RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

Só o fato de ter uma mulher como candidata já é um avanço. Não duvidem nunca das mulheres!

Acabou o “Clube do Bolinha”, onde mulher não entra. Com a candidatura da vereadora Janaína Furtado (REDE-TARAUACÁ) ao governo, quebrou-se o ciclo de só haver candidaturas masculinas disputando o cargo. Janaína (foto) é uma combativa mulher nascida nas barrancas do Rio Muru e tem se destacado nas lutas sociais, no município de Tarauacá.

Publicados

Crica

Janaina Furtado decreta o fim do “clube do bolinha”

Acabou o “Clube do Bolinha”, onde mulher não entra. Com a candidatura da vereadora Janaína Furtado (REDE-TARAUACÁ) ao governo, quebrou-se o ciclo de só haver candidaturas masculinas disputando o cargo. Janaína (foto) é uma combativa mulher nascida nas barrancas do Rio Muru e tem se destacado nas lutas sociais, no município de Tarauacá. Era até estranho para o público feminino, maioria no eleitorado acreano, não ter uma mulher disputando a vaga mais alta do Executivo. O seu adversário maior não é sua imagem, seu currículo, mas o fato de fazer a disputa por um partido pequeno, sem estrutura nos municípios e pouco tempo de televisão. Mas só o fato de ter uma mulher como candidata já é um avanço. Não duvidem nunca das mulheres!. Vocês não sabem do que elas são capazes! Registro como uma boa nova.

PROFISSIONAL COMPETENTE

A jornalista Andréia Forneck deixou a PMRB dando conta do recado. É responsável por forjar a imagem do Marcus Alexandre do gestor madrugador e trabalhador, uma espécie do genro perfeito. Teve uma relação aberta e franca com todos os setores da imprensa e isso a ajudou.

NOVO DESAFIO

O seu novo desafio na campanha do candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), será mostrar para a opinião pública que não será a continuidade do falido projeto da florestania.

SOCORRO CAMELO

A nova Assessora de Imprensa da PMRB, jornalista Socorro Camelo, foi minha colega de redação em jornais da cidade, sempre se pautou pela seriedade, bom texto, sabe que terá muito trabalho na defesa da prefeita Socorro Nery, por o ano ser eleitoral. Sucesso!

FALADEIRA NA JUSTIÇA

Denunciada pela PGR, a senadora faladeira e dona da verdade, Gleisi Hoffmann, presidente do PT poderá se tornar ré, o que deixará o seu partido ainda mais fragilizado na disputa eleitoral.

CANALHICE EXPLÍCITA

Não votei na chapa do Temer, mas endosso sua ida até onde aconteceu o incêndio em São Paulo. Canalhice se cobrar dele, que mal sentou na cadeira, uma política habitacional. Não se fala nos movimentos canalhas que cobravam 400 reais de cada morador de um prédio público invadido. Quanta hipocrisia! Nada mais hipócrita que uma esquerda rancorosa.

VERSÃO OFICIAL

Registro a versão do Porta-Voz do governo, jornalista Leonildo Rosas, de que não está havendo rapa nos celulares dos assessores do governo para contenção de despesas. E que a medida foi tomada em 2012. Como a fonte não me autorizou por o seu nome, fico com a versão oficial.

QUADRO MAIS FORTE

A chapa da oposição a deputado federal é muito forte. Com a candidatura do Dr. Edson (PMN), ficou mais forte ainda e quem quiser conseguir uma vaga pense em torno de 15 mil votos.

NEM TANTO AO MAR

Leia Também:  Coluna do Crica

A oposição precisa focar o seu discurso em atos negativos específicos do governo. Não pode simplesmente dizer que nada foi feito na Educação. Tem o programa “Quero Ler” com mais de 50 mil alfabetizados, escolas foram construídas, ampliadas, salas de aula climatizadas. Nem tanto à terra e nem tanto ao mar. Oposição tem de ser dura, mas sem generalizar.

ELEFANTE BRANCO

O deputado Jairo Carvalho (PSD) diz que a AGEACRE – cabide de emprego do governo – e que só vive de multar taxistas, estará com seus dias contados, caso a oposição chegue ao poder. Não deveria ter sido criada. É mais um dos elefantes brancos que inchou a máquina estatal.

A QUE PONTO SE CHEGOU

A população cansou de esperar e está tapando os buracos nas ruas de Cruzeiro do Sul. A que ponto se chegou, na administração do prefeito Ilderlei Cordeiro! O ex-prefeito Vagner Sales, hoje seu adversário, deve estar rindo desta bagaça. Aliás, ri sem razão, foi o seu criador.

INFORMAÇÃO PARA CHECAR

A informação que chega é que a EMURB vai usinar o seu material asfáltico na empresa. Fala-se que, que isso encarecerá o processo em torno de 20%, de que se fosse feito na iniciativa privada. É umdao para a prefeita Socorro Nery checar a veracidade.

NÃO É ISSO QUE A ELEGERÁ

A “Marcha contra o Crack”, promovida pela ex-deputada federal Antonia Lúcia, é meritória por despertar a população e autoridades para o problema. Mas em termos de ajuda para a sua campanha a Federal o reflexo é zero. Ela que trate de fazer uma campanha profissional.

MAIS AZEITADAS

Dos ex-secretários estaduais, os dois que estão com as campanhas mais azeitadas para deputado estadual são o Gemil Junior e o Pedro Longo. Possuem as maiores estruturas.

ESTÁ NO JOGO

O ex-deputado Chico Viga (PHS) entrou no jogo para deputado estadual com o apoio de dois vereadores, o Juruna (PHS) e o Raimundo Neném (PHS). Fora isso tem a sua base eleitoral.

PUXADORES DE VOTOS

Manuel Marcos (PRB) e Jarbas Soster (PHS) serão os grandes puxadores de votos da chapinha dos nanicos da FPA. A chapa faz um Federal garantido e brigará na sobra pela segunda vaga.

VOTO PULVERIZADO

A eleição deste ano para deputado federal tem um componente novo, o de ter bem mais candidatos que na última eleição, o que leva a crer que não se verá votação estourada. Quem pensar em 60 mil, 50 mil, 45 mil votos, pode ir enrolando a bandeira que será difícil chegar nestes tetos.

NÃO TEM ESPAÇO

Não teve antes e não terá durante a campanha espaço nesta coluna para fatos falsos criados para prejudicar os candidatos, principalmente, os que disputam o governo. O espaço será aberto a todos, mas com a ressalva de que não haverá guarida para a ofensa moral. Jamais!

Leia Também:  É uma mentira deslavada que a prefeita Socorro Neri tenha aumentado o número de cargos comissionados na prefeitura de Rio Branco

BATALHA DOS NÚMEROS

Um fato paralelo a toda a eleição é a batalha de informação entre as assessorias dos candidatos majoritários. E cada assessor divulgando que reuniu multidões. Eu tenho muito cuidado com estes números, quase sempre superfaturados para alavancar a imagem da candidatura para quem o assessor trabalha. Prefiro trabalhar com informação neutra.

VOTOS DOS GROTÕES

A candidata a deputada federal, Charlene Lima, está correndo em busca de votos. Recentemente esteve em Santa Rosa montando parcerias e participou até como jurada de um concurso de Miss. A estratégia é válida, por ser candidata nova, tem que se fazer conhecida.

SEM DÚVIDA ALGUMA

Não me chegou ainda nenhuma denúncia formal de pressão dentro no DETRAN para obrigar os servidores a votar no candidato a deputado estadual, Pedro Longo, mas se chegar, aviso que publico. Dele ou de qualquer outro.

PUXADOR EE VOTOS

Um dos mais ativos e inflamados coordenadores da candidatura do Márcio Bittar (MDB) ao Senado é o ex-prefeito Mauri Sérgio, da cúpula regional do MDB. É o seu puxador de votos.

SILÊNCIO TUMULAR

Depois que o candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), se posicionou a favor do “Estatuto da Família”, os petistas que vinham fazendo uma algazarra contra a oposição fecharam a boca. Como se diz no popular: “ficaram pianinho!”. Não falaram mais do assunto.

VELHO DITADO
Pimenta no rabo dos outros é refresco. A condenação só vale para a oposição? Muito gozado!

COMO É QUE PODE?

Como é que o combate à criminalidade pode dar certo, no Jordão? Existe um Policial Civil.

GUERRA DA SÍRIA

O deputado Jairo Carvalho (PSD) narra que ao entrar no setor de ortopedia do Pronto Socorro teve a impressão que estava na guerra da Síria, em meio a escombros e pacientes jogados. Com a palavra, o secretário de Saúde, Rui Arruda, para confirmar ou não a denúncia formulada. Quem cala, consente.

MAIOR ABANDONADO

O deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS) reclamou que os servidores do PRÓ-SAÚDE se sentiram abandonados pelo governo e ALEAC na defesa do seu projeto, no julgamento da inconstitucionalidade, no Tribunal de Justiça. “Não tivemos direito à defesa”, protestou.

BR-364

Recebo postagem do Superintendente do DNIT, Thiago Caetano, de que o trecho do Rio Liberdade- Tarauacá, na BR-364, que tanta critica vem recebendo pelo péssimo estado em boa parte do trecho, deverá sofrer uma ação do órgão já a partir deste mês. O Thiago é o tipo do burocrata que deu certo. Nunca deixa de dar uma resposta ante uma crítica e não se limita a ficar no gabinete. Fez uma coisa certa: separou o ativismo político da sua profissão. Em alguns momentos vestia mais a camisa de cão eleitoral do Gladson Cameli, que da sua instituição.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  É uma mentira deslavada que a prefeita Socorro Neri tenha aumentado o número de cargos comissionados na prefeitura de Rio Branco

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA