RIO BRANCO
Search
Close this search box.

Crica

Coluna do Crica

O prefeito Marcus Alexandre (PT) não terá só como principal adversário na disputa pelo governo o candidato ao Senado, Gladson Cameli (PP), que representa a oposição no seu melhor momento político das duas últimas décadas, mas sim procurar um foco que o mostre como não sendo o mero continuísmo do programa de desenvolvimento sustentável, dos governos do seu partido nos últimos 20 anos, e que não gerou uma estabilidade na economia que se esperava.

Publicados

Crica

Marcus Alexandre e o baile da Ilha Fiscal do PT

O prefeito Marcus Alexandre (PT) não terá só como principal adversário na disputa pelo governo o candidato ao Senado, Gladson Cameli (PP), que representa a oposição no seu melhor momento político das duas últimas décadas, mas sim procurar um foco que o mostre como não sendo o mero continuísmo do programa de desenvolvimento sustentável, dos governos do seu partido nos últimos 20 anos, e que não gerou uma estabilidade na economia que se esperava. O dia do pagamento dos servidores do governo e prefeituras continua sendo o auge do nosso momento econômico. O maior PIB do Acre. As tentativas de buscar alternativas, ainda que bem intencionadas, como a da Fábrica de Tacos, ZPE, Indústria de Camisinhas, Peixes da Amazônia, para citar apenas estas, as que não fracassaram, trabalham no vermelho das dívidas. Para se mostrar o novo, que significa mudança no vetor econômico, terá que apresentar um projeto que não seja bisar o que está posto. Mas, não será uma tarefa fácil. Tem o PT no fundo do poço com a prisão do ex-presidente Lula, a única grande liderança nacional do partido, não dá nem para repetir o refrão de outras campanhas petistas, que no caso seria “é Lula lá, e o Marcus aqui”. Para se apresentar como uma cara nova e distante do petismo tradicional com suas bandeiras vermelhas e a estrela símbolo, ele terá de enfrentar as correntes radicais petistas, os chamados “cuecas apertadas” e “calcinhas apertadas”, que arrogantes, ainda acham que podem eleger um poste. Fez uma boa administração municipal, mas isso não estará em julgamento, a discussão será em cima do que fizeram os governos do PT no campo econômico, no Acre, cujo saldo não é positivo. O debate será torno do que o PT fez ou deixou de fazer na área estadual. Se mostrar como alguém que pode mudar o quadro, este será seu desafio. Se vier para a campanha com os velhos chavões, protagonizará o “Baile da Ilha Fiscal do PT”.

GULOSOS E FAMINTOS

Pinço da entrevista do jornalista Nelson Liano com o candidato ao governo,  Gladson Cameli (PP), um ponto que chamou atenção: quando diz que colocará em postos chaves da gestão se ganhar a eleição, nomes técnicos e acima de partidos. Seria o ideal. Mas quando se olha ao redor dos partidos que o cercam; gulosos e famintos, vejo que terá dificuldades em assim agir.

O EXEMPLO DO VICE

Um bom exemplo que só pensam no umbigo foi a guerra para a escolha do candidato a vice.

DE CAMARADA PARA CAMARADA

O DEPASA continuará sendo aparelhado pelo PCdoB. Saiu Edvaldo Magalhães (PCdoB) e entrou Moisés Diniz (PCdoB). O que significa que não haverá mudanças na estrutura do órgão.

O RESTO É COM AS URNAS

Leia Também:  senador Sérgio Petecão: Não converso sobre candidaturas a prefeito

A passagem do ex-Juiz Pedro Longo pelo comando do DETRAN ficou marcada pela moralização do órgão. Todas as denúncias foram apuradas e conseguiu dar uma capa de seriedade ao departamento, que foi tão contestado por sacanagens em outros períodos. Longo vai disputar uma vaga na Aleac como um cidadão de nome limpo e capaz. O resto agora é com as urnas.

UMA BOA ESTRATÉGIA

Não deixa de ser uma boa estratégia do candidato ao governo Gladson Cameli (PP) visitar os municípios apresentando a sua chapa completa e os dois candidatos ao Senado, para passar aos dirigentes municipais e mesmo ao eleitorado, que pela primeira vez a oposição se uniu.

BICHO NA CAPAÇÃO

O prefeito de Senador Guiomard, André Maia, tem razão de estar renitente em apoiar o candidato ao governo, Gladson Cameli (PP). Sabe que, uma vitória deste seria o seu cadafalso em 2020. O grupo antagônico do ex-prefeito James Gomes surgiria das cinzas e forte, quem ocuparia a vaga de Cameli no Senado, seria Mailza Gomes , mulher do ex-prefeito James.

CIPÓ DE AROEIRA

Em 2020, tendo Mailza Gomes como senadora, com toda a estrutura de emendas e verba de gabinete para financiar o grupo do ex-prefeito James Gomes, este terá candidato a prefeito. Não se sabe quem seria. Mas se sabe quem o adversário a ser batido: prefeito André Maia. Seria o cipó de aroeira voltando para o lombo de quem bateu. Este é o drama do André.

NÃO SOMOS UMA REPUBLIQUETA

Quando se vê a ex-presidente da Coréia do Sul saindo do tribunal condenada e algemada para ser levada à prisão, o ex-presidente do Peru foragido, são amostragens de que na democracia, no campo jurídico, ou se é condenado ou é absolvido. Foi o caso do Lula. Nada mais que isso.

NÃO SOLTO FOGUETES

Não estou entre os que festejam a prisão de alguém. Não importa o nome ou a que partido pertença. Minha formação não me permite este sadismo. Vejo a prisão do Lula como fruto da ação do Judiciário, onde teve todas as chances de defesa, não pode reclamar, e como normal. Lula é um cidadão como outro qualquer, sujeito às nossas leis, não é um Deus do Olimpo, alguém se equivocou ao dar esta interpretação divina ao ex-presidente..

CONTA DAS PAIXÕES POLÍTICAS

Os protestos contra a condenação devem ser debitados, nas contas das paixões políticas.

NA DEMOCRACIA SE RESPEITA O CONTRADITÓRIO

Não critico, por exemplo, como alguns fizeram, mesmo vendo a questão por outro prisma, o governador Tião Viana, o deputado federal Léo de Brito (PT) e o senador Jorge Viana (PT), por verem a condenação como “injusta”. É o líder deles e do partido. Divergir é da democracia.

MIRANDO NAS MORDOMIAS

Ex-deputados que disputarão a eleição deste ano pensando nas mordomias que permite um mandato na Assembléia Legislativa: Chico Viga, Walter Prado, Gilberto Diniz, Chicão Brígido, José Bestene, Vagner Sales, Élson Santiago, Eduardo Farias e Edvaldo Magalhães.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM CHANCE DE VOLTAR

Pelo menos três da lista de ex-deputados candidatos a uma vaga na ALEAC, têm boa chance de vitória, ou porque possuem estrutura para uma campanha ou por comandar partidos.

COMEÇA POR ASSIS BRASIL

O candidato ao governo, Marcus Alexandre, vai começar a sua campanha por Assis Brasil, na próxima sexta-feira. A sua meta política é fortalecer a sua candidatura na região do Alto Acre, para garantir uma fatia substancial na votação, nos municípios que o integram.

DECISÃO ACERTADA

A prefeita Socorro Nery fez a coisa certa ao pedir que a secretária de Comunicação da PMRB, Andréia Forneck, fique mais um tempo no cargo, numa espécie de transição. A boa divulgação do mandato do Marcus se deve muito ao trabalho e o bom trânsito da Andréia na imprensa.

ENTRADA DE CONSENSO

O presidente do PHS, Manoel Roque, diz que a entrada do ex-deputado Chico Viga no PHS foi fruto de consenso entre os demais candidatos, porque dará chance de eleger dois deputados

FESTA PARA MARCAR

Falando no PHS, este prepara uma festa para o lançamento da candidatura do empresário Jarbas Soster (PHS) a deputado federal que seja marcante. Quer largar mostrando força.

PERPÉTUA ALMEIDA

Nas contas que fizerem dentro da coligação PT-PCdoB-PSB, não deixem a Perpétua Almeida (PCdoB) fora da lista dos que podem se eleger pela aliança. Ela tem o que se chama de “memória eleitoral”, terá todo partido trabalhando para ela e é muito virada numa campanha.

OUTRO NOME FORTE

Como também será muito forte a candidatura do ex-deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) à ALEAC. Pode-se até não se gostar do PCdoB, vê-lo como algo jurássico, mas é bom não apostarem contra o Magalhães. Conhece os caminhos das pedras para a ALEAC.

QUEM SERIA O JUDAS?

O bom Pastor Bezerrinha comparou os candidatos da coligação que apóia o senador Gladson Cameli (PP) aos “12 Apóstolos de Jesus Cristo”. Faltou à figura do bem do Bezerrinha nominar quem seria o Judas da história. Não disse, mas dá para suspeitar quem receberá as 30 moedas.

AGORA É CAMPANHA

Lira Xapuri (PRTB), Gladson Cameli (PP), Marcus Alexandre (PT) e Coronel Ulisses Araújo (PSL) são os candidatos que vão disputar a preferência dos eleitores para governar os acreanos. Na partida dá para se notar, principalmente, pelas pesquisas até aqui realizadas, que Gladson Cameli e Marcus Alexandre começam polarizados, seja pela simpatia dos seus nomes no povão ou seja pela estrutura de suas coligações. Mas nada está ganho. Nada que impeça o crescimento das outras candidaturas. A campanha mal está começando. Façam os seus jogos.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Crica

Cabeças coroadas começam a rolar na saúde

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

Publicados

em

Por

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, revelou ontem ao BLOG DO CRICA que deu início a uma série de demissões de diretores de unidades como UPAs e setores administrativos da secretaria.

“Serão oito os que serão substituídos inicialmente, podendo chegar a mais”. Os nomes dos que sairão e dos que foram convidados para compor a equipe já foram enviados ao governador para avaliar. Ontem, em Brasiléia, em conversa com o blog, Gladson Cameli anunciou que tinha convocado uma reunião com a equipe de diretores da Saúde e determinado ao Alysson: “ou ele faz as mudanças necessárias para melhorar o sistema de saúde, ou também vai ter que sair. Não posso esperar mais, é muita cobrança”. Durante o seu discurso no ato de lançamento do programa de ramais no município, Cameli fez também muitas reclamações de que o atendimento na Saúde não é o que almejava para a população, e que quer ver mudanças rápidas. Outra medida anunciada ontem pelo secretário Alysson ao BLOG DO CRICA, foi a que formou uma comissão especial, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, que vão detectar os pontos de estrangulamento e demandas do HUERB e apresentar sugestões para melhorar o sistema. Foram duas decisões sensatas: a primeira de pedir a demissão dos diretores que não se adequaram às novas normas. E a segunda de criar uma comissão plural, para chegar a um diagnóstico sobre como melhorar o atendimento. Quando se faz no BLOG uma crítica não se torce contra, mas sempre a favor que melhore.

CHINA CONTINUA FORTE

O homem que comanda o setor financeiro da Saúde, o popular China, não será demitido como chegou a ser especulado na imprensa. Seu nome andou envolvido em suposto pedido de propina. Por nada ter sido provado, o secretário Alysson diz que o manterá no cargo.

PORTAS ABERTAS

Com a perda do deputado Neném Almeida, o SOLIDARIEDADE da deputada federal Vanda Milani (SD) abriu as suas portas para a entrada do deputado Fagner Calegário (PV).

OPOSIÇÃO ESCANGALHADA

Ontem, estive em Brasiléia, e perguntei a amigos como andava a oposição para a disputa da prefeitura. O comentário mais positivo: “escangalhada”. Bem definido. Nenhuma cara nova para ameaçar a prefeita Fernanda Hassem (PT) e com o grosso das lideranças com problemas penais. Some a isso estar a Fernanda fazendo uma boa gestão e também ser política.

AMIGUINHOS DE INFÂNCIA

O leitor se lembra da briga ferrenha do Major Rocha com o Coronel Ulisses Araújo? Pois bem, viraram amiguinhos desde a infância e aliados. Ulisses é um dos assessores mais próximos do secretário de Segurança, Paulo César, e irá coordenar o programa de vigilância da fronteira.

Leia Também:  Coluna do Crica

SEMPRE DIGO NO BLOG

Tenho avisado várias vezes alertando para que não tomem partido em brigas de políticos, porque eles acabam se acertando, e quem entrou na briga acaba dando com a cara no chão.

A VIDA É UMA RODA VIVA

Encontrei ontem com um amigo das antigas do PT, que nos últimos 20 anos ocupou cargo de confiança de destaque nos governos petistas e papeamos um pouco em meio a compras no supermercado. Disse que “a barra está dura”, teve até que se desfazer do carro e me perguntou se não sabia de algum emprego. A velha questão: cargo de confiança não é eterno.

VALE PARA OS ATUAIS

O exemplo deste meu amigo serve para os ocupantes de cargos de confiança deste governo.

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE

Empresário do setor de comunicação e gráfica me confessou que não vê como a questão da licitação da mídia do governo no valor de 5,4 milhões ser resolvida de forma definitiva, dia 15 de junho, quando sairá a decisão. Avalia que haverá recursos e a briga vai para justiça.

DEIXOU DE SER MAU PAGADOR

O Estado, que estava punido por o governo anterior ser mau pagador ao atrasar parcelas de empréstimos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, agora voltou a ser adimplente junto ao Tesouro Nacional. Ponto positivo para a equipe econômica do governo.

GUERRA ÁS MULTAS

O governador Gladson conclamou a que os produtores rurais que foram multados pelo IMAC não paguem as suas multas, porque vai anistiá-las. A ordem é licenças ambientais rápidas.

FIM DE UM PESADELO

Se a anistia vai de fato acontecer não sei, como São Tomé, prefiro esperar para ver. Mas só o anúncio de que o homem do campo não terá mais o batalhão de multadores nas suas porteiras, já é o fim de um pesadelo que era fato corriqueiro nos governos petistas.

NÃO ESCOLHE CANDIDATO

O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, disse ontem ao BLOG do CRICA, que prevê três candidaturas a prefeito fora a dele: do Chiquinho Chaves (PSD), a do PT e a dos Hassem. Mas fez a ressalva de que não escolhe candidato: “quem vier, Crica, será surrado nas urnas”.

Leia Também:  Coluna do Crica

COM A GUILHOTINA EM PONTO DE CORTE

No seu discurso de ontem em Brasíléia, o governador Gladson Cameli se mostrou angustiado com a falta de resultados na área da Saúde. Ocupou bom espaço da fala prometendo que não vai mais esperar, que não agüenta mais as cobranças, e que cabeças vão rolar no setor.

ENTROU EM HIBERNAÇÃO

Depois de tantos anúncios da sua queda do cargo, o secretário de Agricultura, Paulo Wadt, continua firme mesmo com a pressão dos políticos tucanos. Entrou em hibernação e sumiu.

NÃO TEM RECLAMAÇÃO

Se na secretaria de Saúde do Estado chove problema, o mesmo não acontece no município de Rio Branco, onde o secretário de Saúde, Otoniel, consegue fazer uma gestão afinada e com poucas reclamações. Se fosse ao contrário as críticas estariam pipocando nas redes sociais.

COMANDANTE DEMOCRÁTICO

O bom gestor sabe que o cargo não lhe pertence e que deve satisfação ao povo. Fiz críticas contra a falta de policiamento ostensivo em rondas no bairro Tropical, e recebi a seguinte resposta do Comandante da PM, Coronel Ezequiel Bino, que mostrou que democracia não se fala, se pratica: “Olá, Luis Carlos. Como grande parte dos acreanos sou leitor da sua coluna e por entender que a Polícia Militar está afinada e atenta às reclamações, sugestões, opiniões, aflições da sociedade, quero dizer que tratarei do policiamento do Tropical e entorno com a Comandante imediata da área, Maj Jokebed e logo daremos uma resposta. Obrigado pela sua manifestação. Cmt Geral da PMAC, Cel Bino”. Um exemplo para os gestores do governo.

SAIRÁ POR CIMA

Política é momento. Construindo as prometidas pontes de Brasiléia e de Xapuri, o governador Gladson Cameli ficará em alta eleitoral na região do Alto Acre, onde, por sinal foi campeão de votos. Não se analisa a política com base no imediatismo de quem mal começou o governo.

NÃO É BESTA

O governador Gladson Cameli me disse certa feita em uma entrevista que tem gente que pensa ele ser “besta”. E, não é mesmo! Tanto não é que, ele desarmou qualquer movimento no seu grupo de aliados sobre sua sucessão ao dizer que será candidato á reeleição.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

EDUCAÇÃO

CONCURSO

ESPORTE

MAIS LIDAS DA SEMANA