RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Política

Maria Auxiliadora: uma vice ativa na gestão da prefeitura de Xapuri

O PSB está construindo uma tradição de ter mulheres dinâmicas na política acreana.

Publicados

Política

O PSB está construindo uma tradição de ter mulheres dinâmicas na política acreana.

Algumas delas têm se destacado como a Socorro Nery (PSB), que recentemente assumiu a prefeitura de Rio Branco, e as vices Angela Valente (PSB) de Mâncio Lima e Maria Auxiliadora (PSB) de Xapuri, que desempenham papéis importantes nas respectivas gestões municipais. Elas estão mostrando na prática que o papel de uma vice não é meramente decorativo.  

Maria Auxiliadora, esposa do deputado estadual Manoel Moraes, além de vice, coordena duas secretarias municipais em Xapuri, da saúde e da assistência social. Ela avalia a importância das mulheres na política acreana.

“A mulher está mais atenta à política e as nossas filiadas do PSB acreditam que podem contribuir para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado e dos nossos municípios. O PSB tem dado um espaço importante para as mulheres que não têm decepcionado quando chegam às gestões. Temos atualmente 51% do nosso eleitorado feminino e é preciso que cada uma de nós aproveite a oportunidade quando elas aparecem para mostrarmos a nossa eficiência. Por outro lado, os homens precisam entender que não queremos o espaço deles. Mas é preciso que as próprias mulheres acreditem uma nas outras para aumentarmos a nossa participação política no Acre” diz Maria.

Uma vice próxima da população

Maria Auxiliadora assumiu uma postura de estar presente junto às comunidades do município e não se limitar a assumir a prefeitura quando o prefeito Bira Vasconcelos (PT) viaja.

“Quando entrei na política eu já tinha noção de que teria que fazer a minha parte com empenho e dedicação. Meu exemplo é o do deputado estadual Manoel Moraes (PSB), meu esposo, que é um político atuante, diria até, que é um político diferente. Ele atua muito além da ALEAC. Acredito que os deputados que se restringem a ficar apenas no parlamento caem num lugar comum. A sociedade quer disponibilidade dos seus representantes e é assim que nós atuamos, próximos das pessoas,” afirmou.

Leia Também:  Ver. Portela desmente Prefeito André Hassem por não falar a verdade

A vice de Xapuri conseguiu romper a limitação de ser apenas uma figura decorativa na prefeitura.

“Em Xapuri se dizia que vice não trabalhava. Mas o Manoel sempre me disse que temos fazer a nossa parte em qualquer lugar que estivermos, principalmente, quando somos colocadas ali pelo povo. Temos que prestar esse serviço à população. Procuro me colocar o tempo todo disponível para atender as pessoas. Na campanha dissemos que jamais colocaríamos um muro na nossa casa. Porque a maioria dos políticos depois de eleitos se isolam, mas a nossa casa está sempre aberta para quem chega a qualquer hora,” destacou.

Maria Auxiliadora revela que acaba servindo de ponte tanto para resolver problemas de âmbito municipal quanto estadual.

“As pessoas têm acesso a mim. Na ausência do deputado estadual Manoel Moraes as pessoas de Xapuri me veem como uma ponte. E dentro da prefeitura faço a mesma coisa. Muita gente antes de chegar no prefeito chega primeiro a mim. Quando reclamam das coisas da cidade vou até os secretários ou ao prefeito para ajudar a resolver os problemas que surgem. Isso tem ajudado muito Xapuri. As pessoas descobriram que o político precisa estar no meio delas. Não pode ser como Copa do Mundo que só aparece de quatro em quatro anos,” salientou.

Saúde e assistência social

Com duas secretarias sob a sua coordenação política, Maria Auxiliadora, tem ajudado a criar programas que beneficiem a população de Xapuri.

“O nosso secretário de saúde, André Miranda, já recebeu avaliações como um dos melhores do Acre. Essa credibilidade vem do trabalho da nossa equipe. O André sempre debate comigo e o Manoel Moraes quando vai realizar uma ação na saúde. Quando possível fazemos a parceria com o Estado. O resultado é que apesar da crise estamos garantindo o melhor atendimento de saúde do Alto Acre. Os nossos atendimentos itinerantes tem contado com grande quantidade de médicos e especialistas. Recentemente conseguimos atender uma verdadeira multidão de pessoas no município,” comemorou.

Leia Também:  Presidente da Aleac lidera Audiência Pública em Cruzeiro do Sul para impulsionar o desenvolvimento econômico do Juruá

Em relação a assistência social, Maria Auxiliadora, destaca que o foco principal do trabalho é a vulnerabilidade social das crianças, de jovens e das famílias.

“A gente cuida da mãe, das crianças e dos jovens. Tentamos fazer um trabalho de conscientização. Recentemente conseguimos trazer um curso da mulher empreendedora para Xapuri. Estamos empenhados em trazer cursos de capacitação para mães e filhos para que as famílias tenham a oportunidade de melhorarem a qualidade de vida,” salientou.  

Sonho político

Apesar da popularidade em Xapuri, Maria Auxiliadora, não projeta planos para alçançar novos cargos na política.

“Não sonho com futuro político. Meu objetivo é onde estiver procurar fazer o melhor. Mas já que estou na política procuro fazer tudo bem feito. O futuro está nas mãos de Deus e quem decide é o povo. Não quero que digam que tive a oportunidade de fazer e não fiz. Não penso em cargos. No momento o meu objetivo maior é ajudar o deputado Manoel Moraes e a gestão do prefeito Bira Vasconcelos,” finalizou.   

Telejornal 3 de Julho 6ª Edição

Veja no Vídeo: Bomba em Epitaciolândia na administração de Tião Flores com protesto. Estupro em Assis Brasil, acidente na estrada do Pacifico, inauguração do setor de cadastro de Brasileia, cerca de 6000 títulos eleitorais cancelados no Fórum da 6ª zona e outros não perca, curta a nossa página e se inscreva no nosso canal do YouTube.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Política

Ao votar favorável a projeto do TJAC, deputado Edvaldo Magalhães defende reajuste para todos os servidores do Estado

Publicados

em

Deputado Edvaldo Magalhães  – Foto: Assessoria

Ao votar favorável ao projeto de reajuste de 4,62% para os servidores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), nesta quarta-feira (24), o deputado estadual Edvaldo Magalhães defendeu que o reajuste das perdas inflacionárias também seja estendido a outras categorias de trabalhadores, por parte do Poder Executivo, além da revisão dos planos de cargos, carreiras e remunerações, da Educação e Saúde, por exemplo.

Ao discutir a matéria nas Comissões de Constituição e Justiça, de Serviço Público e de Orçamento e Finanças, Edvaldo Magalhães disse que é preciso avançar no debate, sob pena da Assembleia conviver com a narrativa de que umas categorias podem mais que outras.

“Nós temos uma pendência grande no tocante à Educação, que diz respeito ao piso nacional do magistério reajustado já partir do início desse ano e nós temos a discussão da famosa tabela salarial. Nós temos uma pendência com relação aos trabalhadores da Saúde, que é a sua velha, antiga e necessária bandeira, que é a construção do seu PCCR. O sistema de Segurança Pública, inclusive, amanhã, estará presente com as diversas categorias que integram a Segurança Pública: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Iapen, ISE, Polícia Penal. Todas essas categorias com discussão e pautas específicas. Nós vamos precisar avançar nisso. Vai ficar esquisito para o conjunto dos servidores públicos, porque uns podem e outros não. Essa vai ser a discussão que vai ficar permanentemente frequentando o plenário da nossa Casa. Faço essas observações”, afirmou.

Leia Também:  Campeonato de Férias tem quatro jogos neste fim de semana na capital

A respeito do projeto, o parlamentar parabenizou o Tribunal de Justiça por estar repondo as perdas salariais anualmente, mantendo uma constância. “A observação que gostaria de fazer é parabenizar o Tribunal de Justiça por estar mantendo com a constância necessária o reajuste e a reposição das perdas dos seus servidores. No ano passado, houve um reajuste geral de 10%. Portanto, um percentual acima da inflação do ano anterior, repondo perdas de anos anteriores, não é um aumente real, mas é uma reposição de perdas. E agora vamos apreciar uma reposição de 4,62%, repondo os índices do ano passado. Isso está ocorrendo após essa Casa, lá atrás, ter feito um aumento dos percentuais dos poderes. E muito importante o papel que a Assembleia cumpriu”, finalizou Edvaldo Magalhães.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA