RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Geral

Iapen divulga relação dos 11 presos que fugiram do presídio na capital

Diretor do Iapen diz que todas as medidas para recapturar os presos estão sendo tomadas

Publicados

Geral

Diretor do Iapen diz que todas as medidas para recapturar os presos estão sendo tomadas

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) divulgou na manhã deste domingo (6) – após a contagem dos detentos de todos os pavilhões do presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC) – a lista de 11 integrantes da facção Comando Vermelho que fugiram na madrugada de hoje do “pavilhão A”.

Segundo os gestores do Iapen, a fuga em massa teria acontecido durante a madrugada, quando os presos fizeram um buraco em uma das celas e conseguiram fugir da unidade prisional e pularam a muralha sem os agentes penitenciários que estavam de plantão percebessem a movimentação.

A direção do presídio informou que as circunstâncias da fuga estão sendo apuradas e que todas as forças policiais estão cientes e alertas realizando buscas para localizar os fugitivos. Está é a terceira que acontece no complexo penitenciário de Rio Branco registara pelo Iapen neste ano.

Na fuga anterior comunicada pela direção do complexo prisional da Capital, fugiram nove reeducando com ajuda de um andaime que foi deixado por uma empresa terceirizada que realizava uma construção no local. Entre os presos que se tornaram evadidos do sistema Prisional estão:

Leia Também:  Em Brasiléia Banco é condenado por fraude em assinatura de contratos

– Geilson Ferreira de Oliveira

– Odilio Bezerra da Costa

– Marcelo Pereira Barbosa

– Carlos Henrique Costa Lima

– Valdenir de Lima Silva

– Francisco Altevir da Silva

– Ivan Silva de Freitas

– Alexandre da Silva Uchoa

– Halyson Rebouça Batista

– Tiago Costa Pereira

– Cidicley de Melo Martins

Diretor do Iapen diz que todas as medidas para recapturar os presos estão sendo tomadas

O diretor-presidente do Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Aberson Carvalho, divulgou uma nota de esclarecimento informando que todas as medidas administrativas já foram tomadas bem como as medidas judiciais cabíveis para a capturas dos fugitivos.

Ele afirma que um processo administrativo foi instaurado para apurar as circunstâncias da fuga e apontar onde houve falhas. “As polícias Civil e Militar foram acionadas e seguem as buscas no sentido de recapturar os foragidos e devolvê-los à justiça para que sejam devidamente penalizados”.

O gestor destaca que o Sistema Penitenciário estaria passando por obras de reestruturação para reforçar a segurança da complexo prisional e para abrir mais de 2 mil novas vagas e assim tornar mais difícil situações de fuga como as que aconteceram nos primeiros meses do ano.

Leia Também:  Sistema penitenciário no Acre já tem mais de 100 casos de Covid-19 confirmados entre servidores

Fonte: ac24horas

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Geral

Justiça do Trabalho do Acre e Rondônia lidera ranking nacional por desempenho de Varas da Justiça do Trabalho

Publicados

em

Resultado no IGest posiciona Tribunal como referência em excelência administrativa – Foto: Secom/TRT-14

(Secom/TRT-14) – A Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre teve seu desempenho avaliado no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) entre o período de janeiro a dezembro de 2023, e os resultados colocaram o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) no topo do ranking nacional elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. 

A última atualização, em 17/04/2024, revelou que 26 varas do trabalho do TRT-14 se destacaram no 1º quartil (grupo), enquanto outras 6 ficaram no 2º quartil, entre um total de 1.569 varas no país. O desempenho das 26 Varas do Trabalho do TRT-14 representa 81,25% do total de varas nos estados de Rondônia e Acre. (confira o quadro)

Das 32 varas do TRT-14, 26 estão no grupo dos 25% melhores resultados em relação às demais varas trabalhistas do Brasil

O desembargador Osmar J. Barneze, presidente e corregedor do TRT-14, parabenizou magistrados(as), servidores(as) e equipes pelo trabalho e dedicação em prol da Justiça e da cidadania. “Estamos muito orgulhosos do desempenho excepcional de nossas varas no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho. Esse resultado reflete o comprometimento de todos e todas em oferecer uma administração judiciária de qualidade e eficiência. Continuaremos trabalhando incansavelmente para manter e superar nossos padrões de excelência, garantindo assim um serviço judiciário cada vez melhor para a população de Rondônia e Acre”, destacou. 

Leia Também:  Mãe corta órgão genital do filho e depois tenta cola

Resultado IGEST

O Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest) foi criado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho com o propósito de aprimorar a gestão das varas do trabalho em todo o país. O IGest analisa todas as 1.569 unidades judiciárias de 1º Grau e oferece um indicador numérico que resume os dados estatísticos relacionados, o que engloba acervo processual, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho. 

O primeiro quartil separa 25% das varas que possuem os melhores indicativos e o IGest proporciona uma avaliação do desempenho de cada vara, permitindo análises em nível nacional, regional ou de acordo com diferentes faixas de movimentação processual.

São Miguel do Guaporé possui a 6ª melhor VT do Brasil

A Vara do Trabalho de São Miguel do Guaporé (RO) alcançou a 6ª posição no Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho. No último ano foi constatada uma melhora no percentual de varas no primeiro quartil em comparação com a divulgação anterior, resultando na recuperação do TRT- RO/AC como o tribunal com maior número de varas do primeiro grupo. 

Leia Também:  Após 2 meses, inquérito da explosão em hospital que matou 2 servidores não foi fechado

Além da VT de São Miguel do Guaporé, outras unidades se destacaram, figurando entre as 100 melhores do país, sendo elas a 1ª VT de Ji-Paraná (18º lugar), VT de Pimenta Bueno (33º lugar), VT de Rolim de Moura (56º lugar), VT de Guajará-Mirim (79º lugar) e a VT de Jaru (95º lugar).

Confira o ranking geral do IGest clicando aqui.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA