A Câmara Municipal de Brasiléia realizou na manhã desta terça-feira a décima Primeira Sessão Ordinária do Segundo ano Legislativo da 14º Legislatura.

Com a presença dos vereadores: Charbel Reis Saad (PP), Edu Queiroz (PT), Francisco Valadares Neto (MDB), Joelson Pontes (PP), Zé Gabriele (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rogério Pontes (MDB), Rosildo Rodrigues (PT), Rozevete Honorato (PSB), Marquinhos Tibúrcio (PSDB) e Sabá Moraes (PT).

Com a palavra Vereador Edu Queiroz (PT), no uso de suas atribuições, fez reivindicação para recuperação do ramal Km seis, que fica na entrada do kairala, que tem como referência a propriedade do Alberto Vieira, que a Prefeita Fernanda Hassem possa estar providenciando a recuperação desse ramal, que fica próximo à cidade de Brasiléia. O Parlamentar a título de indicação solicitou a Prefeita Fernanda Hassem que ela possa deferir outra indicação a respeito de uma banda de musica que crie forme essa banda de música por adolescentes e jovens dos bairros da cidade, projeto esse que já foi tentado pelo saudoso ex- prefeito Valdemir Carlos Barroso aqui no município de Brasiléia, para tocar nos períodos festivos como o 3 de julho, 7 de setembro e entre outros eventos que acontece aqui em Brasiléia. O Parlamentar disse que esteve na abertura do campeonato de futsal de Brasiléia e na oportunidade parabenizou a prefeita Fernanda Hassem pela realização do evento e pelo post do evento que foi realizado e pelos investimentos que a prefeitura está fazendo na área de esportes contemplando a juventude na área de futsal. O Vereador Edu Queiroz, fez outra referência no uso da tribuna, referente aos investimentos nas escolas, que estão sendo feito, como os bebedouros, televisores, impressoras e outros, a Prefeita Fernanda Hassem e dentre outros tem dado atenção também neste sentindo, tendo cuidado e comprometimento com a educação estudantil, atendendo a necessidade na medida do possível da comunidade.

Com a palavra Francisco Valadares Neto (MDB), no uso de suas atribuições, informou está preocupada com a segurança pública da comunidade do município de Brasiléia. O Parlamentar disse que foi procurado pelos alunos da escola KJK, escola tempo integral, os alunos reclamaram a ele, dizendo que a escola esta tendo frequência direta de policiais, alunos passando por constrangimento dentro de sala de aula, a ponto de ficar direto dentro da sala de aula sem poder sair pra nada, tendo aula apenas curriculares e nenhuma atividades esportivas ou outra forma de se desenvolver  a educação desses alunos e aprendizagem, sabendo desse ocorrido o parlamentar de imediato expediu um oficio solicitando providência do órgão competente da secretária Estadual da Educação, para saber realmente o que está acontecendo nessa escola KJK e no que diz a respeito a essa escola tempo integral, segundo o parlamentar é necessário dá ensino aos alunos e não se deve tratar os alunos de uma forma generalizada. O Parlamentar fez uma indicação verbal, mais será convertida essa indicação, pediu que fosse expedido um oficio para o setor competente no que diz respeito à iluminação da ponte Wilson Pinheiro, ponte essa de muito acesso, principalmente pelos estudantes.

Com a palavra Joelson Pontes (MDB), no uso de suas atribuições, fez suas indicações, o vereador Joelson Pontes disse que compareceu a Defensoria Pública, afirmando que a população de Brasileia estão sem defensor público, mesmo sem defensor público a assistente, assessora da defensoria, fica toda segunda- feira, terça- feria e quarta-feira atendendo, colhendo informações, documentos, como pensão alimentícia e outros, encaminha pra para a Capital de Rio Branco, o parlamentar fez apelo a tribuna da câmara de Brasileia e a defensoria pública que disponibilize urgentemente um Defensor Público para a cidade de Brasiléia. O Parlamentar esteve pessoalmente no  Km 52 ramal do campo verde e também foi até a escola , para ver como se encontrava a situação do ramal e da escola, através dessa visita o vereador Joelson Pontes fez a solicitação um apelo para que as autoridades competentes tomem as devidas providencias necessárias para que arrumem a entrada do ramal 52 que se encontra problemático, inclusive segundo o parlamentar , o secretário de obras Carlinhos, disponibilizou agora no início do inverno até a entrada da mata, o trator de esteira para poder a drenagem da saída de água, mais ressaltando que o eixo principal é o ramal 52. A outra indicação é que seja feita a reforma das escolas Campo Verde e Luiza Alves. Na oportunidade o vereador Joelso, ouviu os relatos dos moradores, a senhora Fabíola moradora da comunidade, fez um apelo ao senhor vereador, que procure o secretário de educação, através do coordenador de transporte para que possa providenciar um caminhão para levar as crianças até a escola.

 Com a palavra Zé Gabriele (PSB), no uso de suas atribuições, falou sobre as visitas que o mesmo realizou, onde no fim de semana esteve na comunidade do ramal 59, a população reclamou das obras que foram iniciadas, porém não concluídas, o vereador Zé Gabriele fez indicação solicitando que a secretaria de obras, venha retornar ao ramal para poder terminar de concluir o trabalho. A outra indicação foi a respeito da Rua José Maria de Souza, foi solicitado que a prefeitura venha fazer um tapa buraco o quanto antes.

Com a palavra Marquinhos Tibúrcio ((PSDB), no uso de suas atribuições, pediu que a secretaria de obras viesse estar fazendo realmente uma limpeza no bairro Alberto Castro e na frente da unidade da saúde que se encontra em estado precário e necessita de uns tapa buracos. O Parlamentar solicitou  a secretaria de obras que venha da continuidade no ramal Maria Nazaré, que já foi feito um melhoramento bom, mas e preciso que de continuidade ate o final do ramal, ate a onde vai o ônibus escolar. Na oportunidade o Vereador Marquinho Tibúrcio, fez uma indicação ao Governo de Estado que ajude à população do município de Brasiléia com a melhoria do Hospital, até que saia o novo hospital que ainda não foram entregue, o atual hospital não oferece mais condições necessárias para a população, estão ficando a mercê por falta de medicamentos, aparelhos e outros recursos para a saúde e o bem estar da população. A outra indicação foi para  a secretaria de agricultura, solicitando informações sobre o paradeiro da PC e o que ela esta fazendo, disse que tem que ser feito um cronograma para que essa PC, possa estar atendendo em geral a população aqui do município de Brasiléia. Solicitou também melhoras no ramal da Eletra.

Com a palavra Rogério Pontes (MDB), no uso de suas atribuições, parabenizou a realização do evento que aconteceu no domingo pelo vereador Saba Moraes, comemorando o aniversário da sogra Clotilde a onde pode comemorar e contar com a presença dos familiares e amigos, mais uma primavera da sua sogra. Na oportunidade o presidente Rogério pontes  parabenizou  a equipe da secretaria de obras ,disse que eles estão de parabéns pela recuperação do ramal 7. Agradeceu de coração o empenho da equipe da prefeitura, da secretaria de obras, que vem promovendo grandes trabalhos aqui no município de Brasiléia. O Parlamentar informou que terá que passar por uma pequena cirurgia (cateterismo), no hospital santa Juliana, e ficara afastado por 15 dias do poder legislativo, mas o vice – presidente Rozevete ficará em seu lugar responsável pelos trabalhos da casa, o presidente Rogério Pontes informou que em breve estará de volta para poder lutar pela melhoria em pró da população do município de Brasiléia.

Com a palavra Rosildo Rodrigues (PT), no uso de suas atribuições, pediu para que a secretaria de obras faça o reparo no ramal Paraíso, ramal esse que esta tendo muita dificuldade de aceso, até de moto esta complicado de trafegar pelo ramal. O Parlamentar esteve em Rio Branco capital do ACRE, a onde pode conversar com o diretor  do INTERACRE a respeito da regularização fundiária, na oportunidade  o Parlamentar fez um pedido , que venha ser feito uma audiência pública para tratar a respeito de assunto de extrema importância para a população .

Com a palavra Rozevete Honorato (PSB), no uso de suas atribuições agradeceu a Deus pelo fato de estar bem e com saúde, mesmo depois de ter pego uma forte gripe. O Parlamentar fez a indicação para que seja feita um melhoramento no ramal pega fogo e o ramal paraíso, que se encontra totalmente intrafegável e que essa indicação seja encaminhada as autoridades competentes do município de Brasiléia.