RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

Coluna do Crica

A candidata a presidência Marina Silva (REDE) é uma prova de que santo de casa não faz milagre. Nas vezes que disputou a presidência perdeu no Acre. E as pesquisas estão mostrando que tende a sofrer nova derrota no Estado onde nasceu. A Marina (foto) tem entre os seus problemas sérios a limitação de um discurso que não evoluiu.

Publicados

Crica

Velho problema da Marina

A candidata a presidência Marina Silva (REDE) é uma prova de que santo de casa não faz milagre. Nas vezes que disputou a presidência perdeu no Acre. E as pesquisas estão mostrando que tende a sofrer nova derrota no Estado onde nasceu. A Marina (foto) tem entre os seus problemas sérios a limitação de um discurso que não evoluiu. O fato de não ter conseguido alianças, lhe deixará com pouco tempo de televisão e sem falar que o Fundo Partidário da REDE é pequeno em relação aos dos partidos tradicionais. Sem ter como expandir a sua campanha no horário gratuito do rádio e televisão, a tendência natural é bater num teto abaixo do necessário para se eleger presidente. Isso também prejudica o seu candidato ao Senado, Minoru Kinpara (REDE), que em que pese ser um excelente nome terá que se ater com um partido que não tem estrutura em todos os municípios. E precisaria para se projetar.

VOTO CONTRA

 Um voto contra é certo o projeto de criação do “Dia do Gay”, em tramitação na ALEAC: o do deputado e Pastor Jairo Carvalho (PSD). Outro é o do deputado Jonas Lima (PT).

NÃO DEMORA

Não vai demorar teremos o ferido do “Dia dos Espíritas”, do “Dia dos Mulçumanos”, “Dia dos Ateus” e por ai adiante. Abriram a porteira de feriados e não tem mais agora como fechar

DEUSA DO LGBT

Depois de trombar com a comunidade evangélica por causa do “Estatuto da Família”, a deputada Eliane Sinhasique (MDB) amplia o confronto, com a proposta de fazer do dia 17 de maio uma data gay, para ser um dia de luta contra a homofobia. Deputados evangélicos são contra. Nas redes sociais recebe uma corrente de críticas do meio evangélico por sua postura.

FOGO DE MONTURO

Este tipo de proposta corporativa cresceu na ALEAC como fogo de monturo. Primeiro criaram o “Dia do Evangélico” e o “Dia do Católico”, dois feriados sem pé e nem cabeça. Vem agora o “Dia do Gay”. O respeito a uma religião ou a uma conduta sexual não precisa de um dia fixo.

ALERTA PERIGOSO

O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) fez ontem um alerta que merece uma reflexão. Estariam inviabilizando o trabalho das irmãs religiosas que gerem o “Hospital do Juruá”, atrasando os repasses, o que leva à falta de medicamentos, para colocar um grupo do PT no comando.

Leia Também:  Coluna do Crica

MATÉRIA COM RESSALVA

Faço o comentário com ressalva, por não ter dados, mas no momento em que a secretaria de Saúde não paga a ordem religiosa, esta fica sem condições de comprar medicamentos, o atendimento que era de excelência passa a ser o trivial, e o “Hospital do Juruá” só definha.

FAZENDO UM ESTRAGO

O militante político “Dedé da Baixada” está fazendo um estrago na imagem da prefeitura de Rio Branco, ao fazer postagens sobre ruas em completo abandono na “Baixada da Sobral”.

PP NA PAREDE

Candidatos pelo MDB acreditam que na hora certa o presidente do MDB, deputado federal Flaviano Melo, dará um chega para lá na direção do PP, o obrigando a fazer uma coligação para deputado estadual. O MDB não desiste em ter buchas de canhão em todas as campanhas.

MÃO NA RODA PARA O MDB

Uma aliança do PP com o MDB para estadual seria uma mão na roda para os emedebistas, mas o mesmo não se pode dizer dos candidatos do PP, que seriam os grandes prejudicados.

CABEÇAS RODANDO

O Pastor Agostinho Gonçalves não tem mais o mesmo prestígio na PMRB. Cabeças do seu grupo começaram a ser decapitadas. É a informação que chega. Ele não se pronunciou.

MOSTRADO COMO CONQUISTA

Nas reuniões que vem tendo com a comunidade evangélica em Cruzeiro do Sul, o candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT), vem reiterando que “aceitar Jesus” foi um feito na sua vida.

ENGROSSOU A VOZ

O candidato ao governo, Coronel Ulisses Araújo, tem engrossado o tom de críticas ao governo  para desconstruir a onda de adversários de ser o “Plano B” dos petistas.

TRABALHO DE 30 ANOS

O deputado Lourival Marques (PT) descarta validade no fogo amigo de ser privilegiado pelo governo na área da produção agrícola. “São 30 anos de trabalho no setor”, justifica.

PRESENTE DE GREGO

O próximo governador receberá um presente de grego da atual administração estadual. O “Canal de Rodrigues Alves”, iniciado em 2010, teve sua conclusão esticada para 2019.

DOIS DEPUTADOS

O presidente do PDT, deputado Luiz Tchê, tem como meta eleger um deputado federal e dois deputados estaduais. Logicamente, entre os estaduais deverá estar ele, por ter estrutura.

TEM PREFEITO?

Os moradores da zona rural de Xapuri estão abandonados pelo governo e prefeitura. As pontes da Estrada da Variante e Comunidade Maloca estão quebradas, o que impede os alunos de chegar à escola por meio de transporte. No mínimo, caminham 5 quilometros. Fala, Bira! Denúncia do deputado Antonio Pedro (DEM).

Leia Também:  Coluna do Crica

NANICOS UNIDOS

PMN-PTC-PPS-PSC estão fechados numa coligação para a Assembléia Legislativa, com a previsão dos seus dirigentes de eleger dois deputados estaduais. Contabilidade alta.

NÚMERO POSITIVO

O deputado Daniel Zen (PT) aposta na meta do governo chegar ao fim do ano zerando a cota do analfabetismo no Estado. Já chegou ao teto no programa “Quero Ler” a 52 mil alfabetizados.

ESQUEÇA ESTE FOCO

Espera-se que o formulador do Plano de Governo do candidato Marcus Alexandre, Gilberto Siqueira, esqueça esta bagaça de florestania e monte um plano que abra as portas do Acre para o agronegócio, sob pena de continuarmos a ser um estado que vive do funcionalismo. Isso se ganhar, claro!

GULA DE ANOS

O candidato ao governo, Gladson Cameli (PP), tem dito em conversas de que se ganhar a eleição não vai lotear cargos técnicos, como Fazenda, Saúde, Segurança e Educação.

NÃO TEME O ABANDONO

O deputado Gehlen Diniz (PP) lamenta, mas não acha que o fato do prefeito Mazinho Serafim (MDB) não apoiar a sua reeleição, não o impedirá de voltar à Assembléia Legislativa. Antevendo que isso aconteceria se preparou para uma disputa só com o seu grupo.

PODEM ESQUECER

Um aliado do candidato ao governo, Gladson Cameli (PP), me disse ontem que esta campanha será diferente. “Não será o candidato ao governo que financiará os candidatos proporcionais, mas os seus partidos, porque este ano existe um Fundo Partidário Milionário para isso”, avisa.

COMPARAÇÃO IDIOTA

É idiota quando se compara que temos uma Central de Transplantes de Fígado que é exemplo com a falta de insumos básicos na Saúde. Vamos nos nivelar por cima. Exigir o básico, mas reconhecer que a Central é um orgulho para o Acre e com várias vidas salvas. Sem hipocrisia!

PELO MENOS ISSO

Já que o “Arena da Floresta” padece de falta de conservação, o governo poderia baixar as taxas cobradas para seu uso, para dar mais conforto aos torcedores. Assistir jogos no “Florestão” é uma barra por não ter cadeiras. Além de não ter área de estacionamento. Temos jogos em duas séries, C e D.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Coluna do Crica

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA