RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Educação

Estudantes do Ifac participam de expedição na APA do Lago do Amapá

A aula de campo viabilizou um passeio pela trilha da APA do Lago do Amapá, com direito a paradas para contemplação da fauna e flora.

Publicados

Educação

A aula de campo viabilizou um passeio pela trilha da APA do Lago do Amapá, com direito a paradas para contemplação da fauna e flora.

Por Maria Meirelles 

Rica em biodiversidade de fauna e flora, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago do Amapá, situada em Rio Branco, é um dos redutos de pesquisa acadêmica. Nesta semana, estudantes do curso de Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) realizam aula prática na unidade de conservação.

Gerida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a APA do Lago do Amapá também atrai os amantes de atividades ao ar livre. O coletivo Travessias na Floresta, por exemplo, promove trilhas no local, a fim de proporcionar maior integração entre meio ambiente e pessoas, ao mesmo tempo em que fomenta o turismo ecológico.

Os alunos estiveram acompanhados, dos docentes do Ifac, conheceram a dinâmica da gestão da UC, sua criação, implantação e legislação. A expedição passou pelo encontro das águas dos rios Acre e Rola, onde existe a extração de areia – principal atividade econômica da APA.

Leia Também:  Com os cortes do Governo Temer, UFAC e IFAC correm risco de fechar

A aula de campo viabilizou um passeio pela trilha da APA do Lago do Amapá, com direito a paradas para contemplação da fauna e flora. A proposta é que as observações e ponderações sobre a UC, dos alunos e professores, sejam discutidas na sala de aula.

“Estamos abertos a parcerias para fomento de pesquisas, que gerem informação tanto para as instituições quanto para a gestão da APA”, destacou a gestora da Área de Proteção Ambiental, Mirna Caniso, salientando ainda que “esses momentos nas UCs reforçam os potenciais desses territórios, como laboratório natural, influenciando na formação de mão de obra qualificada, por meio das aulas práticas.”

3 de Julho Entrevistas 3ª Edição

Veja a entrevista com o Presidente da Câmara de Vereadores de Brasileia, Rogério Pontes que conta um pouco sobre sua trajetória política e sobre os trabalhos do Poder Legislativo. Curta a nossa página do Facebook e se inscreva no nosso canal do YouTube e lembre-se de clicar no sininho, assim você estará ativando as notificações e terá mais facilidade de acessas nossos conteúdos.

Leia Também:  Acre celebra conquistas no Dia Mundial da Alfabetização

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Educação

Prefeito Zequinha Lima inaugura escola Rodrigues e Silva no Ramal da Fundiária/Pelado, Ramal 2

Publicados

em

Realizando um sonho dos moradores da Fundiária/Pelado, Ramal 2, na BR-364, a prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul inaugurou nesta quarta-feira, 17, na localidade, a Escola de Ensino Fundamental Anexo Rodrigues e Silva. O investimento foi de R$ de 170 mil e a unidade de ensino vai para atender crianças do Ensino Fundamental I.

A escola foi construída de forma mista sendo o piso e banheiros de alvenaria, contendo ainda, uma sala de aula, uma cozinha e secretaria escolar. O poço artesiano feito no local vai atender à escola e aos moradores com água potável. A secretaria Municipal de Educação entregou kits escolares para os alunos.

Marcelo Muniz, o morador mais antigo da comunidade, destacou as dificuldades para as crianças da localidade estudarem antes desta inauguração. ” Nossas crianças precisavam caminhar mais de 8 quilômetros para irem a escola, era muito difícil. Hoje ver essa escola aqui é um momento muito importante em nossas vidas. Agradecemos ao prefeito Zequinha e toda sua equipe pela realização desse sonho”, disse Marcelo.

Leia Também:  Concurso Depen: Autorizado! Salários de R$5.403,95. Nível Médio

O vice presidente da comunidade, Osmildo Pinto, disse que a escola vem para atender as crianças que estavam sem estudar devido às dificuldades de acesso à unidade de ensino mais próxima. “Hoje é um dia histórico, nossas crianças agora poderão estudar ao redor de casa, em uma escola linda. Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito pela pela escola que está nos entregando”, destacou.

“Esse é o jeito do prefeito Zequinha Lima fazer gestão, garantindo dignidade, cidadania e educação aos filhos dos produtores. Aqui as crianças não terão mais que andar quase 20 quilômetros para ir e vir da escola e nem ficar sem estudar devido às dificuldades”, relatou o secretário Municipal de Educação, Edvaldo Gomes.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Melo e Zaldo Mototaxi, João Keleu estiveram na inauguração. ” Na zona rural e na cidade, o prefeito Zequinha Lima dá a mesma atenção para a educação. Estão de parabéns a gestão, os estudantes e a comunidade”, citou Franciney Melo.

O prefeito Zequinha Lima destacou os investimentos realizados na educação dos filhos dos trabalhadores rurais. ” É uma preocupação nossa levarmos educação onde nunca teve, independente do local onde as pessoas estejam por isso estamos inaugurando mais um investimento na área rural e da educação. Aqui na fundiária do Ramal 2 estamos entregando uma escola com qualidade, uma escola que vai proporcionar conforto aos filhos dos produtores rurais, uma escola com piso de alvenaria, com poço e todas as condições favoráveis para o ensino aprendizagem”, conclui o prefeito.

Leia Também:  Tarauacá terá primeira escola de Ensino integral da região

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA