitatório para adquirir asfalto e a aplicação.

O documento aponta que, durante fiscalização do órgão na cidade do interior do Acre, foi observado que a usina municipal opera com maior capacidade de produção do que a usina contratada.

O MP determina que o secretário de Obras do município seja notificado e que se pronuncie em um prazo de 10 duas, sob pena de incidir no crime de desobediência. Um empresário também deve ser ouvido na sede do MP.

Telejornal 3 de Julho 13ª Edição

Veja nesta edição as principais noticias da semana: Entre elas, Prefeito Tião Flores tenta distorcer a verdadeira imagem do município de Epitaciolândia, no Centro tudo limpo e iluminado, já nos Bairros a realidade é outra, o homicídio ocorrido em Epitaciolândia e também na cidade de Cobija, Curta a nossa página do Facebook e se inscreva no nosso canal do YouTube e lembre-se de ativar as notificações clicando no sininho.

3 de Julho Entrevistas 5ª Edição

Veja nesta entrevista o trabalho desenvolvido pelo Movimento de reintegração das Pessoas que contraíram a Hanseníase, e conheça mais sobre esta doença, Curta a nossa página do Facebook 3 de Julho Noticias – A voz da Fronteira e se inscreva no nosso canal do YouTube 3 de Julho Noticias e lembre-se de ativar as notificações clicando no sininho.

Por Iryá Rodrigues, G1 Acre