O PSB está construindo uma tradição de ter mulheres dinâmicas na política acreana.

Algumas delas têm se destacado como a Socorro Nery (PSB), que recentemente assumiu a prefeitura de Rio Branco, e as vices Angela Valente (PSB) de Mâncio Lima e Maria Auxiliadora (PSB) de Xapuri, que desempenham papéis importantes nas respectivas gestões municipais. Elas estão mostrando na prática que o papel de uma vice não é meramente decorativo.  

Maria Auxiliadora, esposa do deputado estadual Manoel Moraes, além de vice, coordena duas secretarias municipais em Xapuri, da saúde e da assistência social. Ela avalia a importância das mulheres na política acreana.

“A mulher está mais atenta à política e as nossas filiadas do PSB acreditam que podem contribuir para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado e dos nossos municípios. O PSB tem dado um espaço importante para as mulheres que não têm decepcionado quando chegam às gestões. Temos atualmente 51% do nosso eleitorado feminino e é preciso que cada uma de nós aproveite a oportunidade quando elas aparecem para mostrarmos a nossa eficiência. Por outro lado, os homens precisam entender que não queremos o espaço deles. Mas é preciso que as próprias mulheres acreditem uma nas outras para aumentarmos a nossa participação política no Acre” diz Maria.

Uma vice próxima da população

Maria Auxiliadora assumiu uma postura de estar presente junto às comunidades do município e não se limitar a assumir a prefeitura quando o prefeito Bira Vasconcelos (PT) viaja.

“Quando entrei na política eu já tinha noção de que teria que fazer a minha parte com empenho e dedicação. Meu exemplo é o do deputado estadual Manoel Moraes (PSB), meu esposo, que é um político atuante, diria até, que é um político diferente. Ele atua muito além da ALEAC. Acredito que os deputados que se restringem a ficar apenas no parlamento caem num lugar comum. A sociedade quer disponibilidade dos seus representantes e é assim que nós atuamos, próximos das pessoas,” afirmou.

A vice de Xapuri conseguiu romper a limitação de ser apenas uma figura decorativa na prefeitura.

“Em Xapuri se dizia que vice não trabalhava. Mas o Manoel sempre me disse que temos fazer a nossa parte em qualquer lugar que estivermos, principalmente, quando somos colocadas ali pelo povo. Temos que prestar esse serviço à população. Procuro me colocar o tempo todo disponível para atender as pessoas. Na campanha dissemos que jamais colocaríamos um muro na nossa casa. Porque a maioria dos políticos depois de eleitos se isolam, mas a nossa casa está sempre aberta para quem chega a qualquer hora,” destacou.

Maria Auxiliadora revela que acaba servindo de ponte tanto para resolver problemas de âmbito municipal quanto estadual.

“As pessoas têm acesso a mim. Na ausência do deputado estadual Manoel Moraes as pessoas de Xapuri me veem como uma ponte. E dentro da prefeitura faço a mesma coisa. Muita gente antes de chegar no prefeito chega primeiro a mim. Quando reclamam das coisas da cidade vou até os secretários ou ao prefeito para ajudar a resolver os problemas que surgem. Isso tem ajudado muito Xapuri. As pessoas descobriram que o político precisa estar no meio delas. Não pode ser como Copa do Mundo que só aparece de quatro em quatro anos,” salientou.

Saúde e assistência social

Com duas secretarias sob a sua coordenação política, Maria Auxiliadora, tem ajudado a criar programas que beneficiem a população de Xapuri.

“O nosso secretário de saúde, André Miranda, já recebeu avaliações como um dos melhores do Acre. Essa credibilidade vem do trabalho da nossa equipe. O André sempre debate comigo e o Manoel Moraes quando vai realizar uma ação na saúde. Quando possível fazemos a parceria com o Estado. O resultado é que apesar da crise estamos garantindo o melhor atendimento de saúde do Alto Acre. Os nossos atendimentos itinerantes tem contado com grande quantidade de médicos e especialistas. Recentemente conseguimos atender uma verdadeira multidão de pessoas no município,” comemorou.

Em relação a assistência social, Maria Auxiliadora, destaca que o foco principal do trabalho é a vulnerabilidade social das crianças, de jovens e das famílias.

“A gente cuida da mãe, das crianças e dos jovens. Tentamos fazer um trabalho de conscientização. Recentemente conseguimos trazer um curso da mulher empreendedora para Xapuri. Estamos empenhados em trazer cursos de capacitação para mães e filhos para que as famílias tenham a oportunidade de melhorarem a qualidade de vida,” salientou.  

Sonho político

Apesar da popularidade em Xapuri, Maria Auxiliadora, não projeta planos para alçançar novos cargos na política.

“Não sonho com futuro político. Meu objetivo é onde estiver procurar fazer o melhor. Mas já que estou na política procuro fazer tudo bem feito. O futuro está nas mãos de Deus e quem decide é o povo. Não quero que digam que tive a oportunidade de fazer e não fiz. Não penso em cargos. No momento o meu objetivo maior é ajudar o deputado Manoel Moraes e a gestão do prefeito Bira Vasconcelos,” finalizou.   

Telejornal 3 de Julho 6ª Edição

Veja no Vídeo: Bomba em Epitaciolândia na administração de Tião Flores com protesto. Estupro em Assis Brasil, acidente na estrada do Pacifico, inauguração do setor de cadastro de Brasileia, cerca de 6000 títulos eleitorais cancelados no Fórum da 6ª zona e outros não perca, curta a nossa página e se inscreva no nosso canal do YouTube.